30 de jun. de 2010

Alunos da rede estadual podem participar de concurso internacional de desenho

Alunos da rede estadual podem participar de concurso internacional de desenho

Podem inscrever seus trabalhos, estudantes dos ciclos I e II do Ensino Fundamental com idade até 15 ano

Os alunos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental da rede estadual que têm habilidade para desenhar, podem demonstrar seu talento no "III Concurso de Desenho Toyama - 2010". A participação é aberta a estudantes com até 15 anos de idade. Os interessados têm até o dia 7 de julho para produzir seus trabalhos e entregá-los nas escolas em que estão matriculados.

Os desenhos vencedores serão expostos no Festival Infantil e no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, realizado no Japão, no qual o Estado de São Paulo participa desde 2007, realizando concursos de desenho que promovem o intercâmbio cultural entre jovens estudantes de São Paulo e da terra do sol nascente. Além do Estado de São Paulo, participam alunos da Província de Liaoning e cidade de Xangai, na China, da Província de Gangwon, na Coréia do Sul, do Território de Primor Sky, na Rússia e do Estado do Oregon, nos Estados Unidos.

Além do intercâmbio cultural entre estudantes do Brasil e do Japão, a ação tem como objetivo conhecer, valorizar e respeitar a cultura japonesa presente na constituição do povo brasileiro; contextualizar historicamente, por meio de discussões interdisciplinares, o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki e suas consequências; desenvolver a apreciação artística, estética e simbólica na produção em arte, e entender o significado cultural do Tooronagashi e Tooronagashi da paz, objeto do concurso neste ano, no Brasil.

O tema escolhido, "Tooronagashi da Paz em São Paulo/Brasil", faz alusão ao evento de tradição japonesa em que são colocadas lanternas flutuantes nas águas dos rios ou do mar para reverenciar as almas dos antepassados e entes queridos. No Japão, tradicionalmente, ocorre no Dia de Finados. Atualmente, porém, nas grandes cidades japonesas, acontece em agosto, relembrando o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki.

O tema oferece a possibilidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas focadas na atualidade que buscam a paz mundial, o desenvolvimento de princípios de estética, sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais. Para subsidiar as escolas, professores e alunos participantes do concurso, o CRE (Centro de Referência em Educação) Mário Covas, órgão da Secretaria da Educação, disponibiliza em seu portal (www.crmariocovas.sp.gov.br) o regulamento, os links, os vídeos e os formulários pertinentes ao concurso. Em caso de dúvidas, as escolas ou os alunos interessados podem escrever para o e-mail cremariocovas@fde.sp.gov.br.

Cada aluno poderá concorrer com apenas um trabalho, que deve ser individual. Os desenhos deverão ser produzidos em sala de aula, sob a orientação do professor da classe e/ou de arte, no ciclo I, e pelo professor de arte e/ou de história, no ciclo II. As obras deverão ser inéditas, sem a representação de estereótipos (cópia ou modelo pronto) e não deverão conter textos. Os professores serão os responsáveis pela autenticidade da produção.

O trabalho deverá ser confeccionado com as seguintes especificações: papel canson, layout ou cartolina; com dimensões 40 cm x 55 cm (retangular); sem margem e sem moldura; e a pintura deverá ser feita com lápis de cor, guache, aquarela, pastel, nanquim, crayon ou cera. No verso da obra deverá ser colada uma etiqueta, com informações digitadas ou em letras de forma legíveis com o nome do projeto ("III Concurso de Desenho - "Toyama - 2010"); nome do aluno; data de nascimento; sexo; título da obra; série e turma do aluno; nome da escola; Diretoria de Ensino; técnica utilizada; município, Estado, país; e data, mês e ano. No encaminhamento às instâncias julgadoras, o trabalho deve ser embalado de maneira que não danifique a obra. O material não pode, por exemplo, ser dobrado ou enrolado.

Os diretores das escolas deverão formar uma comissão composta por três professores, sendo pelo menos um de arte ou de história, que realizará a seleção de dois desenhos, um do ciclo I e um do ciclo II. As escolas devem encaminhar os trabalhos selecionados para as respectivas Diretorias de Ensino até o dia 7 de julho. No caso de unidades que possuam apenas ciclo I ou ciclo II somente um trabalho deverá ser encaminhado.

Depois do recebimento dos trabalhos (até 7 de julho), cada Diretoria de Ensino formará uma comissão julgadora composta por três professores-coordenadores de oficinas pedagógicas, sendo pelo menos um de arte ou de história, para fazer a seleção de dois trabalhos, um de cada ciclo, e encaminhá-los à Comissão Julgadora Estadual. As obras selecionadas pela DE deverão ser enviadas até o dia 16 de julho devidamente embaladas, sem enrolar ou dobrar, para o CRE (Centro de Referência em Educação) Mário Covas, órgão da Secretaria da Educação responsável pela coordenação do concurso na rede estadual. O material deverá ser identificado como "III Concurso de Desenho - "Toyama - 2010" e encaminhado para Secretaria de Estado da Educação - CRE Mário Covas no endereço Avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos, São Paulo - SP, CEP 01206-001.

A Secretaria da Educação constituirá uma comissão de especialistas para selecionar 20 trabalhos, sendo dez do ciclo I e outros dez do ciclo II, que serão enviados até o dia 26 de julho à Associação Artística e Cultural da Província de Toyama, no Japão.

A avaliação dos desenhos levará em conta os seguintes critérios: criatividade e originalidade; qualidade plástica na aplicação da técnica de pintura e na utilização dos elementos da linguagem visual apresentados na obra; pertinência ao tema proposto; relação do título com a obra produzida e respeito às regras de apresentação do trabalho, formatação e datas.

Fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.br

Servidor público nascido em junho deve se recadastrar até esta quarta

Para se recadastrar; Clik no linque a direita do desse blog na parte superior.

Objetivo do recadastramento é manter os dados dos servidores atualizados para planejar o seu perfil futuro

Os servidores públicos estaduais da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações, nascidos em junho, devem fazer até esta quarta-feira, 30, o recadastramento 2010. A atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita durante o mês de aniversário do servidor público. A medida engloba também os servidores e militares afastados e licenciados.

O procedimento é realizado pelo site da Secretaria de Gestão Pública Estadual, no endereço www.gestaopublica.sp.gov.br, ou por formulários disponíveis nas unidades de Recursos Humanos dos órgãos. Quem não fizer o recadastramento, terá o salário suspenso e só voltará a receber depois que a situação for regularizada pelo RH.

O objetivo do recadastramento é manter os dados dos servidores atualizados para planejar o seu perfil futuro, ampliar o programa de requalificação e capacitação dos servidores e incentivar ações de qualidade de vida no trabalho do servidor.

Realizado pela primeira vez entre fevereiro e maio de 2007, o recadastramento tornou-se anual em fevereiro do ano seguinte, por meio do decreto nº 52.691, realizado pelo governador José Serra.

O levantamento realizado em 2007 mostrou que 55,4% (334.683) dos funcionários têm formação superior completa e outros 23,9% (144.601) terminaram o ensino médio. Os dados apontaram também que 31,6% (191.200) dos atuais servidores concluíram pelo menos um curso de pós-graduação. O recadastramento abrangeu 612.351 servidores e militares da ativa.

Alterações

É importante o servidor manter seu cadastro sempre atualizado. Por isso, não é preciso esperar o mês de aniversário para informar mudança de endereço, estado civil, ou prestar outras informações. Também pelo site da Secretaria de Gestão Pública ou nas unidades de RH, é possível fazer alterações de dados. No entanto, este procedimento não desobriga o servidor a realizar o recadastramento obrigatório no mês do aniversário.

Serviço
Período do recadastramento: de janeiro a dezembro de 2010
Quando: no mês de aniversário do servidor público
Como: pela Internet, no site da Secretaria de Gestão Pública, no endereço: A direita desse blog na parte superior, ou www.gestaopublica.sp.gov.br, ou pelo preenchimento de formulário no RH dos órgãos


Fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.br

Fapesp apoia pesquisas científicas e tecnológicas

Fapesp apoia pesquisas científicas e tecnológicas

Chamada apoiará propostas de pesquisa colaborativa em todas as áreas do conhecimento com intercâmbio de pesquisadores e estudantes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Pau (Fapesp) e a AUF, do Canadá, publicam chamada de propostas para selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos. As propostas podem ser em todas as áreas do conhecimento, envolvendo o intercâmbio de curta duração de pesquisadores e estudantes participantes nos projetos selecionados.

Os projetos devem ser desenvolvidos por equipes de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e por pesquisadores associados a instituições de pesquisa ou universidades membros da AUF nas Américas.

Os projetos devem envolver o intercâmbio de pesquisadores, de bolsistas de pesquisa em pós-doutoramento e de estudantes bolsistas matriculados em cursos de pós-graduação (a partir do mestrado ou equivalente), participantes dos projetos selecionados.

As propostas dos candidatos do Estado de São Paulo devem ser submetidas à Fapesp e as propostas dos candidatos de instituições de pesquisa ou de universidades membros da AUF nas Américas devem ser submetidas à AUF. Propostas submetidas a apenas uma das agências não serão avaliadas.

A chamada está aberta a dois tipos de modalidades de propostas. A Modalidade I compreende projetos de pesquisa iniciais, com objetivos comuns, nos quais as atividades dos pesquisadores do Estado de São Paulo e dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF nas Américas, serão financiadas, respectivamente, pela Fapesp e pela AUF.

As propostas dos pesquisadores do Estado de São Paulo devem ser apresentadas à Fapesp como propostas de Auxílio à Pesquisa Regular. As propostas dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF nas Américas deverão ser apresentadas dentro dos programas regulares da AUF como concessão de subvenção de pesquisa.

A Modalidade II compreende solicitações de recursos suplementares a pesquisa em andamento na Fapesp (Auxílio à Pesquisa - Regular ou Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação ou Difusão) e apoio a pesquisas em andamento na AUF, para intercâmbio de curta duração de pesquisadores e estudantes bolsistas do Estado de São Paulo.

A chamada prevê o desembolso anual de até US$ 150 mil de parte da FAPESP e igual valor de parte da AUF para o financiamento das propostas selecionadas nas duas modalidades.

As propostas para a chamada FapespP-AUF (Chamada FAPESP 09/2010) serão recebidas até o dia 28 de outubro de 2010.

Para obter mais informações, acesse www.fapesp.br/acordos/auf

Fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.br/

28 de jun. de 2010

DECRETO Nº 55.948, DE 24 DE JUNHO DE 2010

DECRETO Nº 55.948, DE 24 DE JUNHO DE 2010
Dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas estaduais nos dias dos jogos da Seleção Brasileira nas próximas fases da Copa do Mundo de Futebol de 2010 e dá providências correlatas
ALBERTO GOLDMAN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista do disposto no Decreto nº 55.848, de 24 de maio de 2010,
Decreta:
Artigo 1º - O expediente das repartições públicas estaduais nos dias dos jogos da Seleção Brasileira nas próximas fases da Copa do Mundo de Futebol de 2010, terá seu encerramento ou início fixado na seguinte conformidade:
I - nos dias em que os jogos se realizarem às 15:30hs, o expediente encerrar-se-á às 14:00hs;
II - nos dias em que os jogos se realizarem às 11:00hs, o expediente iniciar-se-á às 14:00hs.
Artigo 2º - Em decorrência do disposto no artigo 1º deste decreto, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, à razão de 1 (uma) hora diária, observada a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos.
§ 1º - Caberá a cada Secretário de Estado e Procurador Geral do Estado determinar a escala de compensação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço.
§ 2º - A não compensação das horas de trabalho acarretará os descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao serviço no dia sujeito à compensação.
Artigo 3º - As repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal nos dias mencionados no artigo 1º deste decreto.
Artigo 4º - Caberá às autoridades competentes de cada Secretaria de Estado e da Procuradoria Geral do Estado fiscalizar o cumprimento das disposições deste decreto.
Artigo 5º - Os dirigentes das Autarquias Estaduais e das Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público poderão adequar o disposto neste decreto às entidades que dirigem.
Artigo 6º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 24 de junho de 2010
DOE, 25/ de junho de 2010, pag. 05 – Seção I

fonde de anexo:
deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

Inscrições para oficinais culturais gratuitas vão até esta segunda

Para se inscrever é preciso ir pessoalmente ao local. Confira os endereços

Confira abaixo as oficinas culturais gratuitas e o período de inscrição. As aulas começam em 1º de julho.

Teatro de rua na unidade Amacio Mazzaropi

A Oficina Cultural Amacio Mazzaropi promove a oficina Teatro de Rua Bodas na Mangueira. O projeto visa à montagem de teatro de rua a partir do texto Bodas de Sangue, de Federico Garcia Lorca, e da música Quando o samba acabou, de Noel Rosa. A atividade é direcionada a adolescentes e adultos com conhecimento intermediário na área.

Oficina Cultural Amacio Mazzaropi
Avenida Rangel Pestana, 2.401, Brás - São Paulo
Período: 1º a 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 17h45 às 21h45
Vagas: 21
Inscrições: 21 a 28 de junho, pessoalmente (é preciso apresentar currículo e carta de interesse)
Informações: (11) 2292-7071, amaciomazzaropi@assaoc.org.br

Direção e teoria teatral e workshop de dança

A Oficina Cultural Oswald de Andrade abre inscrições para Workshop de dança: improvisação cênica e Oficina de direção e teoria teatral. A temática central do workshop de dança, conduzido pela coreógrafa Elenita Queiróz, é a pesquisa da ação do movimento como força motriz na improvisação cênica. O objetivo é o desenvolvimento da criatividade e o aprimoramento técnico por meio de exercícios e composições coreográficas.

Na oficina de direção e teoria teatral serão abordados temas sobre a função do diretor de teatro, os fundamentos do espetáculo e panorama da literatura dramática de Schiller. A oficina pretende promover a reflexão, elaboração e prática de temas fundamentais à construção de um projeto cênico entendido como arte, técnica e linguagem. O objetivo é exercitar o aluno na análise crítica do processo de construção de cenas para a encenação da obra Joana D' Arc.

Workshop de dança
A atividade é direcionada a adultos com conhecimento intermediário, que devem apresentar carta de interesse e currículo.
Período: 1º a 4 de julho, das 14 às 18 horas
Vagas: 25

Oficina de direção e teoria teatral
A atividade é dirigida a adultos com conhecimento intermediário na área, que devem apresentar carta de interesse.
Período: 1º a 29 de julho, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30
Vagas: 15

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo
Inscrições: gratuitas, até 28 de junho, pessoalmente
Informações: (11) 3221-5558; oswalddeandrade@assaoc.org.br

Fonte de anexo:www.saopaulo.sp.gov.br/

26 de jun. de 2010

Prêmio Jovem Cientista encerra as inscrições dia 30

A XXIV edição do Prêmio Jovem Cientista desafia estudantes e pesquisadores a reduzirem os impactos ambientais causados pelo consumo de energia. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM). O tema desta edição é “Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro”. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho.

O objetivo é buscar, por intermédio dos diferentes temas abordados a cada ano, soluções simples e acessíveis para problemas diretamente ligados à população. O foco desta edição será o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, estimulando a produção e o consumo dessas fontes de energia de uma maneira sustentável, ou seja, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações atenderem também às suas próprias.

Cinco categorias serão premiadas: Graduado; Estudante de Ensino Superior; Estudante de Ensino Médio; Orientador; e Mérito Institucional. Há ainda Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado na área relacionada ao tema do Prêmio.

As inscrições podem ser feitas pela internet no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br.

fonte de anexo:http://www.cnpq.br/cnpq/index.htm

Prêmio São Paulo de Literatura promove encontros com público

A Secretaria da Cultura promove a partir deste sábado, 26, diversos encontros entre os autores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura e o público leitor. A premiação, que acontecerá no dia 2 de agosto, contempla dois escritores, nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano - Autor Estreante. Os encontros são todos gratuitos.

A série de eventos que leva o carimbo do Prêmio tem início às 17 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera. Com o tema "O que esperar da estreia?", participam da mesa os autores Carlos de Brito e Mello, de A passagem tensa dos corpos, e Edney Silvestre, de Se eu fechar os olhos agora. A mediação é do vencedor do prêmio na categoria estreante no ano passado, Altair Martins.

A conversa com os autores tem sequência na quarta-feira, 30, na Livraria da Vila Unidade Fradique. Às 19 horas, o autor de O Filho da Mãe, Bernardo Carvalho, e o de AvóDezanove e os segredos dos soviéticos, Ondjaki, conversarão com o público. Ainda na linha de autores experientes, na segunda-feira (5 de julho), no mesmo local e horário, é a vez de Ricardo Lísias, de O livro dos mandarins, e Rodrigo Lacerda, de Outra Vida, se encontrarem com o público.

Já a Livraria Cultura do conjunto nacional receberá, sempre às 19 horas, escritores nas segundas-feiras (12 e 19 de julho). Na primeira data quem conversará com o público são os escritores de A minha alma e irmã de Deus e Pornopopeia, Raimundo Carrero e Reinaldo Moraes, respectivamente. Depois, no dia 19, será a vez de Luiz Ruffato, de Estive em Lisboa e lembrei de você, e Paulo Rodrigues, de As vozes do sótão.

Este ano os encontros também têm o cuidado de dar voz às mulheres, chamando a atenção do fato de ter oito finalistas entre as dez indicações na categoria dos estreantes. Pensando nisso, a série de encontros A voz feminina na literatura começará na quarta-feira (7 de julho), às 19 horas, na Livraria da Vila Unidade Lorena, com as autoras Cíntia Lacroix, de Sanga Menor, e Claudia Lage, de Mundos de Eufrásia. No mesmo local e horário, só que na quarta-feira seguinte (14 de julho), será a vez de Lívia Sganzerla Jappe e Maria Carolina Maia soltarem suas vozes femininas para falarem de seus romances, Cisão e Ciranda de nós. Encerrando a série de encontros, as autoras Brisa Paim, de A morte de Paula D., Ivana Arruda Leite, de Hotel Novo Mundo, e Ivone C. Benedetti, de Immaculada, se encontrarão na quarta-feira (21 de julho), às 19 horas, na Livraria da Vila Unidade Lorena.

Serviço

Sábado (26/6) - O que esperar da estreia?
Com Carlos de Brito e Mello e Edney Silvestre, com mediação de Altair Martins
Horário: 17h às 18h30
Local: Megastore Saraiva Shopping Ibirapuera Piso Moema - Av. Ibirapuera, 3103 - Moema
50 lugares. Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Quarta-feira (30/6) - Conversa com os autores
Com Bernardo Carvalho e Ondjaki
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros
Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Segunda-feira (5/7) - Conversa com os autores
Com Ricardo Lísias e Rodrigo Lacerda
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros
Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Quarta-feira (7/7) - A voz feminina na literatura
Com Cíntia Lacroix e Claudia Lage
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria da Vila - Al. Lorena, 1731 - Jardins. Tel. (11) 3062-1063
60 lugares. Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Segunda-feira (12/7) - Conversa com os autores
Com Raimundo Carrero e Reinaldo Moraes
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073, Cerqueira César. Teatro Eva Herz. Tel. (11) 3170-4033
166 lugares. Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Quarta-feira (14/7) - A voz feminina na literatura
Com Lívia Sganzerla Jappe e Maria Carolina Maia
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria da Vila - Al. Lorena, 1731 - Jardins. Tel. (11) 3062-1063
60 lugares. Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Segunda-feira (19/7) - Conversa com os autores
Com Luiz Ruffato e Paulo Rodrigues
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073, Cerqueira César. Teatro Eva Herz. Tel. (11) 3170-4033
166 lugares. Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos

Quarta-feira (21/7) - A voz feminina na literatura
Com Brisa Palm, Ivana Arruda Leite e Ivone C. Benedetti
Horário: 19h às 20h30
Local: Livraria da Vila - Al. Lorena, 1731 - Jardins. Tel. (11) 3062-1063
60 lugares. Sujeito à lotação
Classificação etária: 14 anos


Fonte de anexo: Portal governo de SP.

24 de jun. de 2010

Sorteados para projeto Jovens Acolhedores têm até quinta, 24, para se inscrever

Universitários irão atuar em 60 hospitais e centros de saúde da rede estadual, para humanizar o atendimento prestado a pacientes e familiares
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Os universitários irão atuar em 60 hospitais e centros de saúde da rede estadual, para humanizar o atendimento prestado a pacientes e familiares
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A Secretaria da Saúde divulgou a lista dos universitários sorteados para o projeto Jovens Acolhedores. Foram disponibilizadas 853 vagas. A lista está disponível no sitehttp://www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br/.

Os universitários da Capital e de Guarulhos deverão se apresentar até esta quinta-feira, 24, no Cefor da Vila Mariana (rua D. Inácia Uchoa, 574, próximo ao metrô Ana Rosa), das 10 às 16 horas, munidos de atestado ou declaração de matrícula atualizada e CPF.

Já os sorteados do interior deverão comparecer, até a mesma a data, na unidade para as quais se inscreveram. Caso o estudante não compareça sua inscrição é automaticamente cancelada.

Os universitários irão atuar em 60 hospitais e centros de saúde da rede estadual, para humanizar o atendimento prestado a pacientes e familiares. No total, 5.204 estudantes se inscreveram para o programa.

Cada aluno contemplado receberá isenção da mensalidade escolar. A secretaria irá pagar até 80% do total, limitado a R$ 350,00. As faculdades cadastradas se comprometem a complementar os valores. Todos os bolsistas receberão treinamento específico da Secretaria para a realização do atendimento nas unidades de saúde.

O contrato é de um ano e os participantes precisam cursar do primeiro ao penúltimo ano universitário e ter disponibilidade de 20 horas semanais entre segunda e sexta-feira. No momento da inscrição, o estudante escolheu a unidade que desejava trabalhar, sem a necessidade de ser na cidade onde mora.

"O Jovens Acolhedores é um projeto de sucesso, que humaniza o atendimento nos hospitais estaduais. Todo acolhedor tem como principal atribuição receber pacientes e familiares com respeito e cordialidade, prestando orientação adequada e informações precisas", afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.


Fonte: Portal do gov. de SP

Projeto Guri recebe matrículas para segundo semestre

Alunos antigos devem fazer sua rematrícula até 3 de agosto; período de inscrição dos novos vai de 26 de julho a 7 de agosto

Os garotos que participam do Projeto Guri podem fazer a sua rematrícula até o dia 3 de agosto. Já aqueles que querem aprender a tocar um instrumento devem fazer sua pré-matricula entre os dias 26 de julho e 7 de agosto.

Para participar, é necessário ter entre seis e 18 anos e gostar de música. O interessado deve comparecer a um Polo do Guri, acompanhado de seus pais ou responsáveis, levando seu RG ou certidão de nascimento, além do comprovante de matrícula escolar.

acesse www.projetoguri.com.br/site/polos.guri.php e veja onde estão localizados os Polos do Projeto Guri.

Fonte: Prtal do governo de SP


Polo em Embu-Guaçú:
R. Arlindo Luz Nº 155
Bairro Centro
CEP 06900-000 Fone (11) 4661-2116

Programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas

Programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas

Realizado pela Embaixada Americana, programa promove intercâmbio para estudantes brasileiros representarem o seu país nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado. Voltado a alunos de escolas públicas de todo o Brasil, o programa levará, no início de 2011, 35 estudantes brasileiros aos Estados Unidos por três semanas, com todas as despesas pagas.

Podem participar do programa jovens entre 15 e 18 anos de idade que estudem na rede pública de ensino; tenham excelente desempenho escolar; possuam engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; tenham boa fluência oral em inglês; tenham iniciativa e sejam comunicativos; demonstrem flexibilidade e facilidade para se adaptar a realidades e culturas diferentes; mantenham bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; e tenham baixa renda familiar.

Neste ano, devido à grande procura pelo programa, a Embaixada Americana incluiu uma nova fase no processo seletivo. Os interessados deverão primeiramente entrar no site da Embaixada (www.embaixada-americana.org.br) e fazer a inscrição on-line, que contém perguntas básicas para saber se o candidato preenche os pré-requisitos necessários. Caso ele seja aprovado nessa etapa, receberá uma resposta automática com os links para o questionário preliminar e a lista de instituições parceiras onde ele deverá entregar sua documentação completa.

As pré-inscrições devem ser feitas até o dia 5 de agosto no site http://www.embaixadaamericana.org.br/ya-index.php. O candidato que passar na pré-seleção, deverá se dirigir à escola em que está matriculado para finalizar o processo de inscrição. Os estudantes podem obter mais informações por meio do site da Cenp (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas), da Secretaria da Educação: http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm.

Outra novidade é que a partir deste ano, o Brasil passa a receber também Jovens Embaixadores Americanos. Durante três semanas, no período de 2 a 20 de agosto, 12 estudantes americanos visitarão o País em uma programação semelhante à dos brasileiros nos Estados Unidos. Eles começarão pela capital (Brasília), depois serão divididos em sub-grupos e cada um irá para um Estado diferente (três para o Amazonas, três para Pernambuco, quatro para o Paraná e três para a Bahia). A programação será encerrada no Rio de Janeiro.

Fonte de anexo: www.saopaulo.sp.gov.br

Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar / 2010

A contratação será pelo prazo máximo de até 12 (doze) meses

DAS CONDIÇÕES PARA EXERCER A FUNÇÃO

1. Ser Brasileiro, nato ou naturalizado;

2. Ter concluído o Ensino Fundamental – Ciclo II ou equivalente;

3. Ter, na data da contratação, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

4. Estar quite com a Justiça Eleitoral;

5. Quando do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar;

DA INSCRIÇÃO

LOCAL: A inscrição será realizada na sede da Diretoria de Ensino – Região

de Itapecerica da Serra, na Avenida XV de Novembro, 1668 –

Centro – Itapecerica da Serra – São Paulo – SP

PERÍODO: No dia 25/06/2010 – excepcionalmente, das 14 às 18 horas,

e nos dias 28, 29 e 30/06/2010 no período das 9 às 12 horas e das

13:30 às 18 horas

O candidato está isento do pagamento de

qualquer taxa.

No momento da inscrição, o candidato deverá informar e

apresentar a documentação exigida no Edital (Original e cópia)

Para maiores informação Leia o edital abaixo:

EDITAL de Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar Edital de Abertura de Inscrição

EDITAL
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA
Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar
Edital de Abertura de Inscrição
O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região de Itapecerica da Serra, com fundamento no inciso X do artigo 115 da Constituição do Estado e no inciso II do artigo 1º da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, regulamentada pelo Decreto nº 54.682, de 13 de agosto de 2009 e, na Resolução SE 67, de 1º de outubro de 2009, e de acordo com a Autorização Governamental publicada no Diário Oficial de 02 de junho de 2010, torna pública a abertura do Processo Seletivo Simplificado de Prova e Títulos, em caráter excepcional, para contratação de servidores para exercerem em caráter temporário e em jornada completa de trabalho, a função de Agente de Organização Escolar, do Quadro de Apoio Escolar da Secretaria da Educação.
A contratação será pelo prazo máximo de até 12 (doze) meses, improrrogável, podendo o contratado ser dispensado antes do prazo final.
Do total do número de vagas para o Processo Seletivo Simplificado ficarão reservadas 5% (cinco por cento), para candidatos portadores de deficiência, nos termos da Lei Complementar nº 683, de 18 de setembro de 1992, alterada pela Lei Complementar nº 932, de 8 de novembro de 2002.
Os servidores serão contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, regulamentada pelo Decreto nº 54.682, de 13 de agosto de 2009 e, de acordo com a Lei Complementar nº 1.010, de 1º de junho de 2007, estarão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS e serão contribuintes do INSS.
I – DOS VENCIMENTOS E DA JORNADA DE TRABALHO
1. Os vencimentos da classe de Agente de Organização Escolar correspondem ao valor de R$ 654,86 (seiscentos e cinqüenta e quatro reais, e oitenta e seis centavos).
2. A jornada de trabalho caracteriza-se pela prestação de 40 (quarenta) horas semanais.
II – DAS ATRIBUIÇÕES BÁSICAS DA FUNÇÃO
De acordo com o artigo 5º da Lei Complementar nº 888, de 28 de dezembro de 2000, ao Agente de Organização Escolar cabe a responsabilidade de desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, assim entendidas como:
a) controle de movimentação de alunos no recinto da escola e em suas imediações, orientando-os quanto a normas de comportamento;
b) observar os alunos em todas as dependências da unidade escolar, zelando pelo seu bem estar, orientando-os no cumprimento das normas de conduta e regimento escolar;
c) acompanhar os alunos na entrada, na saída e nos intervalos de aulas;
d) zelar pela disciplina dos alunos nas áreas de circulação da unidade escolar;
e) verificar o estado geral das salas antes e depois das aulas, comunicando à direção quaisquer irregularidades;
f) informar a Direção da escola sobre a conduta dos alunos e comunicar ocorrências;
g) auxiliar na manutenção da disciplina geral;
h) colaborar na divulgação de avisos e instruções de interesse da direção;
h) executar outras tarefas auxiliares relacionadas com o apoio administrativo e técnico-pedagógico que lhe forem atribuídas pela direção;
i) dar suporte às ações da secretaria da escola.
III – DAS CONDIÇÕES PARA EXERCER A FUNÇÃO
1. Ser Brasileiro, nato ou naturalizado;
2. Ter concluído o Ensino Fundamental – Ciclo II ou equivalente;
3. Ter, na data da contratação, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
4. Estar quite com a Justiça Eleitoral;
5. Quando do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar;
IV – DA INSCRIÇÃO
1. A inscrição será realizada na sede da Diretoria de Ensino – Região de Itapecerica da Serra, na Avenida XV de Novembro, 1668 – Centro – Itapecerica da Serra – São Paulo – SP, no dia 25/06/2010 – excepcionalmente, das 14 às 18 horas, e nos dias 28, 29 e 30/06/2010 no período das 9 às 12 horas e das 13:30 às 18 horas, estando o candidato isento do pagamento de qualquer taxa.
2. Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá indicar o município de preferência para fins de classificação e escolha de vaga.
3. O candidato, no momento da inscrição, deverá informar e apresentar – para fins de análise de títulos, se for o caso, os seguintes títulos/documentos (original e uma cópia):
3.1. Certificado e/ou Histórico Escolar do Ensino Médio;
3.2. Tempo de Serviço exercido na função de Agente de Organização Escolar;
3.3. Encargos de Família – para critério de desempate.
V – DA PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA
1. Ao candidato que se julgar amparado pelo disposto na Lei Complementar nº 683, de 18 de setembro de 1992, com redação dada pela Lei Complementar nº 932, de 8 de novembro de 2002, e pelas prerrogativas que lhe são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no Processo Seletivo Simplificado, desde que a deficiência de que é portador seja compatível com as atribuições da função de Agente de Organização Escolar.
2. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações.
3. O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência deverá entregar, no momento da inscrição, laudo médico (original ou fotocópia autenticada), expedido no prazo máximo de 06 (seis) meses antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova, informando, também, o seu nome, documento de identidade (RG) e número do CPF.
4. Nos termos do artigo 3º da Lei Complementar nº 683/1992, no prazo de 5 (cinco) dias contados da publicação da lista de classificação, os candidatos com deficiência aprovados na prova objetiva deste processo seletivo simplificado deverão submeter-se à Perícia Médica para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições da função.
VI - DA PROVA E SUA AVALIAÇÃO
1. A prova será elaborada e avaliada pela Diretoria de Ensino – Região de Itapecerica da Serra.
2. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório será composta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha e versará sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Atualidades.
3. A prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, valendo 2,5 (dois e meio) pontos cada questão.
4. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50,0 (cinquenta) pontos.
5. O candidato será convocado para realização da prova objetiva, por meio de Edital publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo – Seção I – Editais – Educação e no site da Diretoria de Ensino – Região de Itapecerica da Serra (http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br) pelo Dirigente Regional de Ensino.
6. A prova objetiva será aplicada no dia 08 / 08 / 2010 as 9:00 horas, com duração de 4 (quatro) horas e será realizada em Unidade(s) Escolar(es) no município de Itapecerica da Serra.
7. O gabarito da prova será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no site da Diretoria de Ensino – Região de Itapecerica da Serra (http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br), no dia 10/08/2010.
8. O resultado da prova (1ª classificação) será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no site da Diretoria de Ensino – Região de Itapecerica da Serra (http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br), no dia 31/08/2010.
VII - DOS TÍTULOS E SUA AVALIAÇÃO
1. A análise e avaliação dos títulos serão executadas pela Diretoria de Ensino.
2. Serão considerados títulos, com os valores a seguir especificados:
1. Certificado de Conclusão do Ensino Médio – 5 (cinco) pontos;
2. Certidão Pública e/ou registro em Carteira Profissional e/ou Declaração - Experiência profissional em atividade relacionada ao inciso II deste Edital, comprovada por meio de papel timbrado emitido pelo Setor de Pessoal ou Órgão de Recursos Humanos legalmente habilitados de Instituição Pública/Privada – 1,0 ponto por ano – Máximo de 5,0 (cinco) pontos.
VIII – DA CLASSIFICAÇÃO
1. A classificação final será apurada com base nos pontos obtidos na Prova Objetiva somados aos títulos.
2. Em caso de igualdade da pontuação final, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate ao candidato:
2.1. Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, dar-se-á preferência ao de maior idade, nos termos da Lei Federal n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso.
2.2. Em relação à atividade a ser desempenhada:
2.2.1. Ensino Médio completo;
2.2.2. Maior tempo de experiência;
2.2.3. Maiores encargos de família;
2.2.4. Mais idoso entre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos.
3. Os candidatos habilitados serão classificados, em ordem decrescente da nota final, em duas listas, sendo uma geral com a relação de todos os candidatos aprovados, inclusive os portadores de deficiência e uma especial com a relação apenas dos portadores de deficiência na seguinte conformidade:
3.1 por Diretoria de Ensino e
3.2 por Município de opção
4. As listas de Classificação Final Geral e Especial (por Diretoria e por município) serão publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE), pelo Dirigente Regional de Ensino,
5. O candidato cuja deficiência não for configurada pelo Órgão Competente, constará apenas da lista de Classificação Final Geral.
IX - DOS RECURSOS
1. O candidato poderá interpor recurso:
1.1. Contra o gabarito da prova, no prazo de 2 (dois) dias, contados de sua publicação,
1.2. Contra a avaliação dos títulos:
1.2.1. Para recorrer, o candidato deverá entregar requerimento dirigido ao Dirigente Regional de Ensino, devidamente fundamentado, no prazo de 3 (três) dias contados da publicação que provocou o recurso.
X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O candidato não receberá nenhuma convocação, via correio, por ocasião da prova, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar, pelo Diário Oficial do Estado, as publicações de todos os Editais e Comunicados, que também serão amplamente divulgados pela Diretoria de Ensino.
2. Os candidatos aprovados e classificados serão aproveitados em vagas existentes ou que vierem a surgir durante o prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado, sendo convocados por publicação em Diário Oficial do Estado, pelo Dirigente Regional de Ensino, para anuência à contratação, respeitada sempre a ordem de classificação, para comprovação das condições estabelecidas no artigo 4º da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, além das previstas em edital.
3. À critério da administração, o candidato poderá ser convocado:
3.1 – de acordo com sua classificação em âmbito de município;
3.2 – de acordo com sua classificação em âmbito de Diretoria de Ensino.
4. o candidato que atender à vaga oferecida terá seus direitos esgotados no processo.
5. o candidato que não atender à convocação para escolha de vaga em nível de município não terá os seus direitos esgotados, permanecendo na lista de classificação final da Diretoria de Ensino, e vice versa;
6. a critério da Administração, restando vagas, após a manifestação quanto à escolha de vagas por parte de todos os candidatos classificados (por município / DE) poderá novamente ser convocado, o candidato aprovado que não comparecer à sessão de escolha de vaga e, também, aquele que tendo escolhido vaga, não entrou em exercício da função.
7. O número de vagas e a relação de vagas, os dias, horário e local da realização da sessão para anuência à contratação serão publicadas no Diário Oficial do Estado, com antecedência de, no mínimo, 5 (cinco) dias da data da escolha de vagas.
8. O candidato admitido deverá submeter-se à avaliação médica (laudo para exercício), observada a legislação vigente.
9. O prazo de validade deste processo seletivo será de 1 (um) ano, improrrogável, contado a partir da data de publicação do resultado final, conforme estabelece artigo 9º do Decreto nº 54.682/2009.
10. Este Edital atende às condições estabelecidas pela Unidade Central de Recursos Humanos – UCRH, da Secretaria de Gestão Pública, conforme disposto no inciso II do artigo 2º da Lei Complementar nº 1.093/2009, artigo 5º do Decreto nº 54.682/2009 e Instrução Normativa – UCRH 2/2009.
XI – CONTEÚDOS DA PROVA
1- LÍNGUA PORTUGUESA
Aspectos Gramaticais:
- Ortografia Oficial,
- Pontuação,
- Concordância nominal e verbal,
- Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos,
- Colocação e emprego de pronome,
- Concordância nominal e verbal,
- Regência nominal e verbal,
- Conjugação de verbos e
- Empregos de crases.
Texto:
- Compreensão e interpretação.
2- MATEMÁTICA
- Operações com números inteiros,
- Operações com números racionais,
- Sistema de numeração decimal,
- Equações de 1º e 2º graus,
- Regra de três,
- Porcentagem,
- Juros simples,
- Sistema de medidas,
3- CONHECIMENTOS GERAIS
- História e Geografia do Brasil,
– Atualidades.


Publicado no D.O.E. de 24/06/2010 – Seção I, página 166
Publicado no D.O.E. de /06/2010 – Seção I, página
Publicado no D.O.E. de /06/2010 – Seção I, página


Fonte de anexo:deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

PRAZO PARA ADESÃO AO SARESP 2010 TERMINA NESTA SEXTA



Escolas municipais e particulares que desejarem participar da avaliação devem formalizar o interesse preenchendo o termo de adesão disponível no site da Secretaria

Termina nesta sexta-feira (25/06) o prazo para municípios e escolas particulares preencherem o termo de adesão ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) deste ano. O termo está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br), no link Saresp 2010. Assim como em 2009, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas mesmas. No site também se encontra a relação dos documentos que devem ser enviados para o convênio.

No ano passado, o Saresp teve a maior adesão em toda a sua história, contabilizando uma média de 1,5 milhão de alunos em cada um dos três dias de prova. Além da rede estadual, participaram da avaliação estudantes de escolas particulares e municipais. A avaliação é voltada a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com objetivo de aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada série/ano.

Sobre o Saresp

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A avaliação é o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado apenas na rede estadual. O Idesp é calculado através de uma fórmula que combina os resultados do Saresp com os dados do fluxo escolar: taxas de aprovação, repetência e evasão escolares, variando numa escala de zero a dez. A cada ano a Secretaria de Estado da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola. As equipes (tanto professores como profissionais de apoio) das escolas que superarem as metas ganham um bônus de até 2,9 salários por ano a mais. Dessa forma, cada profissional da rede estadual que atue nessas escolas poderá ganhar praticamente 16 salários anuais.

São Paulo, 23 de junho de 2010.
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

Fonte de anexo: deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

23 de jun. de 2010

Inscrições para o concurso ‘Escola faz Samba' terminam no dia 30 de junho

Inscrições para o concurso ‘Escola faz Samba'
terminam no dia 30 de junho

Com o tema “Leitura também dá samba”, a iniciativa tem o intuito de difundir a cultura afro-brasileira por meio da produção de sambas-enredo;
Podem participar alunos do 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino das escolas que aderirem ao concurso
As escolas interessadas em participar do concurso “Escola faz Samba” têm até o dia 30 deste mês para efetuar suas inscrições por meio do site www.crmariocovas.sp.gov.br . Após o preenchimento, a ficha de adesão disponível no portal deve ser encaminhada para o e-mail cremariocovas@fde.sp.gov.br .

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Afrobras – Faculdade Zumbi dos Palmares, o concurso tem o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira em todas as suas expressões e possibilitar a interpretação coerente de diferentes tipos de leitura. O concurso prevê a produção da letra de um samba-enredo com o tema “Leitura também dá samba” por alunos do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede estadual de ensino.
A participação dos estudantes é condicionada à adesão das escolas da rede estadual na capital, na Grande São Paulo e no interior. Poderão participar alunos regularmente matriculados e frequentes no 3º ano do Ensino Médio e na EJA da rede estadual, da mesma unidade escolar, em grupos de cinco sob a coordenação de um professor-orientador. Alunos menores de 18 anos de idade precisarão de autorização dos pais ou responsáveis para ingressar no concurso.
Os estudantes participantes deverão realizar uma pesquisa com base no tema dentro de um dos seguintes focos: história da leitura; a importância da leitura para a vida; a leitura e seus diferentes suportes através dos tempos; e a leitura e a representação de seus códigos (linguagem verbal e não verbal).
A partir do roteiro elaborado com as informações obtidas durante a pesquisa, os alunos terão de criar a letra de um samba-enredo inédito, que deve compreender o resumo poético do tema “Leitura também dá samba”.
O trabalho deverá ser apresentado por meio de um videoclipe, com no máximo sete minutos de duração, do samba-enredo cantado, com ou sem acompanhamento, gravado em arquivo avi ou mpeg, mpg ou mov. Os estudantes também deverão entregar duas cópias da letra do samba-enredo, digitadas em word, fonte arial 12, espaço 1,5 cm, layout da página orientação “retrato”, impressas em sulfite tamanho A4, com etiqueta de identificação colada no verso com as seguintes informações: nome do projeto - Concurso “Escola Faz Samba”; título do samba-enredo; nome dos autores, RA/RG e série; nome da escola; professor-orientador do grupo e diretoria de ensino.
Na avaliação da letra do samba-enredo serão considerados aspectos como a natureza da pesquisa realizada como elemento facilitador para a produção da letra; criatividade e originalidade; pertinência ao tema proposto; e os aspectos gerais de gramática e ortografia.
Os trabalhos deverão ser produzidos e selecionados pelas escolas até o dia 24 de setembro e encaminhados para as diretorias de ensino até 30 de setembro. Os resultados do concurso serão divulgados a partir do dia 10 de novembro.
Os três grupos de alunos e as escolas finalistas serão premiados com um conjunto de cinco instrumentos de percussão e corda por grupo. Os cinco alunos e o professor-orientador do grupo vencedor do concurso receberão um ingresso por pessoa para assistir ao Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2011 no Sambódromo de São Paulo.
Em caso de dúvidas, as escolas interessadas no concurso podem escrever para o e-mail cremariocovas@fde.sp.gov.br

Fonte de anexo: www.educacao.sp.gov.br/

Comunicado nº 160/2010 Data: 18/06/2010Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Informo que neste ano, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, por ocasião do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, deliberou uma série de atividades relacionadas com a Copa do Mundo, criando a arte com o cartão vermelho que contém os seguintes dizeres: “De o Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”.
A idéia do CARTAO VERMELHO, contando com o apoio de craques, juízes e jogadores famosos nos ajuda a colocar o tema em debate nos campos de futebol e também nas escolas com o objetivo de informar e orientar os alunos sobre este problema. Da nossa parte, enquanto membros do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil, propomos participar desta luta que é grande, mas não está perdida.
Sugiro a utilização deste material e da idéia nele contida para discussão e problematização do tema em sala de aula, para que, desde cedo possamos contribuir na formação de cidadãos que prezem por uma sociedade que busca acima de tudo preservar os direitos das crianças e adolescentes deste país. Garantindo uma educação de qualidade para que tenham a chance de escolher seu futuro com dignidade.
A partir desta semana, serão distribuídos para as escolas de Ciclo fundamental I e II cartazes e o cartão vermelho para que os professores possam disseminar e trabalhar esta questão nas atividades realizadas na unidade escolar. Como a quantidade de cartões que recebemos não atende todas as escolas da rede, disponibilizamos o acesso ao site da OIT (Organização Internacional do Trabalho), onde estão disponíveis diversos materiais para serem usados nesta campanha. http://www.oit.org.br/cartaovermelho
Conto com a criatividade e colaboração de todos neste processo.
Em caso de dúvidas falar com Andréa Angotti – Equipe Pedagógica, no telefone 3351-0000, ramal 1273.

Atenciosamente,

José Benedito de Oliveira
Coordenador de Ensino - COGSP

Fonte de anexo:deitapecerica.edunet.sp.gov.br

21 de jun. de 2010

Vestibular Unesp 2011 terá provas em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba

Locais dos exames em todos os municípios participantes serão divulgados após as inscrições

As provas do Vestibular Unesp 2011 também serão aplicadas nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba. O calendário de provas já foi definido: a primeira fase será em 14 de novembro; a segunda, nos dias 19 e 20 de dezembro. No Estado de São Paulo, a prova é realizada na capital e em outras 29 cidades.

O diretor-presidente da Vunesp, Elias José Simon, afirma que com a medida, a visibilidade da Unesp será maior fora do estado de São Paulo. "Nossos divulgadores regionais farão um trabalho junto às escolas e aos cursinhos dessas cidades, sobretudo em relação a carreiras que sejam de importância econômica para essas regiões, como ciências agrárias, por exemplo."

O professor explica que a escolha dessas capitais se deu porque alunos dessas localidades têm optado cada vez mais pelo vestibular da Unesp, segundo dados da Vunesp das últimas edições do concurso. Os locais de prova de todos os municípios do exame serão divulgados apenas após o encerramento do período de inscrições.

O vestibular da Unesp foi aplicado fora do estado de São Paulo em experiências anteriores, na década de 1990, nas cidades de Curitiba (PR), Goiania (GO), Uberlândia (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Para ingresso no primeiro semestre de 2011, a universidade oferece 155 opções de curso em 19 cidades (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã). Outras 13 opções são oferecidas para o segundo semestre.

As mudanças em relação ao exame do ano passado são a inclusão dos cursos de Administração em Tupã, nos períodos diurno e noturno, disponíveis anteriormente no meio do ano, e o acréscimo de 10 vagas às 30 oferecidas para Química, no período noturno, em Bauru.

O Manual do Candidato será publicado em breve, com o calendário completo e todas as demais informações na página da Vunesp (www.vunesp.com.br), onde os candidatos já podem conferir a resolução do vestibular, com a relação de cursos, a composição das provas e o método de classificação.

FONTE DE ANEXO:http://www.saopaulo.sp.gov.br

Biblioteca de São Paulo promove cursos para vestibulandos

Aulas sobre obras literárias que caem no vestibular e uso de quadrinhos em sala de aula fazem parte da programação de atividades
Mapa do local
Dados cartográficos ©2010 MapLink - Termos de Uso
Mapa
Mapa
Satélite
Híbrido
Terreno

Estudantes do ensino médio, educadores sociais e professores terão a oportunidade de participar de cursos específicos na programação da Biblioteca de São Paulo até o final deste mês. Arte: literatura e cinema, com Erivaldo Santos, vai tratar de obras de referência para os vestibulares da Fuvest e Unicamp que tiveram adaptações cinematográficas. O curso compreenderá exibição de trechos e análise detalhada da obra e diferenças entre as duas linguagens. As aulas acontecerão nos dias 23, 25 e 30 de junho, às 19 horas.

Quadrinhos em sala de aula, com Floreal Andrade, acontecerá nas quartas-feiras 23 e 30 de junho, das 15 às 17 horas, e tem como proposta estudar as adaptações literárias para quadrinhos, ressaltando os grandes nomes da ilustração e disponibilizando um roteiro da nona arte.

As duas atividades são gratuitas. A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

fONTE DE ANEXO:http://www.saopaulo.sp.gov.br

CURSO PARA PROFESSORES: A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

ENCAMINHAMENTOS PARA DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES NO SITE

1. Incluir no site da SEE o banner anexo “Ler e Escrever Curso - A criança de 6 anos no EF”, que redirecionará para a home do site Ler e Escrever.
2. Na home do Ler e Escrever incluir novamente o banner encaminhado, que redirecionará para uma página intermediária que disponibilizará o texto abaixo:

A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
O curso de extensão “A inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos” é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Santillana. Destinado aos professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamenta, o curso tem como objetivos orientar o desenvolvimento de propostas que promovam, nas práticas de sala de aula, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível, bem como promover o aprofundamento de conhecimento sobre algumas das características das crianças de seis anos.
Este curso será composto por 20 módulos, num total de 90 horas, todas a distância.
INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES:
A primeira edição do curso será oferecida para as Diretorias Centro, Centro Oeste, Centro Sul, Leste 1, 2, 3, 4 e 5, Norte 1 e 2, Sul 1, 2 e 3. Para cada Diretoria há 40 vagas disponíveis. Na ficha de inscrição e no certificado constará a escola sede do professor, mesmo que ele atue no 1º ano em outra escola.
Somente professores PEB I em exercício em sala de aula no 1º ano do Ciclo 1 poderão se inscrever.
ATENÇÃO: Neste primeiro momento as inscrições serão abertas aos Professores Efetivos e Estáveis. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas na primeira fase, as inscrições serão novamente abertas para que os OFAs se inscrevam.

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO
De 21 a 25 de junho para professores PEB I Efetivos e Estáveis em exercício em sala de aula no 1º ano do Ciclo 1.
De 29 de junho a 02 de julho serão abertas as vagas REMANESCENTES da primeira fase de inscrição para PEB I OFAs em exercício em sala de aula no 1º ano do Ciclo 1.

PARA SE INSCREVER:
Para acesso às inscrições insira como login o CPF (sem ponto e traço) e como senha o RG (sem ponto e traço) ou a senha cadastrada no site (http://www.rededosaber.sp.gov.br/arquivoteca/)

Abertura de novas turmas do Programa de Formação Continua de Professores de Língua Inglesa, para os seguintes cursos:

Comunicado CENP

(1) Programa de Língua Inglesa, realizado
pela Associação Cultura Inglesa São Paulo e (2) aperfeiçoamento online “Teachers’ Links”, realizado pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo.

1- Inscrições
1.1. No período de 14/06 a 19/06-2010, os candidatos deverão agendar o teste de proficiência na Língua Inglesa, conforme
instruções dos Itens 5 e 6 deste Comunicado. O agendamento do teste é de responsabilidade do professor.
1.2 a inscrição preliminar para o Teachers’ Links pode ser feita no site da CENP: http: //cenp.edunet.sp. gov. br/index htmlink:
Keep Learning, acessando o ícone Reflexão sobre a ação/Práticas reflexivas.

2 - Pré-requisitos
Todos os candidatos devem ser professores habilitados em Língua Inglesa, efetivos ou OFAs, e estar obrigatoriamente ministrando aulas dessa disciplina na Rede Pública Estadual.

3- Cursos oferecidos
3.1. Língua Inglesa
Os dias e horários variam de acordo com a disponibilidade de cada filial:

Filial Guarulhos:
Segundas e quartas das 9h30 às 11h10. e das 10h às 11h40.
Terças e quintas das 9h30 às 11h10.
Terças das 8h às 11h40
Quintas das 8h às 11h40
Filial Saúde:
Terças e quintas das 8h às 09h40. e das 10h às
11h40.
Filial Santana:
Segundas e quartas das 9h30. às 11h10.
Filial Tatuapé:
Terças e quintas das 10h às 11h40.

OBS.: Não são oferecidas todas as opções de dias/horários para cada Módulo. É preciso conferir a disponibilidade dos
módulos em cada filial.

3.2. Teachers’ Links
No segundo semestre de 2010 será oferecido o módulo Desenvolvimento da Autonomia e a sala de aula: reflexão sobre
planejamento e materiais de ensino (90 hs) em modalidade totalmente a distância, via Internet. Mais informações poderão
ser obtidas na página dos cursos online da PUCSP/Cogeae: http://cogeae.pucsp.br/ online.php

4- Local dos cursos
4.1. Língua Inglesa:
Cultura Inglesa da Unidade Saúde (próximo à estação Saúde do Metrô)
Cultura Inglesa da Unidade Santana (próximo à estação Santana do Metrô)
Cultura Inglesa da Unidade Tatuapé (próximo à estação Carrão do Metrô) e Cultura Inglesa da Unidade Guarulhos.
OBS.: Nem todos os módulos serão oferecidos nas quatro filiais.

5- Teste de Classificação para os cursos de Língua Inglesa
5.1. Haverá um teste para o curso de Língua Inglesa que tem por objetivo verificar o nível de conhecimento na Língua
Inglesa. O teste é realizado por meio de questões de múltipla escolha e de entrevista oral, em inglês, além de uma produção
de texto em Língua Inglesa e em Língua Portuguesa, visto que as vagas são limitadas.
5.2. Data, horários e locais da realização do teste:
Dia: segunda-feira, 28-06-2010
Horários: às 9h, às 11h ou às 14h (até 40 candidatos por
período).
Locais: Filiais da Cultura Inglesa da Saúde, Santana, Tatuapé
e Guarulhos. Os endereços e telefones constam no item 10 deste
documento.
6- Período de inscrição para o teste de classificação
6.1 para o teste de classificação na Cultura inglesa, o candidato deverá fazer sua inscrição por telefone, na filial em
que deseja frequentar o curso, no período de 14/06 a 19/06, das 8h30 às 17h, já indicando o horário em que deseja realizar
o teste.
6.2 Inscrição para seleção de alunos novos no Teachers’
Links: 14/06 a 05/08
Semana de Seleção: 09/08 a 13/08
Resultado: 16/08
Matrículas: 16/08 e 17/08
7- Documentação para o teste
No dia do teste, o candidato deverá apresentar:
7.1. Cópia do Diploma da Licenciatura em Língua Inglesa
ou Histórico Escolar
7.2. Declaração do Diretor da Unidade Escolar da Rede Estadual confirmando que o candidato está atualmente e estará
no segundo semestre de 2010 ministrando aulas de Língua Inglesa na escola.
7.3. Cópia do último holerite.
Obs.: Os documentos não serão retidos nesta ocasião.
8- Resultado e matrícula
O candidato deverá verificar o resultado de sua classificação no dia 29-06-2010, terça-feira, das 8h30. às 17h, pessoalmente
na filial da Cultura Inglesa em que fez o teste e efetuar sua matrícula, conforme especificado abaixo:
8.1. na Cultura Inglesa:
Módulos I, III e V- dia 01-07-2010, das 8h30. às 12h
Módulos II, IV e VI - dia 02-07-2010, das 8h30. às 12hUma vez que as vagas são limitadas para ambos os cursos, essas serão preenchidas de acordo com o número disponível para o curso/nível e por ordem de chegada.

8.1.2 Documentação para a matrícula na Cultura Inglesa: Para efetuar a matrícula, o candidato deverá entregar, pessoalmente,
a documentação mencionada no item 7. Desta vez, a
documentação ficará retida.

8.2 Inscrições para o curso Teachers’ Links na PUC COGEAE
Para informar-se sobre datas, regras de inscrição e documentação necessária para o curso Teachers’ Links, acesse a página dos cursos online da PUCSP/Cogeae: http: //cogeae.pucsp.br/online.php

9- Datas de início das aulas na Cultura Inglesa:
Segundas/Quartas: dia: 04/08-2010; Terças/Quintas: 05/08-2010

10- Endereços e Telefones
Cultura Inglesa Saúde: Rua Paracatu, 53
Fone: (11)5583-2239.
Cultura Inglesa Santana: Rua Duarte de Azevedo, 550 -
Fone: (11) 2976-8699.
Cultura Inglesa Tatuapé: Rua Emílio Mallet, 1248
Fone: (11) 2093-8386.
Cultura Inglesa Guarulhos:
Rua Brasília Castanho de Oliveira, 260
Fone: (11) 2461-1032
PUC - Cogeae: Rua da Consolação, 88
Fone: (11) 3124- 9600


Fonte de anexo:http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

18 de jun. de 2010

USP promove palestra gratuita sobre orientação vocacional

Profissionais de diversas áreas e carreiras que falarão sobre o processo de escolha, a faculdade e o mercado de trabalho
Mapa do local
O Cursinho da Psico, coordenado pelos alunos da Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) promove neste sábado, 19, o oitavo Dica-Dia Informativo sobre Carreiras, evento que tem por objetivo auxiliar os vestibulandos no processo de escolha profissional.
Gratuito e aberto ao público, o Dica-Dia Informativo contará com a participação de profissionais de diversas áreas e carreiras que falarão sobre o processo de escolha, a faculdade e o mercado de trabalho.

O evento acontecerá das 9 horas às 15h30 no Cursinho da Psico, noInstituto de Psicologia (IP). Os vestibulandos poderão assistir a diversas mesas, compostas por profissionais de áreas afins, onde cada palestrante falará sobre sua carreira e responderá às dúvidas dos participantes.

O Cursinho da Psico é um projeto educacional sem fins lucrativos. O objetivo é incluir na universidade jovens e adultos de baixa renda, egressos de escolas públicas, promovendo uma formação política e cultural.

O cursinho fica na Avenida Professor Mello Moraes, 1721, Bloco B, Sala 30, Cidade Universitária.


Fonte de anexo:/www.saopaulo.sp.gov.br

rimeiro mutirão do Visão do Futuro para alunos da rede estadual acontece neste sábado

A estimativa é que cerca de 4.000 crianças passem
por consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas ao programa

Neste sábado (19/06) será realizado o primeiro mutirão do programa Visão do Futuro neste ano voltado a alunos de 6 e 7 anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais na capital.

Dos cerca de 92 mil alunos que fizeram os testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados, estima-se que cerca de 4.000 crianças passem por consultas oftalmológicas. São encaminhados ao mutirão os estudantes que apresentarem dificuldade de leitura, visão inferior a 0,7 em um ou em ambos os olhos, diferença de visão entre os olhos ou sintomas como dor de cabeça e olhos avermelhados. Além disso, alunos que já usam óculos confeccionados há mais de um ano também são encaminhados para as consultas. Depois dessa fase, as crianças que necessitarem de óculos receberão o produto gratuitamente da Aconsp (Associação de Consulesas de São Paulo), por intermédio de parceiros da iniciativa privada. Neste ano apóiam o programa as empresas Fundação Volkswagen, o Moinho São Jorge e a Nestlé.

O mutirão será realizado das 8h às 17h no Hospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); na Vila Mariana; no Instituto Cema, na Mooca; no Instituto Suel Abujamra, em Santo Amaro e na Aclimação; no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste - Santa Marcelina, em Itaquera.

A primeira-dama e presidente do Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), Deuzeni Goldman, irá acompanhar o mutirão no Hospital das Clínicas, a partir das 11h, com a companhia de algumas consulesas.

Os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema MAPA TAV da Secretaria de Estado da Educação. Os estudantes e seus pais terão transporte e lanche fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação. Neste ano a pasta deve investir cerca de R$ 800 mil no transporte e alimentação dos alunos e de seus pais.

Desde a triagem no serviço de saúde à consulta médica e à dispensa do aluno, o tempo médio de atendimento deve ser de três horas. Durante os mutirões, as crianças terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde. Cada grupo de aluno será acompanhado por um educador universitário.

Os próximos mutirões de saúde serão realizados nos dias 26 de junho, 3 e 31 de julho e 7 e 21 de agosto.

Sobre o programa Visão do Futuro

Desenvolvido desde 2009 pelo Fussesp em parceria com a Aconsp, as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública de ensino. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e uma melhor qualidade de vida.

Embora o programa seja destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal de ensino com idades entre 6 e 7 anos, neste ano, devido à mudança do Ensino Fundamental de oito para nove anos, também serão atendidos estudantes do 2º ano.

Neste ano, o programa Visão do Futuro pretende atender mais de 140 mil crianças. Além disso, os mais de cinco mil alunos que receberam óculos no ano passado passarão por uma reavaliação a partir do segundo semestre

Fonte de anexo:www.educacao.sp.gov.br/

CONCURSO DE REMOÇÃO DE DOCENTES - 2010 / 2011 CLASSIFICAÇÃO GERAL E RECONSIDERAÇÃO DE INSCRIÇÃO

O Diretor do Departamento de Recursos Humanos, nos termos do Decreto nº 55.143/2009 e da Resolução SE 95/2009, torna pública a classificação geral e orientações quanto aos procedimentos de solicitação de reconsideração – Concurso de Remoção de Docentes - 2010/2011.
I - Da Classificação Geral
A classificação geral dos candidatos consta em ordem decrescente do total de pontos obtidos na avaliação dos títulos, por categoria funcional, e a relação dos candidatos inscritos por união de cônjuges por ordem alfabética do município pleiteado.
1. A coluna reservada à “observação” somente estará preenchida quando a inscrição for por união de cônjuges ou por títulos, como segue:
1.1- por união de cônjuges: inscrição UC indeferida/ Títulos deferida;
1.2- por títulos: inscrição indeferida.
II – Da Consulta e Reconsideração de Inscrição
1. “PÁGINA - INSCRIÇÃO / INDICAÇÃO”
No período de 17 a 20 /06/2010, o candidato poderá consultar sua Inscrição e suas Indicações e solicitar, se for o caso, “Reconsideração” apenas da inscrição - realizada somente via Internet, no mesmo sistema utilizado para o cadastramento das inscrições.
O candidato poderá consultar o Requerimento de Inscrição e as Indicações, no sistema utilizado para inscrição, devendo registrar o mesmo Login e Senha utilizada para realizar a inscrição e caso não se lembre da Senha, esclarecer suas dúvidas junto ao Diretor de Escola da unidade de classificação, pois na tentativa de digitar a senha por 3 (três) vezes esta será bloqueada, não permitindo o acesso ao sistema.
Ao acessar o sistema, o candidato obterá a página personalizada podendo visualizar o requerimento, clicando o botão “Inscrição” e as indicações, no botão “Indicação”. Para solicitar a reconsideração, clicar em “Motivo de Reconsideração” - espaço no qual o candidato deverá registrar o motivo de seu pedido.
No Documento de Inscrição constam todos os dados pessoais e funcionais do candidato, a modalidade, o tipo de inscrição e a carga horária, bem como a avaliação de títulos, o total de pontos obtidos e a classificação, para criteriosa conferência por parte do interessado.
2. “ PÁGINA DA RECONSIDERAÇÃO”
2.1- O CANDIDATO PODERÁ SOLICITAR:
2.1.1-retificação de dados registrados no “Documento de Confirmação de Inscrição”;
2.1.2- mudança do município indicado para fins de união de cônjuges (inciso I do artigo 16 do Decreto nº 55.143/2009).
2.2- O CANDIDATO PODERÁ INTERPOR RECONSIDERAÇÃO CONTRA:
2.2.1- avaliação dos títulos;
2.2.2- indeferimento da inscrição por títulos ou por união de cônjuges;
2.2.3- terceiros.
III - Das Disposições Finais
Ao preencher o documento discriminado no item “2” do inciso II deste comunicado, o candidato deverá observar, ainda, as instruções

Fonte de anexo: Secretaria da Educação

17 de jun. de 2010

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – realizará, em novembro de 2010, a décima terceira edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp

Com a participação de todas as escolas da rede pública estadual que oferecem ensino regular e de todos os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Em cada edição, por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos e gestores do ensino, o Saresp avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.

Em 2010, o Governo do Estado de São Paulo assumirá as despesas decorrentes da aplicação da avaliação das redes municipais de ensino que manifestarem interesse em participar do Saresp, a exemplo do que já ocorreu em 2009. A avaliação também estará aberta à participação das escolas particulares, desde que estas assumam as despesas decorrentes.

Para maiores informações, acesse a Apresentação e o Informe sobre as condições de adesão, disponíveis neste site.

Fonte de anexo:http://saresp.fde.sp.gov.br/2010/

Inscrições para novo curso da Univesp vão até o dia 21

Curso de especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola oferecerá 350 vagas em quatro cidades do Estado
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) receberá até a próxima segunda-feira, 21, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola. Firmado em uma parceria do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) com a Universidade de São Paulo (USP), o curso tem o objetivo de oferecer elementos aos profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética, que visem à cidadania e ao respeito à diversidade humana, com foco em temáticas de saúde. O curso também oferecerá uma base de conhecimentos sobre saúde, estigmatização e avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre a epilepsia e outras enfermidades de natureza neurológica, além das possibilidades de tratamento e convivência.

Serão 350 vagas distribuídas em quatro cidades do Estado: São Paulo, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto. O curso terá duração de 15 meses e carga horária de 480 horas - sendo 360 de atividades didáticas e 120 para elaboração de monografia. Como utiliza Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), 50% das atividades do curso serão a distância e os outros 50% serão presenciais, com utilização intensiva da internet, da Univesp TV e material impresso. As vagas serão organizadas em turmas constituídas por grupos, que terão locais e horários de aulas presenciais obrigatórios.

O secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, afirma que a expectativa com o novo curso é elevada. "Trata-se de um importante passo, que vai garantir uma nova oportunidade de ensino de qualidade", afirma. "Além disso, este é o primeiro processo seletivo da parceria firmada entre Univesp e USP, o que abre uma perspectiva promissora de cooperações futuras em novos cursos, perspectiva na qual já se inscreve concretamente o curso de licenciatura em Ciências, a ser oferecido também neste ano, no segundo semestre", completa.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br). Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) na rede bancária. O candidato deverá preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: ser portador de diploma de ensino superior e ser professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional no Estado de São Paulo em exercício.

O ingresso no curso será realizado por processo de seleção classificatório, com o aproveitamento dos candidatos classificados até o limite de vagas fixadas para cada grupo (ver abaixo), obedecendo às normas do edital.

Prova

A prova será realizada no dia 18 de julho (domingo) na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias, em local e horário a serem divulgados no site da Fuvest. O exame será composto por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redação será o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto e abordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.

O candidato deverá exibir no momento de realização da prova, obrigatoriamente, cédula de identidade original em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, assinatura e demais dados.

Matrículas

A matrícula dos candidatos convocados acontecerá nos dias 29 e 30 de julho, no local de realização do curso para cada turma, em horário e endereço que serão informados no site da Fuvest. Os aprovados deverão apresentar duas fotos 3x4 recentes e uma cópia, acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos:

I - diploma de curso superior
II - três últimos demonstrativos de vencimento ou atestado comprovando estar em efetivo exercício da função docente/administrativa em escola de educação infantil, fundamental, média ou profissional no Estado de São Paulo
III - cédula de identidade
IV - certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino V - comprovante de endereço

Início das aulas

Para todas as turmas o início das aulas está agendado para agosto de 2010.

Metodologia

O curso utilizará como metodologia a proposta da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), que adota como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento. Nessa concepção, trabalhando em pequenos grupos e coletivamente, os alunos deverão pesquisar e resolver problemas complexos, práticos e cotidianos, relacionados à realidade das práticas docentes e das instituições educativas em que atuam profissionalmente. Inicialmente, o que esse tipo de abordagem educacional aponta é uma mudança na forma de organização do ensino e da aprendizagem no nível universitário. O foco da ação educativa deixa de ser o ensino e volta-se para a aprendizagem do estudante, o que solicita a construção de novos modelos de funcionamento acadêmico.

Módulos

I - Interdisciplinaridade, transversalidade e projetos
II - Saúde e educação
III - Profissão docente na sociedade contemporânea
IV - Educação e aspectos psicossociais da epilepsia
V - Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplinas

Cada semestre é organizado em torno de dois módulos centrais. Serão oferecidas algumas disciplinas específicas, como apoio ao tema em estudo e aos projetos em desenvolvimento:

- Temas transversais e a estratégia de projetos
- Profissão docente
- Educação e construção de valores
- Educação Especial / Inclusiva e epilepsia: possibilidades, avanços, desafios
- Educação comunitária e para a cidadania
- Doenças neurológicas, com ênfase em epilepsia
- Epilepsia: perspectiva psico-social e a interação com a sociedade
- Saúde na escola
- Tutoria de Projetos I e II
- Tutoria de Projetos em ética e saúde III e IV
- Trabalho de campo supervisionado I
- Trabalho de campo supervisionado II, III e IV - ética e saúde
- Trabalho de Conclusão de Curso - monografia em ética e saúde

Distribuição das vagas

As 350 vagas serão organizadas em turmas constituídas por grupos, que terão locais e horários de aulas presenciais obrigatórios, com frequência mínima de 85%, conforme discriminado a seguir:

Turma 1 - EACH (USP Leste)
Grupo 1 - Terça-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 2 - EACH (USP Leste)
Grupo 1 - Terça-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 3 - FE-USP (Cidade Universitária)
Grupo 1 - Terça-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 4 - IFSC (USP São Carlos)
Grupo 1 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Sexta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 5 - FFCLRP (USP Ribeirão Preto)
Grupo 1 - Segunda-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 6 - Unicamp (Campinas)
Grupo 1 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 7 - Unicamp (Campinas)
Grupo 1 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, Unicamp e Unesp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Pau (Fapesp), a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a Procuradoria Geral do Estado.

Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já estão em andamento, no âmbito do Programa Univesp, o curso de Pedagogia em parceria com a Unesp e o curso de idiomas (inglês e espanhol) no Centro Paula Souza. Para o segundo semestre deste ano a USP prepara sua primeira graduação em parceria com a Univesp - o curso de licenciatura em Ciências, inédito no país.

Fonte de anexo: SP Noticia

Cultura é Currículo lança 41 vídeos educionais

Filme fazem parte do projeto 'Lugares de Aprender', integrante do programa, que também é composto pelo 'Escola em Cena' e 'O Cinema Vai à Escola'
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Dados cartográficos ©2010 MapLink - Termos de Uso
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(Atualizado às 14h48)

O programa Cultura é Currículo lançou, nesta quinta-feira, 17, 41 vídeos de instituições culturais e locais históricos a serem visitados pelos alunos dentro do projeto Lugares de Aprender. São 32 filmes de espaços localizados no interior do Estado e outros nove situados na capital. O evento aconteceu no Museu da Imagem e do Som, na capital.

Produzidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em parceria com a TV Cultura, os filmes têm entre cinco e oito minutos cada um. Os vídeos serão uma importante ferramenta para que os professores possam explorar melhor as ações do projeto. O intuito é que os alunos assistam aos filmes antes das visitas para aprenderem mais ao percorrer as instituições.


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Qui, 17/06/10 - 08h14
Cultura é Currículo lança 41 vídeos educionais

Filme fazem parte do projeto 'Lugares de Aprender', integrante do programa, que também é composto pelo 'Escola em Cena' e 'O Cinema Vai à Escola'
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Dados cartográficos ©2010 MapLink - Termos de Uso
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(Atualizado às 14h48)

O programa Cultura é Currículo lançou, nesta quinta-feira, 17, 41 vídeos de instituições culturais e locais históricos a serem visitados pelos alunos dentro do projeto Lugares de Aprender. São 32 filmes de espaços localizados no interior do Estado e outros nove situados na capital. O evento aconteceu no Museu da Imagem e do Som, na capital.

Produzidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em parceria com a TV Cultura, os filmes têm entre cinco e oito minutos cada um. Os vídeos serão uma importante ferramenta para que os professores possam explorar melhor as ações do projeto. O intuito é que os alunos assistam aos filmes antes das visitas para aprenderem mais ao percorrer as instituições.

As 870 escolas participantes do projeto Lugares de Aprender no interior receberão um kit com os três DVDs produzidos nos municípios incluídos no roteiro do projeto. As 1.268 unidades da capital e Grande São Paulo que integram o projeto receberão os DVDs Lugares de Aprender 3A e 4, com filmes de instituições culturais da cidade de São Paulo. Os vídeos Lugares de Aprender 1, 2 e 3 da capital, produzidos em 2008 e distribuídos às escolas no ano passado, também serão entregues durante o evento para as instituições culturais e diretorias de ensino convidadas.

Confira abaixo as instituições e locais que integram cada DVD:

Lugares de Aprender 1 (interior)
- Museu Casa de Portinari, em Brodowski
- Museu do Telefone de Bragança Paulista
- Museu do Café, em Santos
- Sítio Santo Antonio, em São Roque
- Espaço Difusão Científica e Observatório de Franca
- Museu Municipal Edward Coruripe Costa, em Votuporanga
- Museu Municipal do Folclore, em Penápolis
- Centro Integrado de Ciência e Cultura, de São José do Rio Preto
- Museu Municipal Ruy Meneses, em Barretos
- Fazenda Nova, em Mococa

Lugares de Aprender 2 (interior)
- Jardim Zoobotânico de Franca
- Museu Cultural e Arqueológico Água Vermelha, em Ouroeste
- Fazenda Pinhal, em São Carlos
- Fazenda Bela Aliança, em Descalvado
- Museu de Arte de Ribeirão Preto
- Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos, em Amparo
- Pinacoteca Miguel Dutra, Piracicaba
- Museu Municipal Osvaldo Russomano, em Bragança Paulista
- Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos
- Casa Martim Afonso, em São Vicente
- Casa de Cultura Marcelo Grassman, em São Simão
- Fundação Arquivo e Memória de Santos

Lugares de Aprender 3 (interior)
- Museu da Imigração Japonesa KKKK, em Registro
- Museu do Folclore de São José dos Campos
- Quilombo Cangume, em Itaoca
- Museu de Arte Primitiva José Nazareno Mimessi, em Assis
- Museu de Memória Regional, em Rosana
- Horto Florestal de Lins
- Museu do Café/Fazenda Lageado, em Botucatu
- Jardim Botânico de Botucatu/Unesp
- Museu Municipal de Jaú
- Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo, em Assis

Lugares de Aprender 3A (capital)
- Catavento Cultural e Educacional

Lugares de Aprender 4 (capital)
- Palácio do Horto
- Museu da Energia de São Paulo
- Museu do Futebol
- Casa das Rosas
- Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
- Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
- Museu da Memória do Gás
- Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu

Sobre o programa Cultura é Currículo

Implantado desde 2008, o programa é um dos maiores programas culturais para estudantes no Brasil. Inserido no cotidiano escolar e no currículo da secretaria, o programa propicia o encontro de alunos e de professores com várias manifestações artísticas e culturais.

O programa é composto por três projetos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais como museus e parques; Escola em Cena, que leva alunos para apresentação de peças teatrais e espetáculos de dança; e O Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes nas unidades que mantêm Ensino Médio. O Cultura é Currículo, entre outros aspectos, é um programa que amplia repertório, forma um novo público para visitar as instituições culturais, incentiva o protagonismo juvenil e revela inúmeros talentos.

No ano passado, foram investidos cerca R$ 8,4 milhões no programa, que levou um público estimado em 330 mil pessoas, entre alunos e educadores, a diversas atividades culturais na Capital, Grande São Paulo e interior do Estado, com transporte e a alimentação dos estudantes custeados. Neste ano, está previsto um investimento total de R$ 16 milhões. A maior parte do orçamento é utilizada no transporte e na alimentação dos alunos.

Da Secretaria da Educação.

Pré-inscrição para Paraolimpíadas Escolares vai até 25 de junho

Principal competição paraolímpica estudantil será realizada de 6 a 11 de setembro em São Paulo

Instituições de ensino e de esportes que pretendem inscrever seus alunos atletas para as Paraolimpíadas Escolares 2010 devem fazer a pré-inscrição até o dia 25 de junho. As provas da principal competição paraolímpica estudantil do País acontecerão de 6 a 11 de setembro, em São Paulo.

A expectativa dos organizadores é receber 1.200 participantes, 350 a mais do que na edição de 2009. Cada estado poderá ter uma delegação de 213 pessoas no máximo. Para definir os atletas que defenderão a sua bandeira, algumas das unidades federativas, como Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe devem organizar seletivas estaduais.

Retomada ano passado, as Paraolimpíadas Escolares contaram com 850 participantes, que representaram 20 estados. Os jogos, que aconteceram em Brasília, revelaram novos talentos em oito modalidades: atletismo, natação, futebol de cinco para cegos, futebol de sete para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha e tênis de mesa.

A edição de 2010 contará com mais duas modalidades: vôlei e tênis em cadeira de rodas. Além disso, os estados de Goiás e Rio Grande do Sul estreiam na competição.

As provas serão disputadas no Clube Espéria (natação, futebol de cinco, tênis em cadeira de rodas, vôlei, judô, futebol de sete e goalball), no Centro Olímpico (atletismo), no Clube Tietê (tênis de mesa) e no Hotel Holiday Inn (bocha).

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

CONCURSO DE REMOÇÃO DE DOCENTES - 2010 / 2011 CLASSIFICAÇÃO GERAL E RECONSIDERAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Volume 120 • Número 113 • São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010

COMUNICADO DRHU DE 16 / 06 / 2010

O Diretor do Departamento de Recursos Humanos, nos termos do Decreto nº 55.143/2009 e da Resolução SE 95/2009, torna pública a classificação geral e orientações quanto aos procedimentos de solicitação de reconsideração – Concurso de Remoção de Docentes - 2010/2011.
I - Da Classificação Geral
A classificação geral dos candidatos consta em ordem decrescente do total de pontos obtidos na avaliação dos títulos, por categoria funcional, e a relação dos candidatos inscritos por união de cônjuges por ordem alfabética do município pleiteado.
1. A coluna reservada à “observação” somente estará preenchida quando a inscrição for por união de cônjuges ou por títulos, como segue:
1.1- por união de cônjuges: inscrição UC indeferida/ Títulos deferida;
1.2- por títulos: inscrição indeferida.
II – Da Consulta e Reconsideração de Inscrição
1. “PÁGINA - INSCRIÇÃO / INDICAÇÃO”
No período de 17 a 20 /06/2010, o candidato poderá consultar sua Inscrição e suas Indicações e solicitar, se for o caso, “Reconsideração” apenas da inscrição - realizada somente via Internet, no mesmo sistema utilizado para o cadastramento das inscrições.
O candidato poderá consultar o Requerimento de Inscrição e as Indicações, no sistema utilizado para inscrição, devendo registrar o mesmo Login e Senha utilizada para realizar a inscrição e caso não se lembre da Senha, esclarecer suas dúvidas junto ao Diretor de Escola da unidade de classificação, pois na tentativa de digitar a senha por 3 (três) vezes esta será bloqueada, não permitindo o acesso ao sistema.
Ao acessar o sistema, o candidato obterá a página personalizada podendo visualizar o requerimento, clicando o botão “Inscrição” e as indicações, no botão “Indicação”. Para solicitar a reconsideração, clicar em “Motivo de Reconsideração” - espaço no qual o candidato deverá registrar o motivo de seu pedido.
No Documento de Inscrição constam todos os dados pessoais e funcionais do candidato, a modalidade, o tipo de inscrição e a carga horária, bem como a avaliação de títulos, o total de pontos obtidos e a classificação, para criteriosa conferência por parte do interessado.
2. “ PÁGINA DA RECONSIDERAÇÃO”
2.1- O CANDIDATO PODERÁ SOLICITAR:
2.1.1-retificação de dados registrados no “Documento de Confirmação de Inscrição”;
2.1.2- mudança do município indicado para fins de união de cônjuges (inciso I do artigo 16 do Decreto nº 55.143/2009).
2.2- O CANDIDATO PODERÁ INTERPOR RECONSIDERAÇÃO CONTRA:
2.2.1- avaliação dos títulos;
2.2.2- indeferimento da inscrição por títulos ou por união de cônjuges;
2.2.3- terceiros.
III - Das Disposições Finais
Ao preencher o documento discriminado no item “2” do inciso II deste comunicado, o candidato deverá observar, ainda, as instruções que seguem:
1. No prazo de 17 a 20 / 06 / 2010, o candidato poderá:
1.1- retificar dados, somente após alteração no sistema de Cadastro Funcional PAEF;
1.2- interpor reconsideração;
1.3- indicar novo município mediante documento comprobatório, no caso de o cônjuge não mais estar em exercício no município anteriormente pleiteado (inciso I do artigo 16 do Decreto nº 55.143/2009).
2. Não será atendida qualquer solicitação que implique a retificação, inclusão, exclusão, substituição de unidade escolar indicada, bem como a alteração da ordem das indicações.
3. Fica impedida também, solicitação quanto à alteração do tipo de inscrição de União de Cônjuges para Títulos, assim como desistir do concurso de remoção por qualquer categoria (Artigo 12 da Resolução SE 95/2009).
4. O candidato que interpuser recurso, caso necessite, poderá apresentar documento e entregar na Unidade de Ensino de Classificação, no período de 17 a 21/06/2010.
5. O candidato de unidade escolar que foi municipalizada, reorganizada, extinta, etc., após o período de inscrição, ao conferir a planilha de confirmação de inscrição, se constatar que sua unidade-sede difere daquela onde tem seu cargo classificado, deverá interpor reconsideração, solicitando alteração de sua unidade-sede, no período de 17 a 20/06/2010.
6. O superior imediato, ao constatar erro na unidade-sede de candidato inscrito na remoção, deverá solicitar ao candidato que entre com reconsideração, no período de 17 a 20/06/2010, informando corretamente o código e nome da unidade-sede, a situação funcional, nos campos correspondentes.
7. Todos os Postos de Inscrição das Diretorias de Ensino deverão orientar os interessados e prestar maiores esclarecimentos no período previsto para reconsideração de inscrição, via Internet.
8. O candidato que não se manifestar no prazo determinado para reconsideração quanto aos dados contidos na “PÁGINA INSCRIÇÃO”, terá esses dados ratificados automaticamente, não sendo permitida qualquer alteração posterior (§ 3º do artigo 27 da Resolução SE 95/2009).
9. A reconsideração interposta pelo candidato, por motivo diverso dos previstos no Decreto 55.143/09, não terá efeito suspensivo nem retroativo, conforme Resolução SE 95/09, artigo 27 - § 4º.
10. A Secretaria da Educação não se responsabilizará por reconsiderações não recebidas, em decorrência de problemas técnicos, falhas ou congestionamento de linhas de comunicação.
11. A classificação geral dos candidatos estará à disposição dos interessados no Sistema de Inscrição - Requerimento, e nos sites da Secretaria da Educação: www.educacao.sp.gov.br e Imprensa Oficial: www.imprensaoficial.com.br .
12. No Diário Oficial do Estado – Seção I, desta mesma data, constam os despachos relativos ao indeferimento de inscrições por União de Cônjuges e Títulos.

Fonte de anexo: secretaria da Educação