27 de jun. de 2011

As “cores e caras” da avaliação.

As “cores e caras” da avaliação

A avaliação do aluno
Da aprendizagem
Da prova
Da própria avaliação
Da instituição escolar
Da sala
Da participação
Do rendimento ...
A avaliação formativa
Somativa
Construtiva
Objetiva
Diagnostica
Conceitual ...
Avaliação das etapas
Das características
Dos critérios
Das metodologias
Do coração e da razão...
A avaliação de BORDENAVE
GADOTTI
LIBÂNEO
LUCKESI
FREIRE
PERRENOND
FERREIRO
TABEROSKY... 
Avaliação do certo e do errado
do passado e do futuro
do previsto e do imprevisto
do velho e do novo

Avaliação de tantas cores e números
Verde
Amarelo
Azul
Rosa
Pink ...
A avaliação que vai para frente e volta para trás.
Avaliação que faz chorar
Alegrar
Decepcionar
Diminuir
Crescer
Do A B C D,..
Do 1 2 3,...
Do muito bom, excelente, parabéns,...
A avaliação sem a cor preta do:
Preconceito
Da injustiça
Do interesse pessoal
Da imprecisão
Da falta de critério
Da falta de foco e objetivos precisos ...
Avaliação que não pode ser acima de tudo incoerente.

Autora: Eliane Nogueira, 2011.

Paulo Renato sempre estará ligado à universalização do ensino fundamental e à busca da melhoria da educação


A Secretaria de Estado da Educação recebeu com profunda consternação a notícia da morte de Paulo Renato Souza. Dirigentes, funcionários e toda a comunidade da Secretaria lamentam profundamente a perda do único homem público que serviu a esta instituição em duas ocasiões, tendo em ambas deixado legados de inovação em benefício da educação de São Paulo.
O nome de Paulo Renato sempre estará ligado à universalização do ensino fundamental e à busca da melhoria da qualidade da educação no Brasil. Paulo Renato foi o ministro da Educação com mais realizações no passado recente do Brasil. Foi o responsável pela universalização do acesso ao Ensino Fundamental com a criação do Fundef e pela consolidação da avaliação nacional da Educação Básica, o Saeb.
Dentre suas obras marcantes, ainda estão a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também foi em sua gestão que nasceu o Bolsa Escola, transformado no atual Bolsa Família. Por iniciativa de Paulo Renato, foi criada em 2009 a São Paulo Escola de Formação de Professores, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento e a formação continuada do corpo docente da rede estadual de ensino.
Assim como todo o país, o Estado de São Paulo será sempre grato por sua dedicação e empenho em promover uma educação de qualidade aos seus quase cinco milhões de alunos.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

22 de jun. de 2011

Gabaritos do Encceja podem ser consultados



Atenciosamente.

Elisabete Lunetta
Diretoria CESU/ CENP
Fone: (11) 3351-0155

 14 de Junho de 2011
Já estão disponíveis para consulta os gabaritos das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) para os brasileiros residentes no Japão e para os privados de liberdade e sob medida socioeducativa. O interessado deve acessar a página do Inep, em http://portal.inep.gov.br/web/encceja/gabaritos, para visualizar os gabaritos. Os resultados do exame estão previstos para o segundo semestre de 2011.
Para acessar o boletim de desempenho, a partir de julho, os candidatos deverão ter em mãos o número do CPF e a senha, cadastrada no ato da inscrição. Os responsáveis pelas unidades prisionais e socioeducativas deverão acessar com o seu CPF e senha os resultados dos privados de liberdade.
As duas provas foram aplicadas no mês de maio. Cerca de 15 mil se candidataram à certificação nas unidades prisionais e socioeducativas, espalhados em 20 estados e mais o DF. No Japão, mais de dois mil interessados se inscreveram ao exame, aplicado nos dias 14 e 15 de maio para o ensino fundamental e médio.
O participante será habilitado se atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento e 5,0 (cinco) pontos na redação. Compete às Secretarias de Educação de cada estado utilizar o resultado e certificar o participante.
Assessoria de comunicação do Inep/MEC

Fonte de anexo: http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

16 de jun. de 2011

Proposta visa valorizar a profissão docente para assegurar que a Educação do Estado esteja entre os melhores sistemas de ensino do mundo nos próximos anos

Governo envia ao Legislativo projeto de Política Salarial
para o Magistério
Além do aumento de 42%, iniciativa prevê evolução
funcional com possibilidade de ascensão salarial de até 183%
ao longo da carreira para todos os professores

O Governador Geraldo Alckmin encaminhou hoje à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar da proposta de Política Salarial anunciada em maio. Elaborada pelas secretarias da Educação e da Gestão Pública, a iniciativa contempla não só o aumento escalonado de 42,25% no vencimento-base dos professores, mas também a previsão de mudança dos atuais níveis de promoção salarial por desempenho e de progressão acadêmica.
“Essa Política Salarial e as previsões para o Plano de Carreira, que será posteriormente elaborado, são a proposta do Governo de São Paulo para dar os passos iniciais decisivos visando colocar a Educação de nosso Estado entre os melhores sistemas de ensino do mundo nos próximos anos”, disse o secretário da Educação, Herman Voorwald.
“Para atingir esse objetivo, nossa proposta, acolhida com entusiasmo pelo Governador Geraldo Alckmin, prevê manter e aperfeiçoar a avaliação pelo mérito e ampliar as possibilidades de ascensão profissional, garantindo essa evolução a todos os que atingirem os patamares fixados pelo plano”, ressaltou o Secretário da Gestão Pública, Julio Semeghini.
O Plano de Carreira será finalizado ainda neste ano, mas o projeto de lei do aumento salarial prevê também a mudança da estrutura dos níveis de evolução funcional, pois ambos tiveram de ser previamente avaliados no seu impacto no Orçamento do Estado para os próximos anos.
A carreira atual
No modelo atual, a promoção salarial pelo mérito se baseia em cinco níveis de promoção (verticais) em intervalos de quatro anos, com aumentos de 25% sobre o salário, limitados, em cada avaliação, aos 20% dos professores de melhor classificação em uma prova. O modelo ainda em vigor também possui cinco níveis de progressão acadêmica, com valores crescentes à razão de 5%, como mostra a tabela abaixo, na qual a evolução na carreira nos dois eixos proporciona uma variação total de 143,04%.
Ou seja, mantida essa escala atual de vencimentos, o atual salário-base de um professor com jornada de 40 horas semanais, que é de R$ 1.665,05, seria elevado até R$ 4.047,78 ao longo de toda a carreira do professor, ou seja, uma variação total de 143,04%, não computados adicionais de tempo de serviço.
O projeto de reformulação
Na proposta encaminhada ao Legislativo, estão previstos oito níveis com intervalos de três anos, com aumentos de 10,5% sobre o salário para todos os que atingirem determinadas metas de avaliação, que ainda deverão ser estabelecidas. Esses níveis correspondem, na tabela abaixo, à promoção salarial (vertical), que por sua vez é combinada com outros oito níveis de progressão (horizontal) com valores crescentes à razão de 5%.
Desse modo, além dos 42,25% sobre o salário-base – definido inclusive para aposentados e pensionistas –, está prevista também a possibilidade de promoção de até 183,05% dos vencimentos ao longo da carreira.
Tomando como exemplo o atual salário-base de um professor com jornada de 40 horas semanais, que é de R$ 1.665,05, e que será aumentado em julho deste ano para R$ 1.894,12 (o que corresponde a 13,76% de acréscimo), o total de vencimentos para aqueles que cumprirem todos os oito níveis verticais e horizontais será de R$ 5.361,20.
Essa variação acumulada de 183,05% não considera, porém, adicionais por tempo de serviço nem os aumentos salariais previstos para os próximos três anos. Para considera essa Política Salarial, que prevê para julho de 2014 o salário-base atual aumentado em 42,25%, ou seja, de R$ 2.368,51, a evolução na carreira nos oito níveis verticais e horizontais permitirá chegar ao total de vencimentos de R$ 6.704,07, sem contar aumentos por tempo de serviço.
Desse modo, a Política Salarial proposta pelo Governador Geraldo Alckmin para o Legislativo induz os professores, durante sua carreira, não só à formação continuada por meio de cursos de pós-graduação e de especialização (progressão horizontal), mas também à valorização pelo mérito, que preservará a prova de avaliação, mas também incorporará outros critérios a serem definidos no Plano de Carreira, tais como a avaliação de desempenho profissional, que incorpora outros aspectos ao processo atual de exame, de modo a considerar outras habilidades essenciais ao professor, como o desempenho em sala de aula.
Em obediência à Lei Complementar 836/1997, a Secretaria de Educação instituirá uma comissão paritária, composta por representantes indicados pela Pasta e por entidades representativas do magistério, com a atribuição de propor critérios para a evolução funcional e demais providências relativas ao assunto. Também serão consideradas todas as avaliações apresentadas por representantes da rede estadual nas 15 reuniões regionais realizadas no início deste ano pela Secretaria da Educação, nas quais estiveram presentes cerca de 20 mil professores, supervisores e outros profissionais do ensino, inclusive praticamente todos os diretores de escolas e dirigentes regionais
Essa iniciativa de Política Salarial para o Magistério do Estado de São Paulo, com a previsão da estrutura de vencimentos para o Plano de Carreira, visa promover ainda mais a melhoria da Educação, e tem o professor como peça-chave para o sucesso desse projeto.




Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

D.E de itapecerica da Serra / Cadastro Emergencial de Docentes Candidatos à Contratação por Tempo Determinado – Inscrições Reabertas


Cadastro Emergencial de Docentes Candidatos à Contratação por Tempo Determinado – Inscrições Reabertas
A Dirigente Regional da Diretoria de Ensino -  Região de Itapecerica da Serra comunica a todos os interessados que está reaberto o cadastro de candidatos à contratação por tempo determinado para docência, conforme Resolução SE 31, de 26-05-2011,  portadores de habilitação ou que apresentem qualificação nas áreas de EXATAS, HUMANAS e ARTE.
Os interessados deverão protocolar na Diretoria de Ensino os seguintes documentos:
1.      Requerimento de cadastramento ao Dirigente Regional de Ensino conforme formulário próprio;
2.      Cópia simples do RG;
3.      Cópia simples do CPF;
4.      Cópia de Diploma e Histórico Escolar (Portadores de licenciatura plena ou bacharelado);
5.      Atestado de Matrícula atual, devidamente carimbado e assinado pelo responsável da IES (Alunos de Curso de Licenciatura Plena ou Bacharelado);
6.      Cópia de Certidão de Nascimento de filhos (para desempate);
7.      Cópia de Certificado de Aprovação em Concurso Público de Docentes da Rede Estadual de Ensino;
8.      CTA (contagem de tempo para quem já ministrou aulas na Rede Estadual).

Observação: Os docentes já inscritos e cadastrados nesta Diretoria de Ensino estão dispensados de efetuar o cadastro de que trata o presente comunicado.

Itapecerica da Serra, 16 de Junho de 2011

                                                    Madalena Lopes Cravo Roxo
                                                                    Dirigente Regional de Ensino

Fonte de anexo:  http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

14 de jun. de 2011

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II



EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SESSÃO DE ESCOLHA DE VAGAS
O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do Inciso XIII, item 15 das Instruções Especiais SE 01/2009, disciplinadoras do concurso em questão, em complemento ao Edital publicado no DOE de 01/06/2011, CONVOCA, em continuidade, os candidatos aprovados e classificados até o momento no concurso em epígrafe, para as sessões de escolha de vagas, a serem realizadas em dias, hora e locais, adiante mencionados e baixa instruções aos candidatos.
A escolha de vaga faz parte do processo seletivo e somente os que assim procederem continuarão no certame e já ficam convocados para a 3ª etapa do concurso - Curso de Formação, nos termos do Regulamento específico.
I. INSTRUÇÕES GERAIS
1. A chamada para escolha de vagas obedecerá, rigorosamente, a ordem de Classificação Final, Lista Geral, por disciplina, em nível de Regional - 1ª Região - COGSP e 2ª Região - CEI, publicada no DOE de 26/06/2010 - Suplemento.
2. O candidato convocado deverá comparecer munido de DOCUMENTO DE IDENTIDADE - RG e do CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS - CPF ou se fazer representar por procurador, legalmente constituído, portanto xerocópia dos documentos mencionados.
3. Assinada a ficha de escolha de vaga pelo candidato ou seu procurador, não será permitida, em hipótese alguma, desistência ou troca da vaga escolhida, sob qualquer pretexto.
4. O candidato deverá fornecer, obrigatoriamente, e-mail pessoal a ser utilizado para recebimento de informações.
5. Não haverá nova oportunidade de escolha de vaga ao candidato retardatário ou ao que não atender à chamada no dia, hora e local determinados, sendo eliminado definitivamente do concurso.
6. De acordo com o artigo 5º do Decreto 55.078/09, no momento de escolha de vaga, o candidato poderá optar por qualquer jornada de trabalho docente: 10/ 20/ 25 ou 33 horas/aula, conforme a disponibilidade de vagas e correspondentes cargas horárias e turnos de funcionamento disponíveis na unidade escolar do ingresso, exceto o candidato de Educação Especial que escolherá 1 (uma) classe, em Jornada Básica de Trabalho Docente.
7. A relação de aulas disponíveis para o ingresso foi publicada no Diário Oficial do Estado de 31/05/2011 – Caderno Suplemento e estará disponível no site da Educação: www.educacao.sp.gov.br.
8. Conforme determina o § 4º do artigo 7º da Lei Complementar 1.094/09, “serão considerados aprovados no concurso, para fins de nomeação, conforme as vagas escolhidas, os candidatos que concluírem com êxito a terceira etapa, de acordo com o resultado de prova a ser realizada ao término do curso de formação”.
9. O candidato que escolher vaga deverá acessar o sistema GDAE, no site da Educação: “www.educacao.sp.gov.br”, para efetuar o cadastro da conta corrente pessoal - Banco do Brasil, para validação da Secretaria da Fazenda, para fins do crédito de bolsa de estudo, de acordo com a LC 1094/2009, oportunamente.
10. O Certificado de Aprovação em Concurso será concedido aos candidatos aprovados e que efetuarem, com êxito, o Curso de Formação.


II. LOCAIS DE ESCOLHA
1 - LOCAL 1: AUDITÓRIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO - CASA CAETANO DE CAMPOS - Praça da República nº 53 – Centro - São Paulo (entrada pela Av São Luiz - Portão 4)
REGIÃO / DISCIPLINAS:
Região 2 - Biologia

2 - LOCAL 2: AUDITÓRIO DA EE SÃO PAULO - Rua da Figueira, 500 - Bairro Brás - São Paulo (metrô Pedro II)
REGIÃO / DISCIPLINAS:
Região 2 - Língua Portuguesa

3 - LOCAL 3 : AUDITÓRIO DA EE ZULEIKA DE BARROS MARTINS FERREIRA - Rua Padre Chico, 420 - Bairro Pompéia - Capital
REGIÃO / DISCIPLINAS:
Região 1 - Inglês

III. ESCOLHA DE VAGAS
1 - LOCAL 1 : AUDITÓRIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO - CASA CAETANO DE CAMPOS - Praça da República nº 53 – Centro - SP (entrada pela Avenida São Luiz - Portão 4)
1.1 QUADRO DE CHAMADA
Disciplina - Região - Dia - Horário - N.º dos candidatos convocados

BIOLOGIA
Região 2 - CEI (Interior)
20/06/2011 - 8:30h - Lista Geral - 289 ao 788
21/06/2011 - 8:30h - Lista Geral - 789 ao 1281
2 - LOCAL 2 : AUDITÓRIO DA EE SÃO PAULO - Rua da Figueira,
500 - Bairro Brás - São Paulo (metrô Pedro II)
REGIÃO / DISCIPLINAS:
2.1 QUADRO DE CHAMADA
Disciplina - Região - Dia - Horário - N.º dos candidatos convocados

LINGUA PORTUGUESA
Região 2 - CEI (Interior)
20/06/2011 - 8:30h - Lista Geral - 379 ao 968
21/06/2011 - 8:30h - Lista Geral - 969 ao 1548
3 - LOCAL 3 : AUDITÓRIO DA EE ZULEIKA DE BARROS MARTINS
FERREIRA - Rua Padre Chico, 420 - Bairro Pompéia - Capital
3.1 QUADRO DE CHAMADA
Disciplina - Região - Dia - Horário - N.º dos candidatos convocados

INGLÊS
Região 1 - COGSP (Capital e Grande São Paulo)
20/06/2011 - 8:30h - Lista Geral - 1189 ao 1788
21/06/2011 - 8:30h - Lista Geral - 1789 ao 2171

DOE de 14/06/2011, Seção I, p. 135