29 de jul. de 2011

Reajuste dos inativos e pensionistas da Educação será pago em agosto

De acordo com as Leis 1.143/11 e 1.144/11, que prevêem o aumento escalonado de mais de 40% no salário-base de professores e servidores da Educação para os próximos quatro anos, a São Paulo Previdência - SPPREV informa que fará o pagamento dos inativos e pensionistas no mês de agosto contemplando o reajuste de 13,8% previsto para este ano, sendo o mesmo retroativo ao dia 1º de junho. Entretanto, devido a diferenças de sistemáticas no processamento de folhas de pagamento, os valores referentes ao reajuste e aos retroativos dos aposentados e pensionistas serão pagos no dia 15 de agosto, por meio de folha suplementar, enquanto o salário atual será pago normalmente no 5º dia útil. A partir de setembro, o valor do reajuste já será incorporado ao pagamento do benefício. Da São Paulo Previdência - SPPREV Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

26 de jul. de 2011

539 municípios e 341 escolas técnicas estaduais e particulares já se inscreveram para participar do Saresp

Prefeituras devem enviar a documentação para celebração dos convênios com a Secretaria até o dia 30 julho No total, 539 municípios, 224 escolas da rede particular de ensino e 117 unidades do Centro Paula Souza já se inscreveram para a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que será realizada nos dias 29 e 30 de novembro. Até o dia 30 de julho, as prefeituras deverão enviar à Secretaria de Estado da Educação a documentação requerida para celebração dos convênios, que pode ser conferida no site www.educacao.sp.gov.br , no link “Saresp 2011”. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais, cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas próprias instituições. A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria de Estado da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal também poderá utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios. O Idesp é calculado a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliada pelo Saresp. Já o fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo. Partindo do Idesp de cada ano, estipulam-se as metas de cada escola para o ano seguinte com base no tempo restante para atingir a meta de longo prazo. Cada escola pode acompanhar sua evolução ano a ano. Com esses indicadores os gestores municipais também podem estabelecer programas de incentivo à melhoria da qualidade de suas escolas pautados nos resultados de desempenho dos alunos, como o Bônus por Resultado. Cabe às gestões locais a decisão de divulgar os resultados do Saresp e do Idesp de suas escolas. Prova A prova, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha. Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião. Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de três horas. Sobre o Saresp O Saresp é uma avaliação realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

23 de jul. de 2011

Rede estadual terá mudanças no calendário escolar em 2012
Início das aulas no 1º dia útil de fevereiro e férias escolares
de 31 dias em julho estão entre as novas diretrizes que as escolas
estaduais terão de adotar a partir do próximo ano
As alterações atendem a reivindicações feitas por representantes
dos profissionais da educação nos encontros regionais promovidos
pelo secretário Herman Voorwald no primeiro semestre deste ano
Proposta visa compatibilizar o calendário do Estado com os
dos demais sistemas de ensino
 
A partir do próximo ano, as aulas na rede estadual de ensino terão início no 1º dia útil de fevereiro e as férias escolares dos alunos, em julho, passarão de 15 para 31 dias. As mudanças estão previstas em resolução, que determina novas diretrizes para elaboração do calendário referente ao ano letivo das cerca de 5.300 escolas da rede.
As alterações atendem a reivindicações feitas por representantes dos profissionais da educação nos encontros regionais promovidos pelo secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram 15 reuniões, com a participação de cerca de 20 mil representantes de professores, supervisores e demais profissionais, que tiveram como objetivo debater a reestruturação do atual modelo educacional.
“Antes, o processo de atribuição de classes/aulas nas escolas estaduais acontecia na primeira semana de fevereiro e nem sempre terminava a tempo para o início do ano letivo. Com o novo calendário ele será realizado já na segunda quinzena de janeiro e as escolas terão um tempo maior para organizar a recepção aos seus alunos”, explica Leila Mallio, responsável pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), da Secretaria de Estado da Educação.
As novas diretrizes também visam compatibilizar o cronograma do Estado com os dos demais sistemas de ensino, além de facilitar aos pais o planejamento das férias dos alunos, visto que o período passará a ser pré-determinado, o que não acontecia até este ano.
Atualmente, cada escola é responsável por organizar seu calendário, que deve cumprir o mínimo de 200 dias letivos. A partir de 2012, todas as unidades deverão encerrar as aulas regulares do 1º semestre no último dia útil de junho. As aulas do 2º semestre terão início no 1º dia útil de agosto e terminarão após se completarem os 100 dias letivos previstos para o período.
As férias para os docentes ocorrerão nos períodos de 1º a 15 de janeiro e de 1º a 15 de julho. Com o novo cronograma, durante todo o ano, os professores terão mais de 30 dias de recesso, divididos entre janeiro e julho (na sequência das férias) e dezembro (após o encerramento do ano letivo). “Na prática, descontados os dias de atribuição e planejamento em janeiro e julho, os professores terão no mínimo 53 dias de descanso, sendo 27 dias corridos, entre dezembro e janeiro, e outros 26 em julho”, explica o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Fernando Padula. Até este ano, os docentes tinham 30 dias corridos de férias em janeiro e apenas 10 dias de recesso em julho.
Ainda segundo a resolução, o calendário escolar deverá ser elaborado com a participação de docentes, ratificado pelo Conselho de Escola e encaminhado à Diretoria de Ensino para a devida homologação. Os dias letivos e/ou aulas programadas que deixarem de ocorrer por qualquer motivo deverão ser repostos, conforme a legislação pertinente, podendo ocorrer essa reposição inclusive aos sábados.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/ 

Rede estadual de ensino terá novo modelo de gestão até 201

Rede estadual de ensino terá novo modelo de gestão até 2012
Decreto do governador Geraldo Alckmin publicado no “Diário Oficial”
do Estado desta terça-feira (19/07) prevê reestruturação administrativa
que será implantada em parceria com a Fundap até o final deste ano
O objetivo é corrigir distorções, fortalecer as estruturas regionais
e desonerar as escolas de trabalho burocrático, para que as unidades
possam concentrar seus esforços integralmente no processo
de ensino/aprendizado
 
Decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin e publicado no “Diário Oficial” do Estado desta terça-feira (19/07) institui um novo modelo de gestão para a rede estadual de ensino. O projeto de reestruturação administrativa levou três anos para ser concluído e contou com apoio técnico da Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Estado. O novo modelo prevê a criação de cinco coordenadorias que centralizarão procedimentos administrativos específicos, hoje dispersos na rede. O objetivo é corrigir distorções, fortalecer as estruturas regionais e desonerar as escolas de trabalho burocrático, para que as unidades possam concentrar seus esforços integralmente no processo de ensino/aprendizado. A implantação será gradativa e deverá ocorrer até 31 de dezembro deste ano.
“A reestruturação administrativa da rede é fundamental para que o aprendizado ocorra de forma mais efetiva”, afirma o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.
Pelo novo organograma (confira abaixo), aparecem como órgãos vinculados à Pasta o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e o Comitê de Políticas Educacionais. Na sequência estão posicionadas a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – “Paulo Renato Costa Souza” , e cinco coordenadorias: de Gestão da Educação Básica; de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional; de Infraestrutura e Serviços Escolares; de Gestão de Recursos Humanos; de Orçamento e Finanças. Por fim, estão as Diretorias de Ensino seguidas das escolas de Ensino Fundamental e Médio e dos centros especializados de ensino.
A concentração dos procedimentos administrativos em unidades específicas contribuirá para o desenvolvimento de competência nas respectivas áreas, e também proporcionará melhor controle e transparência na produção de resultados, em especial nas atividades de suprimentos e de gestão financeira, que demandam conhecimentos especializados. Dessa forma, as novas coordenadorias serão responsáveis pela gestão integral de processos dos serviços educacionais oferecidos à população. “Também haverá mais racionalização das compras e de serviços voltados aos órgãos centrais da Secretaria, gerando uma economia de escala nessas contratações”, acrescenta o chefe de gabinete da Secretaria, Fernando Padula.
A nova estrutura organizacional foi definida com a premissa básica de gestão para resultados com foco no desempenho dos alunos, por meio da definição dos serviços necessários ao processo de ensino/aprendizagem. Cabe às unidades criadas na nova estrutura, tanto na administração central quanto nas Diretorias de Ensino, trabalhar para atender as escolas com qualidade e nos prazos adequados. Assim foram caracterizadas e criadas todas as coordenadorias da nova estrutura: com base na responsabilidade pela produção e entrega dos recursos viabilizadores do processo educacional, como matrícula, material didático, salas de aula e equipamentos, alimentação, serviços de informática, dentre vários outros.
As Diretorias de Ensino estarão estruturadas para exercer papel proativo na gestão do ensino e na adoção de políticas educacionais, enquanto as escolas se concentrarão na dinâmica do ensino/aprendizagem, com redução de atividades administrativas e racionalização de projetos complementares. Por sua vez, a FDE, sob o comando da Secretaria, será um dos agentes de apoio na operacionalização da infraestrutura da rede escolar.
Todos serão responsáveis pela obtenção dos resultados previstos nas metas da educação, pelo monitoramento e a avaliação dos resultados.
Dessa forma, as atividades da Secretaria estarão baseadas em processos esquematicamente distribuídos por três níveis: central, no qual se formulam as políticas e diretrizes, caracterizado pela atividade estratégica; regional, desempenhado pelas Diretorias de Ensino, responsáveis por orientar o ensino nas escolas sob sua jurisdição, caracterizado pela atuação tática e operacional; e local, em que as escolas exercem o processo de ensino/aprendizagem, aplicando recursos, materiais, métodos didático-pedagógicos e avaliações.
Do ponto de vista conceitual, caberá à estrutura central definir políticas e metas, conteúdos educacionais, organização do ano letivo, diretrizes e normas na aplicação e gestão de recursos. E à descentralizada _Diretorias de Ensino e escolas_ a execução do processo de ensino e aprendizagem, com a aplicação de recursos para essa finalidade e gerenciamento dos recursos locais. De acordo com o secretário adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, “trata-se de uma reforma que atualiza a administração da Secretaria, utilizando novas ferramentas no campo da gestão, de forma a dar condições de atuação pedagógica efetiva aos órgãos intermediários da rede, ao criar um corpo técnico capacitado para as atividades de natureza técnica e administrativa.”
No novo modelo, as atuais coordenadorias de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo e do Interior (COGSP e CEI), de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e os departamentos de Recursos Humanos (DRHU) e Suprimento Escolar (DSE) serão extintos e os respectivos servidores alocados para as novas unidades de acordo com suas funções. Também haverá criação de cargos, necessários à nova estrutura, que serão instituídos por P rojeto de Lei a ser enviado pelo governador à Assembleia Legislativa.
Os novos profissionais assumirão funções administrativas hoje desempenhadas por c entenas de professores, supervisores de ensino e outros educadores, que destinam sua jornada de trabalho quase por completa a essa atividade, quando deveriam dedicar-se em tempo integral ao ensino. “A partir da reestruturação, essas funções não serão mais preenchidas por educadores, mas sim por profissionais de nível médio e técnico, específicos para cada área”, explica Padula. Os educadores que encontram-se atualmente na área administrativa permanecerão em seus postos até se aposentarem e auxiliarão no treinamento dos profissionais a serem contratados.
O atual modelo de gestão da rede é vigente desde 1976 e foi sendo descaracterizado por reformas pontuais determinadas por necessidades urgentes de uma rede em crescimento permanente. Hoje, essa estrutura gerencia cerca de 250 mil servidores e atende direta e cotidianamente cerca de 4,5 milhões de alunos e 5,3 mil escolas.
A reestruturação administrativa da Secretaria faz parte de um conjunto mais amplo de medidas para melhoria da qualidade da educação básica no Estado de São Paulo, algumas das quais já em andamento, como a definição de metas de desempenho por escola, a bonificação por resultados, a contratação de professores efetivos, a implantação de currículo unificado (programas Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola), a criação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (com a nova regra de ingresso no magistério), a promoção por mérito e o plano de carreira para os profissionais da educação.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

21 de jul. de 2011

Capes e instituto israelense fecham acordo de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros

Da Agência Brasil

Em Brasília A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e o Instituto Weizmann de Ciência de Israel fecharam um acordo para financiar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores brasileiros nas áreas de bioquímica, química, física, matemática e ciência da computação e nas áreas de qualificação de professores da educação básica e de tecnologias da educação.
O acordo, com duração de cinco anos, servirá para a cooperação e execução de projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e Israel.“A pesquisa feita no Brasil, nessa área, ganhará visibilidade no exterior e terá inserção no cenário internacional, à medida que nossos pesquisadores tenham parceria com pesquisadores de alto prestígio israelenses” disse Denise Neddermeyer, diretora de Relações Internacionais da Capes.
Fundado em 1934, o Instituto Weizmann de Ciências, com sede em Rehovot em Israel, é um dos mais respeitados centros internacionais de pesquisas multidisciplinares do mundo.

Fonte de anexo: http://noticias.uol.com.br

18 de jul. de 2011

Começa período para instituições inscreverem alunos no Enade 18 de julho de 2011 • 08h45 • atualizado às 08h50

Começam nesta segunda-feira, 18 de julho, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O prazo de inscrições termina no dia 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país.
As inscrições são de responsabilidade das instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame. Pelas previsões do Ministério da Educação (MEC), 1,2 milhão de estudantes devem se inscrever este ano e cerca de 400 mil farão o Enade. Podem se candidatar alunos ingressantes e concluintes de cursos de educação superior.

O exame terá duração de quatro horas, com questões do componente de formação geral - comum a todos os cursos - e um componente específico de cada graduação. O componente geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, que abordarão estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas.
Entre os temas que devem ser abordados na prova geral estão: arte e cultura; avanços tecnológicos; ciência, tecnologia e inovação; democracia, ética e cidadania; ecologia e biodiversidade; globalização e geopolítica; políticas públicas; relações de trabalho; responsabilidade social, multiculturalismo, tolerância, inclusão e relações de gênero; tecnologias de informação e comunicação; vida urbana e rural; e violência.
O Inep também divulgou os temas específicos dos cursos tecnológicos que serão avaliados este ano. As áreas são de: Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. Os conteúdos dos cursos tecnológicos podem ser conferidos aqui.
Segundo o Inep, os temas específicos dos cursos de graduação serão divulgados posteriormente. Neste ano, fazem a prova alunos dos cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.
Com informações da Agência Brasil


Fonte de anexo: http://noticias.terra.com.br

Resolução que parcela férias de professores em São Paulo é alvo de protestos


Uma resolução da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo fracionou as férias de professores da rede em duas quinzenas. Agora, os docentes vão ser obrigados a tirar 15 dias em janeiro e 15 em julho. A medida entra em vigor só no ano que vem.
Pela regra anterior, os professores saíam de férias por 30 dias corridos somente em janeiro. A resolução, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7, recebeu protestos do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL).
Para a Secretaria, a medida ajuda no planejamento das aulas no início do ano. E também alega que a resolução não prejudica os professores, que, além de gozar férias, tinham recesso de 10 dias no mesmo mês. Hoje, os docentes terão direito a dois recessos, de 10 dias em  janeiro e 10 em julho.
Durante os recessos, os docentes podem ser convocados a qualquer momento. A Secretaria afirma que dificilmente os docentes são convocados durante o período de recesso.
A Apeoesp se reuniu com o secretário da Educação, Herman Voorwald, na quarta-feira, 13, para reclamar da resolução. Em comunicado no site, o sindicato afirma que “as férias corridas de 30 dias são um direito inalienável”.
O deputado Giannazi protocolou representação contra a resolução no Ministério Público Estadual, em que cita a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para alegar que a profissão de professor é “uma das mais estressantes” do mundo, razão pela qual o professor precisa de 30 dias corridos de férias.

Fonte de anexo: http://portal.aprendiz.uol.com.br

17 de jul. de 2011

Trecho Escritores da Liberdade

Como é bom saber que existem profissionais que pensam como nos, antes de ser profissional  ser acima de tudo humano. Eliane Nogueira

12 de jul. de 2011

Centro Paula Souza - Etec, Fatec, Vestibular, Vestibulinho, Ensino Gratuito, Cursos Gratuitos, Governo de São Paulo

Centro Paula Souza - Etec, Fatec, Vestibular, Vestibulinho, Ensino Gratuito, Cursos Gratuitos, Governo de São Paulo

Sobre a Unesp

Unesp divulga o calendário do Vestibular 2012

Período de inscrição vai de 5 de setembro a 7 de outubro
A Unesp receberá inscrições de 5 de setembro a 7 de outubro para seu Vestibular 2012, com oferta de 6.629 vagas em 156 opções de curso. Os candidatos deverão se cadastrar pela Internet, no site da Vunesp. A taxa de inscrição é de R$ 110. Os candidatos socioeconomicamente carentes poderão requerer isenção de pagamento da taxa, de 8 a 14 de agosto, também pela página da Vunesp, que divulgará em breve os critérios e procedimentos para obtenção do benefício.

Os cerca de 500 mil alunos de último ano de ensino médio de escolas públicas paulistas (Secretaria da Educação e Centro Paula Souza) pagarão taxa com redução de 75% do valor. A Resolução, publicada em 6 de julho no Diário Oficial de São Paulo, pode ser consultada aqui. Nela consta a relação com as 156 carreiras disponíveis em 19 cidades (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã). As provas serão aplicadas em duas etapas: nos dias 6 de novembro (primeira fase) e 18 e 19 de dezembro (segunda fase).

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 115 programas de pós-graduação. Tem 50.316 alunos (35.026 na graduação, 15.290 mil na pós - lato e sctricto sensu), 3.425 mil professores e 6.880 mil servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas.

Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal. Clique aqui para conhecer outros dados sobre a instituição.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

7 de jul. de 2011

SP Escola de Teatro abre inscrições para processo seletivo

São 18 vagas nos cursos gratuitos de direção, dramaturgia, técnicas de palco e iluminação

A SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de direção, dramaturgia, técnicas de palco e iluminação. Para participar do processo seletivo o candidato deve ter no mínimo 18 anos até a data de início do curso e ensino médio completo.

No total, são oferecidas 18 vagas. Para o período matutino, há quatro vagas para o curso de direção, um para dramaturgia, cinco para técnicas de palco e uma para iluminação. Para o período vespertino, são quatro vagas para o curso de dramaturgia e três para o de iluminação.

O processo seletivo começará em 16 de julho, e terá duas fases: a primeira é eliminatória e composta por redação e provas objetivas; a segunda fase, eliminatória e classificatória, é formada por provas específicas. O curso tem dois anos de duração e começa em 9 de agosto. As aulas são de terça-feira a sábado. O edital está disponível no site da instituição: www.spescoladeteatro.org.br.

SP Escola de Teatro
Av. Rangel Pestana, 2.401, Brás - São Paulo 
Taxa de inscrição: R$ 35,00
Inscrições: até 8 de julho, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 18h30
Informações: (11) 2292-7988 / 2292-8143, www.spescoladeteatro.org.br 

Da Agência Imprensa Oficial
Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

Convocação da próva de mérito

1. As provas serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2011, nos municípios-sede das 91 (noventa e uma) Diretorias de Ensino da Secretaria da Educação, conforme segue:


Saiba mais aqui (convocação prova de Mérito)

6 de jul. de 2011

Secretaria abre novo período de inscrições para o projeto Bolsa Mestrado/Doutorado


Professores, supervisores e diretores da rede estadual que desejam
cursar pós-graduação stricto sensu podem pleitear bolsas de estudo
que vão de R$ 1.300 a R$ 1.600
O cadastramento deve ser feito até 3 de agosto no site do projeto
A Secretaria de Estado da Educação abriu novo período de inscrições para o projeto Bolsa Mestrado/Doutorado, que oferece bolsas de estudos a professores da rede estadual de ensino que desejam cursar uma pós-graduação stricto sensu. O cadastramento deve ser feito no site http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br/ até o dia 3 agosto. Neste ano, são oferecidas bolsas de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado. Até o ano passado, o benefício mensal para ambos os níveis de pós-graduação era de R$ 790. O valor foi ampliado em 64,5% para mestrado e em 102,5% para doutorado. A iniciativa conta com R$ 4,5 milhões reservados no orçamento deste ano e tem por objetivo estimular a melhora da qualificação dos servidores da rede pública.
“Estamos investindo na formação dos nossos professores, oferecendo uma ajuda financeira àqueles que desejam se aperfeiçoar. Com o incentivo, esperamos ampliar o número de docentes com mestrado e doutorado lecionando nas escolas estaduais”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Para participar, o educador deve possuir graduação em licenciatura, estar em exercício na rede pública estadual, ser efetivo, ter no mínimo três anos de atuação no cargo e estar distante pelo menos cinco anos da aposentadoria quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, para curso de doutorado. Também é necessário ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, reconhecido/recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na disciplina do cargo ou em educação.
O candidato à bolsa não pode ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos e nem se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de cargo/função/emprego públicos. Enquanto receber o benefício do projeto, o bolsista não poderá usufruir de nenhum tipo de auxílio financeiro para curso de pós-graduação de mestrado ou doutorado, concedido por órgão público, e deverá autorizar no respectivo termo de compromisso que a Secretaria torne públicas a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral.
Aqueles que já estiverem cursando a pós-graduação também podem se inscrever. Nesse caso, receberão bolsa proporcional ao tempo de curso (sem efeito retroativo), com base no prazo de conclusão estipulado pela Secretaria, que é de até 30 meses para o mestrado e até 54 meses para o doutorado. Um docente que cursa o mestrado há 10 meses, por exemplo, terá direito ao benefício pelo período máximo de 20 meses.
No primeiro período de inscrições aberto neste ano, em abril, 313 professores se cadastraram para o projeto, dos quais 190 foram contemplados com a bolsa, 89 tiveram seus pedidos indeferidos e 36 não conseguiram apresentar todos os documentos necessários em tempo hábil. Atualmente, usufruem do benefício 249 docentes.
Desde 2004, quando teve início o Bolsa Mestrado/Doutorado, 3.477 trabalhos foram inscritos e aprovados, dos quais 2.251 concluídos, dentre eles o do professor Mário Conceição Oliveira, titular da disciplina de física na Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, localizada na Vila Mariana, na Capital. Mário é efetivo na rede desde 2004, ano em que começou seu mestrado sobre interação em museus de ciências, na Faculdade de Educação/ Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). “A bolsa ajudou demais. Sem o programa, seria muito complicado concluir o mestrado”, salienta o docente, que finalizou sua dissertação em 2007.
Segundo ele, a experiência foi fundamental para sua carreira. “Hoje minha aula tem mais qualidade. Mudei a forma de interagir com os alunos, de lidar com as dúvidas e questionamentos. Também procuro passar a eles um pouco da rotina de pesquisa e estudo que vivenciei no mestrado”, acrescentou o professor. 
Sobre o projeto
O projeto Bolsa Mestrado/Doutorado integra o Programa de Formação Continuada de Educadores, da Secretaria da Educação, com a finalidade de propiciar aos profissionais da educação a continuidade de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Para obter o benefício, o professor tem que firmar compromisso de que permanecerá no magistério público estadual, após a conclusão do curso, pelo prazo mínimo proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido. As bolsas são concedidas para que os docentes possam fazer o mestrado ou doutorado em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na área inerente à disciplina do cargo exercido ou na área da educação.


Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

Programa Bolsa Universidade abre inscrições para estudantes em todo o Estado


Universitários receberão bolsa integral para atuar como
educadores nas escolas públicas que participam do
programa Escola da Família
O programa Bolsa Universidade, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, está com inscrições abertas. São mais de seis mil vagas para estudantes universitários interessados em estagiar como educadores do programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana.
O prazo para inscrições vai até o dia 14 de julho e, para efetuá-las, os interessados devem acessar o site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br , no qual também pode ser consultada a relação de vagas e de instituições de ensino conveniadas por meio do link “Faculdade/ Bolsa Universidade”.
O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade _desde que não ultrapasse o teto de R$ 310_, e pela instituição de ensino, que completa o restante da mensalidade. Em contrapartida, o universitário atuará como educador aos sábados e domingos, em uma escola participante do Escola da Família,  auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa.
Outras informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone 0800 777 0333 ou pelo email escoladafamilia@fde.sp.gov.br .

Fonte de anexa: http://www.educacao.sp.gov.br/

4 de jul. de 2011

Educação marca Saresp para os dias 29 e 30 de novembro

Educação marca Saresp para os dias 29 e 30 de novembro
Municípios e escolas particulares interessadas em participar do
sistema de avaliação do Governo do Estado devem preencher termo
de adesão no site da Secretaria até o dia 20 de julho
Neste ano, a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro. Municípios e escolas particulares interessados em participar da avaliação terão até o dia 20 de julho para preencher o termo de adesão disponível no site www.educacao.sp.gov.br , no link “Saresp 2011”. O prazo para entrega da documentação para a celebração dos convênios vai até o dia 30 deste mês.
Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas mesmas. No site também se encontra a relação dos documentos que devem ser enviados para que o convênio seja firmado.
A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria de Estado da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.
O Idesp é calculado a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O indicador de desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliada pelo Saresp. O indicador de fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo.
Com base nos resultados dos países OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), foram calculadas metas a serem atingidas pelas escolas da rede estadual de ensino até 2030. Neste prazo, o objetivo é que o Ensino Fundamental ciclo I atinja nota 7,0 no Idesp, o Ensino Fundamental ciclo II alcance o patamar de 6,0 e que o Ensino Médio obtenha nota 5,0 no índice. Partindo do Idesp de cada ano, estipulam-se as metas de cada escola para o ano seguinte com base no tempo restante para atingir a meta de longo prazo. Com o Idesp e os respectivos objetivos, cada escola pode acompanhar sua evolução ano a ano.
Com esses indicadores os gestores municipais podem estabelecer programas de incentivo à melhoria da qualidade de suas escolas pautados nos resultados de desempenho dos alunos, como o Bônus por Resultados, implementado pelo Governo do Estado. Cabe às gestões locais a decisão de divulgar os resultados do Saresp e do Idesp de suas escolas.
Prova
A prova, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. 
Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão predominantemente abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.
Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas
dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.
Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas.
As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de três horas.
Sobre o Saresp
O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
A avaliação é o componente mais relevante do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), calculado por meio de uma fórmula que combina o desempenho dos alunos nas provas do Saresp (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam), variando numa escala de zero a dez. A cada ano a Secretaria de Estado da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola.


Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

 

CELs abrem inscrições para cursos de idiomas no segundo semestre Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria oferecem cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão para estudantes da rede estadual


Os Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria de Estado da Educação estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do segundo semestre deste ano. São oferecidos cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão. As vagas são para estudantes da rede estadual que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo. Os interessados devem se inscrever em um dos 106 CELs do Estado até o final de julho. A relação das unidades com os respectivos contatos está disponível no site http://cenp.edunet.sp.gov.br/CEL/Default.asp .
“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Criados pelo Governo do Estado em 1987, os CELs proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Secretaria mantém 106 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 18 na Região Metropolitana e 68 em cidades do litoral e interior. No total, são atendidos, gratuitamente, cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres com carga horária total de 120 horas, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com duração de 480 horas de aula.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

1 de jul. de 2011

Fatecs divulgam locais de exame do Vestibular para o 2º semestre de 2011


A prova acontece no próximo domingo, 3, às 13h e terá cinco horas de duração

A lista que traz os locais de exame para os candidatos que se inscreveram no Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo já está no site www.vestibularfatec.com.br

A prova, que acontece no próximo domingo, dia 3 de julho, às 13h, terá cinco horas de duração. Os portões das escolas serão abertos às 12h15 e fechados às 13h. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato.

Ao todo, 39.377 candidatos disputarão as 10.860 vagas, no processo seletivo para o 2º semestre de 2011, distribuídas entre as 51 Fatecs.

Exame
A prova será constituída por uma redação e 54 questões de múltipla escolha. Desse total, 40 questões abordam o núcleo comum do Ensino Médio - serão 5 perguntas de cada uma das 8 disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português.  Outras 5 questões envolvem raciocínio lógico e as nove questões restantes abrangem conteúdo multidisciplinar. Quanto ao peso da prova, oito conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2,   conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro.

O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 3 de julho, a partir das 18 horas, nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibularfatec.com.br.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza
Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=215247