30 de jul. de 2010

INSCRIÇÃO PARA SUBSTITUIR OU RESPONDER POR CARGO VAGO DE DIRETOR DE ESCOLA:Inscrição pela Res. SE 57 de 01/08/2008


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA
COMUNICADO – DE – RIS.
Assunto: Inscrição pela Res. SE 57 de 01/08/2008, Publicada em 02/08/2008.
Comunicamos a todos os interessados que no período de 02 a 13/08/2010, das 8:00 às 17:00 horas, na sede da Diretoria de Ensino, sito à Avenida XV de Novembro, 1668 – Centro – Itapecerica da Serra, estarão abertas as inscrições de acordo com a Resolução 57/2008, para substituir ou responder por cargo vago de: DIRETOR DE ESCOLA E SUPERVISOR DE ENSINO
1 - DOS REQUISITOS
1.1 – PARA SUBSTITUIR OU RESPONDER POR CARGO VAGO DE DIRETOR DE ESCOLA:

v SER TITULAR DE CARGO DE PROFESSOR OU DIRETOR DE ESCOLA;
v LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA OU PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO;
v CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO DEVIDAMENTE APROVADO, DE PÓS-GRADUAÇÃO, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (GESTÃO ESCOLAR), COM CARGA HORÁRIA DE, NO MÍNIMO, 800 (OITOCENTAS) HORAS.
v CONTAR COM PELO MENOS 08 (OITO) ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO;

1.2 – PARA SUBSTITUIR OU RESPONDER POR CARGO VAGO DE SUPERVISOR DE ENSINO:

v SER TITULAR DE CARGO DE SUPERVISOR, DE DIRETOR DE ESCOLA, OU DE DOCENTE COM APROVAÇÃO EM CONCURSO DE SUPERVISOR DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE;
v LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA OU PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO;
v DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO;
v CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, DESTINADO A LICENCIADOS, CRIADO E APROVADO NOS TERMOS DE NORMAS ESPECÍFICAS DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
v CONTAR COM PELO MENOS 10 (DEZ) ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO OU 08 (OITO) ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO DOS QUAIS 02 (DOIS) ANOS NO EXERCÍCIO DE CARGO OU DE FUNÇÃO DE SUPORTE PEDAGÓGICO EDUCACIONAL OU DE DIREÇÃO DE ÓRGÃO TÉCNICOS.

2 - DOS DOCUMENTOS

v CÉDULA DE IDENTIDADE – ORIGINAL E CÓPIA;
v CPF – ORIGINAL E CÓPIA;
v CÓPIA HOLERITE;
v DIPLOMA REGISTRADO E RESPECTIVO HISTÓRICO ESCOLAR DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA OU CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO;
v DECLARAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO NO MAGISTÉRIO EM DIAS ATÉ 30/06/2010;
v CERTIFICADO DE APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO DO CARGO NO QUAL É TITULAR E OUTROS REFERENTES AO CARGO DA CLASSE DE SUPORTE PEDAGÓGICO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – ORIGINAL E CÓPIA;
v ANEXOS I E/OU II DE TEMPO EXPEDIDO PELO CHEFE IMEDIATO, CONFORME MODELOS DA REFERIDA RESOLUÇÃO;
v FICHA 100/2009 e 2010 CONTENDO TODOS OS TEMPOS NECESSÁRIOS PARA CONTAGEM/DESEMPATE;

OBSERVAÇÃO:
1 - Fica expressamente vedada a atribuição de vaga e/ou sua respectiva designação:
I - ao candidato que, na data da atribuição, se encontre afastado a qualquer título;
II - ao Diretor de Escola, em unidade escolar que seja do mesmo município e da mesma Diretoria de Ensino de seu órgão de classificação;
III - por procuração de qualquer espécie;
IV - ao candidato que se enquadre em qualquer das situações previstas nos artigos 7º e 18 do Decreto nº 53.037/2008.
2 - Diretores de Escola titulares de cargo e designados em substituição, pró labore ou cargo vago na própria U.E. em que é titular como PEB, desta D.E.., que dependerem de atestados expedidos pela Diretoria de Ensino, deverão trazer ficha 100/2010, com data base até 30/06/2010, contendo nas quadrículas em branco do campo “TEMPO LÍQUIDO ACUMULADO” OU “NO VERSO DA FICHA”, CONFORME FOR O CASO: tempo de magistério docente separado quando titular/função; tempo como titular de cargo da respectiva classe (Diretor de Escola e Supervisor de Ensino); tempo de designação em substituição, pró labore ou em cargo vago na respectiva classe, separando o tempo de Supervisor de Ensino e de Diretor de Escola; tempo de Vice Diretor de Escola / Assistente de Diretor de Escola (ADE) nas respectivas funções separadamente. No verso da ficha 100, discriminar os períodos de designações e D.O.E.s;
3 - Não haverá atribuição para representante com procuração do candidato inscrito e classificado.
4 - Lembramos que, as classificações ficarão conforme segue:
Diretor de Escola: Faixas I, II e III;
Supervisor de Ensino: Faixas I, II, III e IV.
5- Atentar para os critérios de desempate alterados na Resolução SE 57/2008.
6- Professor de Educação Básica I ou II, atentar para as Faixas de Supervisor de Ensino conforme Res. SE 57/2008.
Itapecerica da Serra, 29 julho de 2010.
(Assinado no Original) 

Para mais informação, clik no link ao lado - Diretoria de ensino Itapecerica da serra.


Fonte de anexo:  deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

28 de jul. de 2010

Para fazer inscrição na Redefor é necessário se cadastrar no site da Redefor, para isso, vá até o link (O que quero saber, fazer ou falar?) do lado direito desse blog, e procure o link que vai te direcionar.

27 de jul. de 2010

SECRETARIA ABRE PRÉ-INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A EDUCADORES DA REDE


São 16 cursos de capacitação à distância, com 9.910 vagas para professores, diretores e supervisores de ensino do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio;
Os cursos fazem parte do Programa Redefor, executado por meio da Escola Paulista de Formação Docente, em parceria com a USP, Unicamp e Unesp, e representam um investimento de R$ 109 milhões

                  Tem início nesta segunda-feira (26/07) o período de pré-inscrições para educadores da rede estadual interessados em participar dos cursos de especialização oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação por meio do Programa Redefor. São 16 cursos de capacitação à distância, com 9.910 vagas para professores, diretores e supervisores de ensino do Ensino Fundamental Ciclo II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Executado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, o Programa representa um investimento de R$ 109 milhões do Governo do Estado e uma parceria inédita entre a Secretaria e as três universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) em prol da melhoria da qualidade do ensino básico público paulista. 
“O Redefor é um importante passo para a solidificação da política educacional adotada pelo Governo do Estado, que tem como principal eixo a melhoria da qualidade da educação da rede pública. Em conjunto com a criação do curso de formação específica, etapa do concurso público de ingresso nas carreiras do Quadro do Magistério, os cursos de especialização para educadores que jatuam na rede estadual deverão contribuir para a formação dos profissionais e das equipes escolares nos marcos do currículo do Estado”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

 
As pré-inscrições podem ser feitas até 10 de agosto pelo site www.escoladeformacao.sp.gov.br/redefor. Podem participar educadores efetivos ou ocupantes de função atividade (OFA) em exercício, habilitados ou qualificados, conforme base do Departamento de Recursos Humanos (DRHU) de Junho/2010.
Os cursos oferecidos têm 360 horas de duração (entre 12 e 14 meses) e contemplam: especialização em docência para professores nas 13 disciplinas do currículo; especialização em Gestão da Escola, para diretores; especialização em Gestão do Currículo, para professores coordenadores; e especialização em Gestão da Rede Pública, para supervisores de ensino.
A Unicamp oferecerá os cursos de especialização em ensino de língua portuguesa, matemática, física, história e educação física. A Unesp, os de  especialização em ensino de língua inglesa, filosofia, arte, química e geografia. A USP ministrará especializações em ensino de ciências, biologia, sociologia, além dos três cursos da área de gestão.
Todos os cursos terão como referência o currículo da Secretaria da Educação e os materiais de apoio à sua implantação e definem-se com parte da estratégia para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública estadual.  Nesse sentido, eles deverão propiciar aos profissionais da educação, essencialmente: 
- A constituição de conhecimentos e competências pedagógicas e didáticas para domínio do currículo do Estado de São Paulo;
- A apropriação de uma cultura de desenvolvimento profissional como um processo coletivo, envolvendo a equipe escolar, com foco na sala de aula e na organização da escola;
- A constituição das competências necessárias para o trabalho de grupo produtivo, tais como interagir, expressar e ouvir pontos de vista, compartilhar idéias e buscar entendimento.
No total, o Redefor oferecerá cursos de especialização à distância para 30.000 profissionais da rede pública do Estado ao longo de 2010, 2011 e 2012. Os cursos serão oferecidos em duas etapas. A primeira (2010-2011) capacitará 9.910 educadores. Na segunda etapa (2011-2012), 20.090 profissionais serão contemplados. Em três anos, o programa terá um investimento total de R$ 109 milhões, sendo R$ 32 milhões previstos somente para este ano.
         Abaixo, o quadro com o número de vagas consolidadas por universidade:
Universidade
Vagas
2010-2011
2011-2012
Total
UNICAMP
4.050
8.000
12.050
USP
4.060
8.140
12.200
UNESP
1.800
3.950
5.750
TOTAL
9.910
20.090
30.000

Para Fernando Costa e Herman Voorwald, respectivamente reitores da Unicamp e da Unesp, a participação das universidades estaduais paulistas no programa atesta o compromisso educacional e social das instituições.
  “A participação da Unicamp neste convênio com a Secretaria de Estado da Educação demonstra o compromisso da universidade com a educação e formação de pessoas e, neste caso em particular, com a qualificação dos professores dos ensinos Fundamental II e Médio da rede pública paulista. É natural que uma universidade com experiência em ministrar cursos de graduação e pós-graduação de reconhecida qualidade se envolva em um projeto como este, com o desafio de transmitir essa mesma qualidade, por meio do ensino a distância, a um grande número de alunos de especialização”, pontua o reitor da Unicamp, professor Fernando Costa.
“Ao participar do projeto Redefor, a Unesp cumpre seu papel social ao contribuir para a melhoria dos ensinos Fundamental e Médio, por meio de cursos de especialização como esses, direcionado a professores da rede estadual”, afirma o reitor da Unesp, Herman Voorwald.
POLÍTICA EDUCACIONAL EFICAZ
A política educacional de São Paulo se estrutura em quatro eixos. O primeiro se refere aos padrões curriculares adotados para a rede de cinco mil escolas. Dois programas se destacam: o Ler e Escrever, que estabeleceu a figura do professor auxiliar nas salas de aula nas classes iniciais e todo um sistema para reforçar a alfabetização das crianças, com 1,8 milhão de livros distribuídos, entre outros materiais; e o São Paulo Faz Escola, com a definição de um novo currículo e a distribuição 192 milhões de cadernos e materiais para alunos e professores com os conteúdos das diversas matérias, além de programas de capacitação.
O segundo eixo é a implantação de avaliações e metas de qualidade, com a criação do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e a definição de metas para cada escola, que passou a ter o desafio de melhorar em relação à sua própria realidade.
O terceiro eixo da política educacional de São Paulo trata do programa de incentivos aos professores. Foi criado o Bônus por Resultados, que paga até 2,9 salários às equipes escolares que superam as metas definidas para as suas escolas. É um programa expressivo de premiação por resultados que mobilizou os docentes para melhorarem o desempenho de seus alunos.
O quarto eixo reformou a carreira dos professores, estabelecendo nova forma de ingresso (com curso obrigatório oferecido pela Escola Paulista de Formação de Professores) e o Programa de Valorização pelo Mérito. Foram criadas provas de promoção que permitem anualmente, a um quinto dos professores, promoção salarial de 25% de acordo com a permanência na escola e o resultado das avaliações.
Outras ações pioneiras foram adotadas, como a mudança na legislação para reduzir as faltas de professores e a criação da Prova dos Temporários, que permitiu pela primeira vez selecionar para as salas de aula os melhores professores disponíveis. Também foi aberto concurso para a contratação de 10.000 professores.
“São políticas muito consistentes e muito corajosas que já começam a dar resultado e, tenho certeza, colocaram a educação paulista no rumo certo”, aponta o secretário Paulo Renato.

SOBRE O PROGRAMA MAIS QUALIDADE
Lançado em maio de 2009 pelo Governo do Estado, o Programa + Qualidade na Escola criou, em sua primeira fase, a Escola de Formação de Professores de São Paulo, que mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério (instituindo o curso de formação como última etapa do processo seletivo), além de ter implementado duas novas jornadas de trabalho (de 12 e 40 horas semanais), aberto 80 mil novos cargos efetivos no magistério e regulamentado a situação dos professores temporários, instituindo o exame como requisito para sua atuação nas salas de aulas.
Na segunda fase da ação, foi criado o Programa Valorização pelo Mérito, que reconhece o esforço e a dedicação dos profissionais de toda a rede. O Valorização pelo Mérito permite aos docentes quadruplicar o salário inicial da carreira desde que  cumpram as regras de promoção,  tenham notas mínimas em avaliações  e consigam classificação entre os 20% melhores dentro do quadro total do magistério no Estado. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, pode chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%.
O Programa Valorização pelo Mérito dá sequência à ampla política desenvolvida pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade da educação, com medidas como o Programa Ler e Escrever (voltado à aceleração da alfabetização de crianças de 1ª à 4ª série), o São Paulo Faz Escola (com novo currículo e materiais específicos para alunos e professores) e diversas modalidades de recuperação de aprendizagem para alunos com dificuldades, entre outras ações.

São Paulo, 25 de julho de 2010.
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

Para fazer inscrição na Redefor é necessário se cadastrar no site da Redefor, para isso, vá até o link (O que quero saber, fazer ou falar?) do lado direito desse blog na parte superior, e preocure o link que vai te direcionar.



Saiba das regras para inscrição acessando:
www.rededosaber.sp.gov.br/portais/LinkClick.aspx?fileticket=QqLiz4JEiHY%3d&tabid=1406


Fonte de anexo : www.escoladeformacao.sp.gov.br/redefor.





18 de jul. de 2010

Fique sabendo!

Por conta da legislação eleitoral esse espaço  terá redução de atualizações.


Obrigada! Eloim Nogueira

13 de jul. de 2010

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria do Estado da Educação, nos termos do item 10 do inciso XIII das Instruções Especiais SE 1/2009 – DOE 25/12/2009, disciplinadoras do concurso em questão, torna pública a RELAÇÃO DE VAGAS nas disciplinas: Arte, Biologia, Ciências físicas e Biológicas, educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial – Deficiências auditiva, Física, Mental e Visual, remanescentes do concurso de Remoção de Docentes/2010 - § 2º do artigo 24 da LC 444/85 – Estatuto do Magistério. Conforme disposto no item 13 do inciso XIII das supracitadas Instruções Especiais, a relação de vagas poderá sofrer alterações em caso de atendimento a decisões judiciais, aproveitamento de adidos e reorganização/extinção/fusão/desativação de unidades escolares. O edital de convocação para realização de sessão de escolha de vaga, contendo dia, hora e local será publicado oportunamente.

Fonte de anexo:www.imprensaoficial.com.br

Para Buscar a sua Classificação Clik no link do lado direito da área de trabalho do Blog (O que quero saber, fazer...)ou acesse: www.imprensaoficial.com.br/suplementos/educacao/PebII-Ingresso-07-2010/index.asp


Instruções Gerais Acesse:   http://www.dersv.com/CONV_ESCVAGAS_CONC_PEB_II.pdf


 

9 de jul. de 2010

CELS ABREM INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE IDIOMAS NO SEGUNDO SEMESTRE

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria oferecem cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão para estudantes da rede estadual
Os Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria de Estado da Educação estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do segundo semestre deste ano. São oferecidos cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão. As vagas são para estudantes da rede estadual que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo. Os interessados devem se inscrever em um dos 97 CELs do Estado até o final de julho (a relação das unidades com os respectivos contatos está disponível no site http://cenp.edunet.sp.gov.br/CEL/Default.asp).
"O CEL oferece ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um terceiro idioma, o que aumenta suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
Leonardo Henrique Cardoso Silva, 17 anos, que cursou alemão no CEL da Escola Estadual Professor Amadeu Olivério, em São Bernardo do Campo, hoje colhe bons frutos de sua formação. Ele embarca neste sábado (10/07) para a Alemanha, onde fará, gratuitamente, um curso de três semanas específico para jovens de 14 a 17 anos. O estudante ganhou a bolsa integral após atingir a nota máxima (60 pontos) no nível “Fit in Deutsch 1” (nível básico para alunos a partir dos 10 anos de idade) do exame de proficiência aplicado pelo Instituto Goethe e participar de um sorteio entre os estudantes que obtiveram conceito ótimo nas provas.
Leonardo fará o curso em “Schloss Gebesee”, uma antiga propriedade senhorial, próxima de Erfurt, a capital do Estado da Turíngia, e terá aulas de três a quatro horas diárias com estudantes de todo o mundo. Os alunos ficarão hospedados no castelo Gebesee.
“Fiquei muito feliz por ter atingido a nota máxima e também por ter ganho a bolsa integral para o curso na Alemanha. É uma excelente oportunidade e quero aproveitar ao máximo”, conta Leonardo. O adolescente se interessou pela língua alemã por influência de uma tia materna que morou na Áustria durante muito tempo e hoje vive em Barcelona. “Minha tia plantou essa semente em mim e o CEL me ajudou no domínio do idioma, que ampliou meus horizontes culturais e minhas possibilidades profissionais.”

Sobre os CELs
Atualmente, a Secretaria mantém 97 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 61 em cidades do interior. No total, são atendidos mais de 58 mil alunos nos em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs neste ano). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano (divido em dois semestres com 120 horas de aula), os demais cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres, totalizando um total de 480h/aula.
São Paulo, 8 de julho de 2010.
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218. 8879/2062

Fonte de anexo: Secretaria da Educação

Prêmio construindo a nação 2010

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.

Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 apoiado pela Sony Brasil cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.

A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com CNI/SESI é apoiada nos Estados de São Paulo pela Fundação Volkwsvagen (também no Rio de Janeiro), Fundação Cásper Líbero e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.



REGULAMENTO - 2010/2011


Objetivo

Com o objetivo de estimular as escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Fundação Volkswagen instituíram o Prêmio “Construindo a Nação 2010”.



Das inscrições

Toda e qualquer escola, de Ensino Infantil, Fundamental, Médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Estado de São Paulo legalmente constituída poderá participar desta premiação;

As escolas, através de sua direção, deverão inscrever um único projeto de cidadania desenvolvido ou em operação no ano de 2010 que, até o mês de outubro, já propicie condições de avaliação de resultados, mesmo que parciais.
As inscrições serão realizadas no site www.institutocidadania.org.br ou construindoanacaosp@institutocidadania.org.br no período de 08 de março a 30 de julho;

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.



Dos Projetos de Cidadania

O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a cidadania é a participação dos estudantes em todas as suas etapas.

Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases - estudo, concepção, diagnóstico e planos de ação documentadas (relatórios, pesquisas, documentação fotográfica, etc.);

Os temas escolhidos deverão ser vinculados à cidadania, podendo abordar situações internas à escola ou externas à ela – comunidade local ou sociedade brasileira num sentido mais amplo.

As informações relativas ao projeto deverão ser apresentadas obedecendo OBRIGATORIAMENTE o “Roteiro de Apresentação Formal” que será fornecido de maneira detalhada pelo Instituto da Cidadania Brasil à escola participante após sua inscrição. Projetos que não seguirem o referido roteiro sofrerão redução de 2 pontos em sua média final (* nota máxima 10 pontos) no sistema de avaliação dos projetos.

Apoio e referencial Técnico:


O Instituto da Cidadania Brasil oferecerá apoio técnico às escolas inscritas para formulação do projeto, se necessário, através do e-mail: construindoanacaosp@institutocidadania.org.br, através do site www.institutocidadania.org.br pelo centro de intercâmbio virtual ou através dos telefones: (11) 5042 2242 (11) 5543 6530.


Do Júri e do Julgamento



A data limite para o envio dos projetos é 06 de outubro.

Os projetos enviados não serão devolvidos, salvo em caso de solicitação expressa e autorização para utilização do serviço SEDEX a cobrar.

Os trabalhos premiados serão publicados para divulgação nacional e internacional. Ao se inscrever, a escola já estará concedendo este direito às Instituições organizadoras.


Os projetos inscritos serão avaliados por Comissão Técnica formada por representantes do Instituto da Cidadania Brasil e, após definição dos finalistas, por Comissão Final de Jurados formada por Técnicos, Parceiros e Apoiadores do prêmio, com experiência na área de responsabilidade social, sustentabilidade e/ou de educação.

Haverá etapa de apresentação presencial do projeto inscrito, se assim for definido e comunicado aos participantes pelos organizadores da edição vigente do prêmio.
A comunicação final dos resultados será formalizada através das mídias
apoiadoras, até o dia 30 de novembro de 2010.


Da Premiação

A premiação ocorrerá em local, data e horário a serem posteriormente divulgados;
Serão premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Fonde de anexo:http://www.institutocidadania.org.br

5 de jul. de 2010

Estação Ciência abre inscrições para oficina para professores

Aulas acontecerão aos sábados durante período das férias escolares

A Estação Ciência da USP abre vagas para a oficina gratuita Arte e Ciência, voltada para professores e que acontecerá aos sábados durante o período das férias escolares.

Trata-se de uma atividade prática relacionada ao processamento metodológico e bases conceituais para a criação de recursos artístico-educacionais de aplicação em sala de aula - neste caso, a partir do tema anatomia e sua interface com a dança e o teatro. A experiência, portanto, consiste em apresentar o conhecimento científico do corpo como uma ponte para a expressividade e a subjetividade.

A oficina terá carga horária total de 12 horas e será dirigida por Cauê Mattos, coordenador do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência. As atividades acontecerão entre os dias 10 e 31 de julho, das 10 às 13 horas.

É necessário que o professor apresente um breve currículo e o comprovante profissional na inscrição, que pode ser feita por e-mail ou pelo telefone (11) 3675-8828.

Fonte de anexo http://www.saopaulo.sp.gov.br

3 de jul. de 2010

Assunto: COMUNICADO ENEM e ENCCEJA/EF - 2010

COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS

Senhor (a) Dirigente de Ensino e Diretores de Escolas

Comunicamos a adesão da Secretaria de Estado da Educação aos exames, realizados pelo INEP/MEC, ENEM/ 2010 (antigo Encceja/Ensino Médio) e ENCCEJA/2010 (Ensino Fundamental) e solicitamos dar ampla divulgação dos eventos relacionados aos mesmos junto às Escolas, comunidade e alunos do ensino médio.
De acordo com o Edital INEP nº 1, de 18/06 (vide arquivo), a inscrição do ENEM deverá ser feita exclusivamente via Internet, no site http://www.inep.gov.br/ , no período de 21/6 a 9/7/2010. A s provas estão previstas para os dias 6 e 7 de novembro.
O ENCCEJA/Ensino Fundamental é destinado aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular em idade apropriada, podendo ser utilizado para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental, desde que tenham 15 anos completos até a data da realização do exame. As inscrições estão previstas para iniciarem-se em 2 de agosto e a realização das provas em 28 de novembro de 2010.
De acordo com os Termos de Cooperação Técnica, em ambos os exames em parceria INEP e SEE, caberá a esta Secretaria, por meio dos órgãos competentes - CESU/ DE/ Escolas - a atribuição/ responsabilidade de:
ü divulgação dos exames no âmbito de sua jurisdição, bem como dos critérios e procedimentos específicos ou complementares adotados para certificação;
ü auxiliar no processo de inscrição dos interessados, oferecendo local de fácil acesso com computadores conectados à Internet;
ü certificação e declaração de eliminação de componentes curriculares, de acordo com a legislação e critérios estabelecidos (CESU);
Seguem, anexos, o Edital INEP/ Enem/2010 e os Guias de orientações “PASSO A PASSO” para divulgação junto as Escolas/ DEs, objetivando auxiliar no processo de realização das inscrições.
Agradecemos antecipadamente a atenção e colaboração e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Fonte de anexo: site INEP