26 de nov. de 2012

Mérito: pagamento retroativo do benefício será feito amanhã, 27

Nesta terça-feira, 27 de novembro, os servidores do Quadro de Magistério que participaram do Programa de Valorização pelo Mérito receberão os créditos retroativos do período de 01/07/2012 a 30/09/2012.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/merito-pagamento-retroativo-do-beneficio-sera-feito-amanha-27

Saresp amanhã

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP é uma avaliação externa em larga escala da Educação Básica, aplicada a cada ano desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Sua finalidade é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O SARESP está aberto à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão.
Anualmente, o SARESP avalia os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, por meio de provas cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa com Redação e Matemática, com alternância entre as disciplinas das áreas de Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
São aplicados também questionários socioeconômicos aos pais e alunos participantes de todas as redes de ensino. As escolas estaduais respondem ainda a questionários de contexto dirigidos aos diretores, professores-coordenadores e professores das disciplinas avaliadas.


Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/saresp-2011

cronograma para a divulgação da classificação dos inscritos no processo inicial de atribuição de classes e aulas de 2013



COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Portaria CGRH 07, de 23-11-2012

Estabelece cronograma para a divulgação da classificação dos inscritos no processo inicial de
atribuição de classes e aulas de 2013

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a Necessidade de estabelecer datas e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos, no
referido processo, expede a presente Portaria.

Artigo 1º - A divulgação da classificação dos inscritos estará disponível, exclusivamente no endereço http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet na seguinte conformidade:

I - Titulares de Cargo:

a) 26-11-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b) 26 a 28-11-2012 - prazo para interposição de recursos no endereço eletrônico http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet, até às 23 horas do dia 28-11-2012;
c) de 26 a 30-11-2012 – deferimento/indeferimento dos recursos no endereço acima pela DE;
d) 05-12-2012 - divulgação da Classificação Final pós recursos;
e)15 a 23-12-2012 – deferimento/indeferimento - Artigo 22 pela DE, no endereço acima mencionado;
f) 02-01-2013 – divulgação da Classificação - Artigo 22;
g) 02 a 04-01-2013 – prazo para interposição de recursos – Artigo 22;
h) 02 a 04-01-2013 – deferimento/indeferimento dos recursos – Artigo 22, pela DE;
i) 08-01-2013 – divulgação da Classificação Final – Artigo 22.

II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F”, “O”e Candidatos à contratação:

a) 14-12-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b) 14 a 18-12-2012 - prazo para interposição de recursos, no endereço http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet, até às 23 horas do dia 18-12-2012;
c) de 14 a 19-12-2012 - digitação das decisões sobre os recursos, no endereço acima, pela DE;
d) 21-12-2012 - divulgação da classificação pós-recursos;

Artigo. 2º - O docente poderá interpor Recurso:

I - Titulares de cargo:

a) Jornada de Opção
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)

II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F” “O”e Candidatos

à contratação:
a) Quantidade de Aulas Pretendidas
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas) Parágrafo único: No período destinado ao recurso, os candidatos à contratação, deverão apresentar documentação comprobatória na Diretoria de Ensino de inscrição, o docente Efetivo, docentes Estáveis (nos termos da Constituição Federal/88 e nos Termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) e o abrangido pelas disposições do § 2º do Art. 2º da LC 1.010/2007, na unidade escolar de classificação.

Artigo. 3º - O aluno de último ano inscrito no Processo de Atribuição de Classes/Aulas para o ano letivo de 2013 poderá no período de 02 a 08-01-2013 entregar, na Diretoria de Ensino de inscrição, documentos comprobatórios de conclusão do Curso -Diploma e/ou Certificado de conclusão, exceto o aluno de último ano do Curso de Educação Física e do Curso de Pedagogia, que somente poderá comprovar a conclusão do Curso mediante Diploma.

Artigo. 4º - A Diretoria de Ensino deverá registrar a atualização dos docentes mencionados no artigo 3.º, no sistema PAEF/JAT, no período de 02 a 11-01-2013.

Artigo. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Publicado no D.O.E de 24/11/2012 – Seção I – Página 67

 Fonte de anexo: http://www.deitapecerica.com.br

21 de nov. de 2012

Ensino Técnico é ampliado para todo o Estado com o programa Vence

O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz grandes novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas.
A primeira delas é a expansão do programa, a partir de 2013, para todos os 645 municípios do Estado. Até 2012 a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios. Com a expansão, serão mais 23.572 vagas.
Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), o programa atendia apenas 94 cidades, com mais de 80 mil habitantes e era destinado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, o programa passará a atender também estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
O objetivo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. “É fundamental oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade que possa prepará-los para o mundo do trabalho”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
Modalidade concomitante
Para 2013, serão abertas mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante.  Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. A Secretaria da Educação investirá, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano.
As inscrições para a modalidade começam amanhã, 20 de novembro. Alunos interessados em se inscrever devem acessar a página do Programa e efetuar seu cadastro, até o dia 10 de dezembro. As aulas terão início em fevereiro do próximo ano.
Vale lembrar que o Vence, na forma concomitante, já atende 24 mil estudantes da rede estadual paulista. Destes, cerca de 15 mil concluirão seus cursos técnicos já em 2013. Esses jovens puderam escolher entre 56 cursos de formação profissional, oferecidas por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.
- Conheça a página do Programa
Os cursos técnicos oferecidos pelo Estado atualmente no modo concomitante são distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
Modalidade integrada
Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos.
Para 2013, a modalidade deve contar com a abertura de mais 3.572 vagas, em 24 cursos técnicos em 55 municípios paulistas, além da adesão de novas escolas ao programa. As inscrições para o modelo integrado por meio da parceria com o Centro Paula Souza estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro.
Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30. São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos. Caso a procura seja maior do que a oferta, haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30/11 nas secretarias das escolas selecionadas em 15 municípios paulistas. Confira a relação por meio deste link.
Atualmente, a iniciativa atende a 31 mil jovens, sendo 28.535 matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

12 de nov. de 2012

Saresp

Nos dias 27 e 28 de novembro, os alunos da rede estadual, municipal e particular do estado de São Paulo irão realizar a prova do Saresp. O objetivo da avaliação é fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento da

Exame
O exame é voltado a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e de ciências da natureza (biologia, física e química) para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.


Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão predominantemente abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.
Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de duas horas e máxima de três horas.
Saresp
O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação. A partir dos resultados, a Secretaria calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

 Fonte de anexo:
http://www.educacao.sp.gov.br