11 de out. de 2009

PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais)

Conceber a prática pedagógica, como uma prática reflexiva e não como uma prática mecânica, faz com que os docentes apropriem-se de saberes cada vez mais científicos, isso leva automaticamente a uma reflexão significativa para aqueles que o assiste ou convive com esse docente. Tanto os colegas de profissão como os alunos poderão se apropriar instintivamente e voluntariamente das informações que esse docente irá gerar de forma sugestionável as praticas daqueles que o rodeiam.
Após a implantação da nova LDB a Educação ganha de modo surpreendente números elevados de projetos didácticos e metodológicos, criados por diferentes parceiros que apoiam a educação brasileira, entre elas os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), considerado até o momento um dos mais importantes. Elaborado pelo governo federal com o objetivo de proporcionar um currículo com propostas inovadoras e abrangentes para os planos de aula, de quem pretende ensinar e garantir que crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e participantes como espera os PCNS.
Partindo desse pressuposto, acima, gostaria de saber a sua opinião a respeito do mesmo. Como você vê essa questão? você é a favor ou contra os PCNs?