31 de mai. de 2011

Professor cordenador CEU (centro de liguas)


Edital de Cadastro Emergencial de Docentes Candidatos à Contratação por Tempo Determinado



A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Itapecerica da Serra, com base na Resolução SE-31, de 26-5-2011, torna pública a abertura de cadastro de candidatos à contratação por tempo determinado para docência, portadores de habilitação ou que apresentem qualificação para ministrar aulas de disciplinas que compõem as matrizes curriculares das escolas da rede estadual de ensino e que não participaram do Processo de Seletivo Simplificado para Docentes, previsto no inciso II do artigo 2º da Lei Complementar nº 1.093, de 16.7.2009, para atuarem junto as Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino.
Os Docentes e Candidatos Cadastrados nos termos deste edital participarão do Processo de Atribuição de Classe e Aulas durante o ano de 2011 após os inscritos nesta Diretoria de Ensino, em conformidade com a legislação em vigor.
I - DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
  1. 01/06/2011 a 08/06/2011 – das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h
  2. Local – Plantão da Diretoria de Ensino Itapecerica da Serra - Avenida XV de Novembro, 1668 – Centro – Itapecerica da Serra - SP
  3. Classificação - 13/06/2011 após as 13:00h, no site da Diretoria de Ensino.
  4. Recursos - 13 e 14/06/2011 – Pessoalmente, nesta Diretoria de Ensino.
  5. Classificação Final - 16/06/2011
II – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1.      Requerimento de cadastramento ao Dirigente Regional de Ensino conforme formulário próprio;
2.      Cópia simples do RG;
3.      Cópia simples do CPF;
4.      Cópia de Diploma e Histórico Escolar (Portadores de licenciatura plena ou bacharelado);
5.      Atestado de Matrícula, devidamente carimbado e assinado pelo responsável da IES (Alunos de Curso de Licenciatura Plena ou Bacharelado);
6.      Cópia de Certidão de Nascimento de filhos (para desempate);
7.      Cópia de Certificado de Aprovação em Concurso Público de Docentes da Rede Estadual de Ensino;
III – VEDAÇÕES
1.      É vedada a juntada de documentos para qualquer alteração em contagem de pontos ou acréscimo de habilitações ou qualificações em relação à inscrição da Diretoria de Ensino de origem. 
2.      É vedado o cadastro de portadores de diploma de licenciatura plena de Pedagogia e Educação Física, devido ao excesso de docentes inscritos.
3.      Os docentes já inscritos e cadastrados nesta Diretoria de Ensino estão dispensados de efetuar o cadastro de que trata o presente edital.

São Paulo, 30 de maio de 2011

Madalena Lopes Cravo Roxo
Dirigente Regional de Ensino /
Comissão de Atribuição de Aulas


Fonte de anexo: http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

SECRETARIA DIVULGA INSTRUÇÕES DE CONCURSOS PARA EXECUTIVO PÚBLICO E OFICIAL ADMINISTRATIVO



SECRETARIA DIVULGA INSTRUÇÕES DE CONCURSOS PARA EXECUTIVO PÚBLICO E OFICIAL ADMINISTRATIVO
Os concursos destinam-se ao provimento de 245 cargos de executivo público e 1.203 de oficial administrativo, que serão distribuídos entre órgãos centrais e regionais da Secretaria de Estado da Educação
Inscrições poderão ser feitas no site da Vunesp entre os dias 15 de junho e 13 de julho

        Foram publicadas nesta terça-feira (31/05), no “Diário Oficial” do Estado de São Paulo, as instruções dos concursos destinados ao provimento de 245 cargos de executivo público e 1.203 de oficial administrativo, com vencimentos iniciais de R$ 2.700 e R$ 710, respectivamente. As vagas serão distribuídas entre órgãos centrais e regionais da Secretaria de Estado da Educação.
As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h do dia 15 de junho ate as 16h do dia 13 de julho no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela realização dos exames. As vagas por região serão publicadas no edital de abertura das inscrições.

Executivo Público
Para concorrer às vagas de executivo público, é necessário ter diploma de ensino superior e pagar uma taxa de R$ 39,80 para inscrição.
O concurso será composto por uma prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, um teste de redação e avaliação de títulos. Apenas a prova objetiva é eliminatória, mas todas as avaliações serão consideradas para a classificação. Os exames serão aplicados na mesma data e no mesmo local, a serem divulgados oportunamente por meio do “Diário Oficial” e do portal da Vunesp. Além dos 245 cargos atuais, o certame também proverá outros que vagarem ou forem autorizados no decorrer do seu prazo de validade, que é de dois anos.
A carga horária para desempenho da função é de 40 horas semanais. Entre as atribuições básicas do cargo estão atividades de assistência e assessoramento em unidades técnicas com nível de assessoria, coordenação e direção nas diversas áreas de atuação.
Para assumir o cargo, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
·  ser brasileiro;
·  ter idade mínima de 18 anos completos;
·  estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
·  estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
·  não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
·  ter concluído a escolaridade exigida para o cargo e possuir os documentos comprobatórios;
·  ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por avaliação médica realizada em Órgão Médico Oficial do Estado de São Paulo;
Oficial administrativo
Para concorrer às vagas de oficial administrativo, o candidato deve ter diploma do ensino médio e pagar uma taxa de R$ 23,88 para inscrição.
O concurso será composto por uma prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e avaliação de títulos. Apenas a prova objetiva é eliminatória. A data e o local da prova serão divulgados oportunamente por meio do “Diário Oficial” e do site da Vunesp. Além dos 1.203 cargos em aberto, o exame também proverá outros que vagarem ou forem autorizados no decorrer do seu prazo de validade, que é de dois anos.
A carga horária para desempenho da função é de 40 horas semanais. Entre as atribuições básicas do cargo estão atividades de apoio técnico e/ou administrativo nas diversas áreas de atuação.
Para assumir o cargo, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
·  ser brasileiro;
·  ter idade mínima de 18 anos completos;
·  estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
·  estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
·  não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
·  ter conhecimento em informática;
·  possuir certificado de conclusão em curso de nível médio, reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação;
·  ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por avaliação médica realizada em Órgão Médico Oficial do Estado de São Paulo;
São Paulo, 31 de maio de 2011.
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/2063/2062



Fonte de anexo: http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

30 de mai. de 2011

Secretaria convoca 15 mil professores aprovados em concurso Estão sendo chamados os candidatos aprovados no concurso para PEB II realizado em março de 2010



A Secretaria de Estado da Educação dá início neste sábado (28/05), por meio de edital publicado no “Diário Oficial” do Estado, ao processo de convocação de mais 15 mil candidatos aprovados no concurso para professores do Ensino Fundamental ciclo 2 e Médio (PEB II) e da Educação Especial, realizado em março de 2010. As convocações para as sessões de escolha de vagas serão semanais, tendo início com as disciplinas com o menor número de candidatos remanescentes. Os dias, os horários e os locais em que os professores devem comparecer estão disponíveis na publicação.
A escolha de vaga faz parte do processo seletivo, e somente os que assim procederem a ela continuarão no certame, e já estarão automaticamente convocados para a 3ª etapa do concurso, o curso promovido pela Escola de Formação de Professores. Os novos docentes deverão ingressar no curso em julho , e os aprovados serão nomeados no final deste ano para ingresso na rede no início de 2012.
O candidato convocado deverá comparecer ao local indicado no edital, munido de documento de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ou se fazer representar por procurador, legalmente constituído, portando xerocópia dos documentos mencionados.
Essa é a primeira etapa da contração de 25 mil novos professores para a rede estadual anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em fevereiro deste ano. Os outros 10 mil profissionais deverão ser convocados posteriormente.
Será publicado mais adiante um edital de convocação complementar para dar continuidade à convocação para escolha de vagas.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

27 de mai. de 2011

Prorrogadas as inscrições para prova de promoção do magistério


Podem participar professores (educação básica I e II), professores II, diretores de escola, assistentes de diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos que atendam aos requisitos do processo
Interessados deverão se inscrever no site www.educacao.sp.gov.br até as 18h de segunda-feira (30/05)

Foi prorrogado até as 18h de segunda-feira (30/05) o prazo de inscrições para os interessados em participar da prova que integra o processo de promoção dos integrantes do quadro do magistério paulista, previsto pelo Programa de Valorização pelo Mérito, da Secretaria de Estado da Educação. A prova será realizada em julho e é destinada a servidores efetivos e estáveis que atendam aos requisitos do processo (relacionados abaixo). As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria ( www.educacao.sp.gov.br ), por meio do link “GDAE”, acessando o item “Promoção”.
 Para a inscrição, serão utilizadas as informações do Sistema de Cadastro Funcional e de Frequência da Secretaria. O candidato terá acesso ao formulário personalizado por meio de login e senha e deverá apenas confirmar os dados constantes na ficha online e preencher as opções relativas ao campo de atuação em que deseja realizar a prova. No caso dos docentes, as opções são: classe, aula (nas disciplinas de língua portuguesa, inglês, arte, educação física, matemática, ciências físicas e biológicas, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, psicologia, sociologia, alemão, espanhol, francês, italiano e japonês) ou Educação Especial. Diretores, assistente de diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos devem optar pelo campo de atuação suporte pedagógico. 
O candidato que acumula cargo, em campo de atuação diverso, poderá concorrer ao processo de promoção separadamente, em cada situação funcional, desde que atenda a todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade. O candidato que acumula cargo no mesmo campo de atuação (professor educação básica II) realizará uma única prova. Caso seja titular de cargos em disciplinas diferentes deverá optar apenas por uma, que deve atender aos requisitos previstos.
Para concorrer à promoção, é necessário estar em efetivo exercício na rede estadual na data-base (31/03/2011), ser titular de cargo efetivo ou temporário com estabilidade assegurada pelo §2º do artigo 2º da LC 1.010/2007, ter cumprido o intervalo mínimo de quatro anos por período contínuo ou não no exercício do cargo/função, estar classificado em uma mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e somar, no mínimo, 2.304 pontos de assiduidade.
O candidato que participou do processo de promoção em 2010 e não obteve classificação suficiente poderá concorrer normalmente este ano, desde que sejam atendidos os requisitos de assiduidade e permanência. Sua inscrição será obrigatória, porém a realização da prova é facultativa, podendo ser considerada a nota da prova obtida em 2010. Caso o candidato remanescente opte por fazer nova prova será considerada a maior pontuação.
Os docentes promovidos devem esperar um intervalo mínimo de três anos para concorrer em novo processo.
Sobre o Programa Valorização Pelo Mérito
Aprovado na Assembleia Legislativa em 21 de outubro de 2009, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2009 que institui o Programa de Valorização pelo Mérito está alinhado à política educacional do Governo do Estado, iniciada em 2006 e que privilegia professores, diretores e supervisores de ensino, valorizando o profissional de toda a rede de acordo com seu esforço e dedicação.
O programa criou um plano de carreira inédito para o magistério paulista, que permite ao profissional multiplicar seu salário até quatro vezes ao longo do mesmo. O plano é composto por cinco faixas salariais em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Dentro de cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação. As promoções significam uma evolução salarial na carreira com os seguintes percentuais de aumento:
- Promoção da faixa 1 para a 2, equivalente a 25% da remuneração inicial
- Promoção para a faixa 3, equivalente a 50% da remuneração inicial
- Promoção para a faixa 4, equivalente a 75% da remuneração inicial
- Promoção para a faixa 5, equivalente a 100% da remuneração inicial
Avançam de faixa os profissionais que obtiverem melhor desempenho no concurso de promoção. A cada ano, a promoção é concedida a até 20% do contingente de cada classe (o cálculo é feito sobre o total da categoria ou faixa e não apenas sobre o número de profissionais aptos a participar do exame). Além do resultado da prova, a análise funcional do profissional nos anos anteriores também é levada em conta para a ascensão salarial. Entre os fatores considerados estão a assiduidade e o tempo de permanência em uma mesma escola.
As projeções indicam que até 2014, poderá haver 105 mil docentes na faixa salarial 2 e 43 mil na faixa 3, estes ganhando 50% a mais – esse conjunto representa 2/3 do total do atual quadro de magistério.
Em um horizonte de tempo de 25 anos, que é o necessário para um professor se aposentar, 75% de todos os professores, diretores e supervisores  podem estar na faixa 5, a mais alta, se cumprirem as demais condições de assiduidade, permanência na mesma escola e obtenção de nota mínima requerida nos exames.
O Valorização pelo Mérito é parte do Programa + Qualidade na Escola e permite aos docentes multiplicar o salário inicial da carreira por quase quatro vezes desde que cumpram as regras de promoção e tenham notas mínimas em avaliações. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, poderá chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%. Pelas regras anteriores, a elevação máxima de salário era de 73%.

Fonte de anxo: http://www.educacao.sp.gov.br/

Consulado Geral do Japão em São Paulo



23 de maio de 2011
Bolsas de Estudo MEXT : Curso de nível superior no Japão
O Ministério da Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão oferece bolsas de estudo integrais em nível superior para brasileiros cursarem Graduação, Escola Técnica Superior ou Curso Profissionalizante naquele país a partir do mês de abril de 2012.
Os candidatos devem ter concluído ou ter previsão de conclusão do ensino médio no corrente ano, ter menos de 21 anos de idade, domínio da língua inglesa e/ou japonesa, interesse pelo Japão e sua cultura e interesse em continuar os estudos superiores naquele país.
As inscrições para as referidas bolsas estarão abertas no período de 01º a 30 de junho.
Maiores informações acerca dessas oportunidades, detalhes sobre requisitos e documentos básicos para inscrição podem ser acessados no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
 Atenciosamente,
Miki Minasse
Assessora Cultural 

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Av. Paulista, 854, 1o andar, Bela Vista, São Paulo, 01310-913
telefone: 11-3254-0100  r.353
cgjcultural3@arcstar.com.br
www.sp.br.emb-japan.go.jp

Fonte de anexo/:  http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

20 de mai. de 2011

Boletins do SARESP 2010 já estão disponíveis na Internet

Os resultados por escola das redes de ensino estadual, municipal e particular, e também das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza já podem ser vistos on-line
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de disponibilizar em seu site ( http://saresp.fde.sp.gov.br/2010/) os Boletins de Resultados por Escola participantes do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), em 2010, das redes de ensino estadual, municipal e particular e também das escolas técnicas estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). A avaliação foi realizada foi realizada por quase 2,5 milhões de estudantes de todo o Estado, em novembro do ano passado.
O boletim traz uma síntese dos resultados de cada escola obtidos pelo conjunto dos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em cada disciplina avaliada – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além dos dados de cada escola são fornecidos os resultados por Diretoria de Ensino, Coordenadoria de Ensino e da rede estadual como um todo.
Foram elaboradas duas versões de Boletins do Saresp – uma, diz respeito aos resultados do 3º ano do Ensino Fundamental e, a outra, aos resultados do 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Os Boletins do Saresp das escolas estaduais são de domínio público, enquanto o acesso aos Boletins das escolas municipais, particulares e técnicas é feito com senha personalizada, enviada por email, para cada unidade escolar.
Também serão disponibilizados no site da Secretaria da Educação os resultados gerais da 13ª edição do Saresp da rede estadual, redes municipais, escolas particulares e escolas técnicas estaduais. Os dados referem-se à abrangência da avaliação e ao desempenho escolar. São apresentados os resultados gerais de cada rede de ensino, expressos em médias de desempenho e nos quatro níveis de proficiência definidos pela avaliação estadual, alcançados pelos alunos de cada ano/série e disciplina avaliada.
Os resultados apresentados nos Boletins proporcionam às escolas indagações e reflexões sobre o significado pedagógico dos resultados da avaliação e servem como parâmetro para enfrentar os desafios.
Sobre o Saresp
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Fonte de anxo:  http://www.educacao.sp.gov.br/

18 de mai. de 2011

Escola de formação promove curso sobre utilização de mídias em aulas de matemática A formação é destinada aos professores do Ensino Médio da rede estadual; Interessados podem se inscrever pela internet até o dia 22 de maio; Nesta primeira etapa, serão oferecidas 1.140 vagas


Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do curso M@tMídias, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a empresa Mais Serviços e Recursos Educacionais de Matemática. O curso é voltado aos professores de matemática do Ensino Médio da rede estadual (efetivos, estáveis e OFAs, que estejam em exercício) e tem como proposta discutir metodologias para uso de recursos de aprendizagem em mídias diversas (áudio, vídeo, software e experimentos) como material complementar às aulas da disciplina. O objetivo é enriquecer o desenvolvimento do currículo.
Nesta primeira etapa serão atendidos 1.020 professores de matemática da 3ª série do Ensino Médio e 120 professores participantes da pesquisa “Boas práticas do ensino de Matemática”, realizada pela Fundação Cesgranrio. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Também podem participar professores coordenadores (PCOP) de Matemática ou de Tecnologia com formação em matemática . Além desses profissionais, educadores de 1ª e de 2ª séries do Ensino Médio poderão se inscrever para possíveis vagas remanescentes. Os interessados devem se cadastrar no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/matmidias até o dia 22 de maio.

O curso será oferecido à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Formação. A carga horária total é de 60 horas, distribuídas em quatro módulos de 15 horas, estruturados com base no currículo e compostos por recursos de aprendizagem, referências bibliográficas, videoconferência por streaming (ao vivo ou gravada), atividades disponibilizadas no AVA e de vivência a ser realizada em sala de aula com os alunos. O conteúdo dos módulos contemplará Geometria Analítica, Equações Algébricas e Números Complexos, Estudo das Funções e Estatística.
O aproveitamento dos cursistas será avaliado com base nas atividades web propostas em cada módulo (questões discursivas, fóruns e vivências), que serão validadas por um professor tutor. Serão aprovados aqueles que obtiverem, no mínimo, 80% de frequência, participação com conceito satisfatório e entregarem do relatório da vivência. A conclusão do curso será considerada para a evolução funcional do professor.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/