28 de abr. de 2010

PROGRAMA ACESSA ESCOLA – EDITAL 02/2010

PROGRAMA ACESSA ESCOLA – EDITAL 02/2010

Aqui você obterá informações gerais sobre o PROGRAMA ACESSA ESCOLA

Obs: este documento não substitui a leitura do Edital- 02/2010

I. DÚVIDAS FREQUENTES

1. Quais são as etapas e as datas previstas?

Período de Inscrição Das 8h do dia 22/04 a até 18h do dia 10/05/2010
Publicação da lista de inscrições confirmadas 17/05/2010
Publicação do local da realização da prova A partir do dia 05/06/2010
Realização da Prova 13/06/2010
Publicação do Gabarito A partir das15h do dia 14/06/2010
Publicação da classificação dos credenciados A partir 24/06/2010

2. Quais são os pré-requisitos para se inscrever no processo seletivo?
Ser aluno regularmente matriculado e cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio Regular, nas escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (listadas no Anexo I do Edital) e possuir CPF próprio. Também é necessário que, no momento da convocação, o candidato possua 16 anos completos e disponha de, no mínimo, um semestre letivo a ser cursado.

3. Não tenho CPF para efetuar a inscrição, como devo proceder?
Procure uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal e solicitar a inscrição. Você receberá o protocolo de inscrição que possibilitará acompanhar pela internet, no site da Receita Federal, o número do CPF (aproximadamente 2 dias).
Importante: não será aceito CPF de pais ou responsáveis.

4. Os estágios são remunerados? Qual o valor da bolsa? Tem benefícios? Qual é a carga-horária?
O estágio é remunerado. O valor da bolsa será de R$340,00 + auxílio transporte. A carga horária será de 4 horas diárias, a ser cumprida em um dos períodos: manhã, tarde ou noite.

5. Qual é a duração do estágio?
Os estágios terão a duração de até 12 meses (1 ano), podendo ser prorrogado até o limite de 24 meses, ou até a conclusão do curso.

6. Onde são realizados os estágios?
Nas salas de informática das escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – o candidato aprovado deverá ser prioritariamente da própria escola (vide Anexo I do Edital).






7. Há possibilidade de efetivação?
Não. Por se tratarem de ofertas de estágio em órgãos públicos, não há previsão de efetivação. A seleção de profissionais nestes órgãos é feita mediante concurso público específico para provimento de cargos.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (Lei 11.788/2008)

8. Como ficará a situação dos candidatos aprovados/credenciados na Seleções Públicas realizadas anteriormente?
Terão prioridade na convocação os candidatos remanescentes do processo de credenciamento anterior, respeitada a validade e desde que estes atendam às características dos estágios oferecidos.

9. Já tenho sou cadastrado na Fundap, esqueci meu usuário e senha de acesso ao sistema, como faço para obtê-los novamente?
Para obter seu usuário e senha de acesso, vá ao site: http://estagio.sp.gov.br, clique em “Lembrar Senha”, efetue o procedimento. Seus dados de acesso serão encaminhados ao e-mail informado.

10. Como faço para me inscrever na Seleção Pública?
As inscrições poderão ser feitas somente via internet:
− Acessar o site: www.fundap.sp.gov.br na opção “Programa de Estágios” Programa Acessa Escola;
− Preencher a ficha de inscrição;
− Indicar, na ficha de inscrição, dentre as opções oferecidas, a cidade onde prefere realizar a prova;
− Imprimir o protocolo de inscrição;
− Imprimir o boleto bancário disponível e pagar a respectiva taxa de inscrição, no valor de R$ 12,00 (doze reais) nas agências bancárias.
IMPORTANTE: A inscrição somente será validada mediante o pagamento da taxa.

11. Como saber se a minha inscrição foi confirmada/validada?
No dia 17 de maio de 2010, acesse o site www.fundap.sp.gov.br e verifique se seu nome consta na relação dos candidatos inscritos. Caso não conste, deverá entrar em contato, impreterivelmente nos dias 19 e 20 de maio de 2010, somente pelo telefone (0XX11) 3066 5660 para verificar o ocorrido.

12. Em qual situação ocorrerá a devolução da taxa de inscrição?
O valor pago será devolvido somente se a Seleção Pública não se realizar.

13. Como saberei a data, local e horário que realizarei a prova?
A partir do dia 05 de junho de 2010, você deverá consultar a lista definitiva, contendo os candidatos inscritos e as informações dos locais, data e horário de realização da prova. Esta lista estará disponível para consulta no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no site da Fundap: www.fundap.sp.gov.br e no painel de publicação da Fundap, situada na Rua Alves Guimarães, 429, bairro Cerqueira César, São Paulo/SP.

ATENÇÃO: A Fundap não enviará nenhum tipo de correspondência informando sobre os locais, horários das provas e confirmação de inscrição.

14. Como é a prova? Qual a sua composição?
A prova objetiva é composta de 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma a correta. A prova terá como referência a Matriz de Competências e Habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em relação à formação geral, comum a todos os cursos e questões de conhecimentos básicos de informática e internet.
A prova abrangerá o domínio da norma culta da Língua Portuguesa, Conhecimentos Matemáticos, Conhecimentos Básicos de Informática/Internet e Conhecimentos Gerais, avaliando-se as habilidades do estudante para interpretar, analisar, sintetizar, construir hipóteses, estabelecer relações, estimar e calcular.

15. Como será a classificação?
A classificação dos candidatos na prova objetiva será obtida com base na nota final do candidato.

16. Quando e onde sairá o resultado?
A partir do dia 24 de junho de 2010, a lista geral de classificação dos candidatos será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, afixados no quadro de avisos na sede da Fundap e divulgados no site www.fundap.sp.gov.br na opção “Programa de Estágios” ou pelo telefone 11 3066-5660.

17. Onde posso obter outros esclarecimentos sobre a Seleção Pública?
No Edital disponível no site www.fundap.sp.gov.br na opção “Programa de Estágios”


Fonte de anexo:http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

Comunicado – Concurso de Remoção

Diretoria de Ensino Região Itapecerica da Serra
Comunicado – Concurso de Remoção
Prevendo-se para os próximos dias a abertura de inscrições e indicações para o Concurso de Remoção de Docentes – Professor Educação Básica II e Professor Educação Básica I (QM), informamos que, de acordo com novas normas, Decreto 55.143/2009 e Resolução SE 95/2009, as vagas oferecidas para o evento serão publicadas anteriormente ao período de inscrição, uma vez que a inscrição dos candidatos está condicionada às suas indicações.
As inscrições serão realizadas via Web – Internet, devendo o candidato, através do CPF (campo chave), acessar e preencher – em período determinado, o requerimento de inscrição e sequencialmente o documento de Indicações, pois as inscrições que não vierem acompanhadas das indicações serão indeferidas de imediato pela Diretoria de Ensino.
Os candidatos que tiverem suas inscrições e indicações cadastradas não poderão desistir de sua participação no concurso, nem posteriormente incluir, excluir, substituir, alterar a ordem ou retificar códigos das unidades indicadas, nem tampouco alterar o tipo de inscrição.
• Tendo em vista o procedimento de inscrição / indicação ser através da Web - Internet, o CSMP e a Prodesp não encaminharão o material que anteriormente era remetido às Diretorias de Ensino, tais como: Requerimento de Inscrição, Envelope...
• No caso do candidato apresentar documentos – UC e/ou Títulos, a DE poderá providenciar envelopes para acondicioná-los, devendo neste caso, identificá-los e, se necessário, xerocar ”Folha de Rosto” do envelope anteriormente utilizado e colar em outro envelope de tamanho semelhante (abertura do envelope para cima ).
Alertamos que a coleta de vagas será realizada em data base 25/04/2010, via on-line, geradas automaticamente com o cruzamento dos contingentes do Cadastro Funcional – PAEF X Quadro de Escola.
As unidades deverão entregar o QUADRO DE COLETA DE VAGAS (aqui) no dia 29/04/2010 até as 15 horas no Protocolo da DE.
Fixa-se em 31/12/2009 a data base para a avaliação de tempo de serviço, ponderação de títulos, desempate e classificação da reserva.
O Diretor de Escola terá conhecimento dos professores de sua unidade que se inscreveram na remoção e, por sua vez a Diretoria de Ensino terá a relação dos candidatos de sua DE – por intermédio da WEB, em programa a ser disponibilizado pela PRODESP/ CSMP.
Oportunamente, encaminharemos o cronograma do evento e demais orientações que se fizerem necessárias.
OBS.- Demais detalhes, consultar publicação das legislações pertinentes (Decreto nº 55.143/2009 e Resolução SE nº 95/2009).
Lembramos que as transações para esta fase do concurso são:
- Inscrição / Indicações – via WEB – cadastramento títulos (link a ser divulgado posteriormente)
Agradeço a usual atenção e remeto um forte abraço.
Atenciosamente,
Maria Madalena Lopes Cravo Roxo
Dirigente Regional de Ensino

Fonte de anexo:http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

26 de abr. de 2010

Unicamp e Unesp recebem pedidos de isenção da taxa de inscrição no vestibular

Na Unicamp inscrições vão até 28 de maio e na Unesp, 29 de abril

A Unicamp e a Unesp recebem a partir desta segunda-feira, 26, as inscrições para pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular.

Na Unicamp, as inscrições devem ser feitas até o dia 28 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital) pelo correio para a Comvest até 31 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. Para quem achar conveniente, a Comvest oferecerá em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição.

As isenções da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 550,00 por morador do domicílio);

2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e

3 - para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os pré-requisitos para todas as modalidades são ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2010 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 18 de agosto. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber - exclusivamente via correio eletrônico - um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2010. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, usando o código de isento fornecido pela Comvest.

As inscrições para o vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. Para efetuar sua inscrição no vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico.

Unesp

A Unesp recebe os pedidos de redução de 50% do valor da taxa para o Vestibular Meio de Ano, com oferta de 550 vagas em cursos nas cidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Jaboticabal, Ourinhos, Registro e Sorocaba. As inscrições podem ser feitas até as 16 horas do dia 29 de abril, em seu site. Os interessados em pagar a taxa reduzida, de R$ 55, deverão preencher, imprimir e assinar o requerimento, disponível até as 16 horas do dia 29 de abril, no site da Vunesp, e enviar até o dia seguinte a documentação.

O benefício, em conformidade com a Lei Estadual nº. 12.782, de 20 de dezembro de 2007, é concedido aos candidatos que recebem remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados e ainda sejam estudantes (no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação).

A taxa de inscrição para quem não se enquadra na lei é de R$ 110. Os cursos oferecidos no meio de ano são Administração (Jaboticabal), Agronomia (Ilha Solteira e Registro), Geografia (Ourinhos), Zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as Engenharias Ambiental (Sorocaba), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).

Em relação ao vestibular meio do ano aplicado em 2009, a diferença é a aplicação no sistema de duas fases, como no vestibular 2010, realizado no final de 2009. Outra mudança é a saída dos cursos de Administração de Tupã, oferecidos nos períodos diurno e noturno, com 40 vagas por período. Essas carreiras serão oferecidas no Vestibular 2011.

A universidade utilizará a nota do Enem 2009 para composição da nota final dos candidatos habilitados para a segunda fase. A aplicação da prova de conhecimentos gerais (primeira fase) está marcada para o dia 13 de junho, com 90 questões de múltipla escolha.

O resultado dessa etapa será divulgado em 25 de junho. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 4 e 5 de julho, com questões dissertativas e redação. O resultado final está previsto para 21 de julho, cinco dias antes das matrículas dos convocados.

Fonte de anexo: Portal do Governo de SP

Fundap passa a administrar portal da rede de escolas de governo

No site, é possível encontrar informações sobre diversos cursos que utilizam sistema que adota videoconferência e internet para comunicar, capacitar e informar ações do governo

A Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública, agora é responsável pela administração do portal da TecReg (Tecnologia para Rede de Escola de Governo). Antes esse trabalho era executado pela Fundação Vanzolini.

No portal http://www.escolasdegoverno.sp.gov.br/ o internauta irá encontrar informações sobre os diversos cursos que fazem uso da TecReg - sistema que adota a videoconferência e internet para comunicar, capacitar e informar ações de governo a servidores e pessoas ligadas à administração pública.

Com cinco estúdios e 50 pontos de recepção espalhados pelo Estado, a TecReg conta até o momento com as parcerias das secretarias da Gestão Pública, Fazenda, Administração Penitenciária e Saúde. A expectativa é que este número suba para 88 pontos até o final do ano, à medida que mais secretarias passem a integrar a rede.

Capacitação

Criada no final do ano passado, a Tec-Reg promoveu a capacitação, até o momento, de 12.482 servidores. Sua vantagem é a possibilidade de capacitar quatro vezes mais funcionários públicos, em comparação com o sistema presencial. Com isso, além da redução no tempo de deslocamento, a Tec-Reg promove uma economia média de 70% nos custos de transporte, alimentação e estadia.

Fonte de anexo : Portal do governo de SP

22 de abr. de 2010

Inscrições para vestibulinho das Etecs estarão abertas a partir de 30 de abril

A partir do próximo dia 30 de abril estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre deste ano nas escolas técnicas estaduais. Estudar numa Etec é garantia de emprego e salário num patamar acima da média do mercado. Os alunos que se formam nas 186 escolas técnicas do Estado, administradas pelo Centro Paula Souza, têm um futuro profissional garantido.

Presente em mais de 200 municípios paulistas, as Etecs atendem a mais 180 mil estudantes matriculados no Ensino Médio e nos 83 cursos técnicos voltados para indústria, agropecuária e setor de serviços. Todos os cursos são implantados de acordo com vocação econômica de dada região.

Segundo levantamento realizado pelo Centro Paula Souza, o setor da indústria é o que mais emprega os alunos formados pelas Etecs. Em seguida, aparecem pela ordem, as áreas de serviços, comércio, saúde, informática, construção civil e agropecuária.

Nos últimos três anos, o governo acelerou o plano de expansão do ensino técnico em todo o Estado e mais do que triplicou o número de vagas nas Etecs instaladas na cidade de São Paulo. Atualmente o sistema oferece mais de 23 mil vagas.

Os interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever até o dia 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova está marcada para o dia 13 de junho.

fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.b




Calendário

Encontre aqui a programação para o Processo Vestibulinho 2º SEM/10.

* Inscrições - de 30/04 até as 15h do dia 21/05/10
* Divulgação dos locais de Exame - A partir de 09/06/10
* Exame - 13/06/10 (domingo), às 13h30min
* Divulgação do gabarito oficial - 13/06/10 (domingo), a partir das 18h
* Divulgação da lista de classificação geral - A partir de 13/07/10
* Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula - 15 e 16/07/10
* Divulgação da 2ª lista de convocação e matrícula - 19 e 20/07/10
* Divulgação da 3ª lista de convocação e matrícula - 21/07/10
* Divulgação da 4ª lista de convocação e matrícula - 22/07/10
* Divulgação da 5ª lista de convocação e matrícula - 23/07/10

Abertas as inscrições para seleção de novos estagiários do Acessa Escola Data da Notícia: 22/4/2010

Abertas as inscrições para seleção de novos estagiários do Acessa Escola
Data da Notícia: 22/4/2010

Estão abertas as inscrições para estagiários do programa Acessa Escola.

Podem se inscrever, no período de 22 de abril a 10 de maio, alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio das escolas de 8 Diretorias do Interior: Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Itu, Jacareí, Jundiaí, São Roque e Sorocaba. Também podem participar da seleção os alunos das escolas da Capital e Grande São Paulo.

Os participantes desse processo seletivo serão classificados por nota, e irão compor um banco de reserva. Eles serão chamados para atuar conforme a necessidade das escolas.

O estágio dura 1 ano, podendo ser prorrogado até o limite de 24 meses, ou até a conclusão do Ensino Médio. A carga horária será de 4 horas diárias, a ser cumprida em nos períodos da manhã, tarde ou noite.

Pela realização do estágio, o aluno receberá mensalmente uma bola-auxílio no valor de R$ 340,00, além de auxílio transporte.

Os estagiários desenvolverão atividades voltadas ao atendimento dos usuários das salas de internet (alunos, professores e funcionários da escola). Eles serão os facilitadores, tirando dúvidas, fazendo sugestões de atividades e estimulando o uso dos recursos disponíveis.

Processo Seletivo

A prova será objetiva, composta de trinta questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, sendo apenas uma a correta. O conteúdo da prova abrangerá o domínio da Língua Portuguesa, conhecimentos matemáticos, conhecimentos básicos de informática e Internet e conhecimentos gerais.

Para a inscrição, é imprescindível que o candidato possua o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) próprio. Não será aceito CPF de pais ou responsáveis. A taxa de inscrição é de R$ 12,00. Alunos carentes não pagam.

Veja o Edital e faça sua inscrição no site http://estagio.sp.gov.br/.

Fonte de anexo: http://www.fde.sp.gov.br

Assembleia aprova projeto do governo que incorpora gratificação aos salários de professores

Assembleia aprova projeto do governo que incorpora gratificação
aos salários de professores

Serão destinados R$ 542 milhões ao pagamento de 127
mil profissionais inativos e 23 mil pensionistas e ao pagamento de
255 mil servidores ativos

Os profissionais ativos passarão a ter aumento na base de cálculo
para outros benefícios e vantagens na carreira

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (20/04) o projeto de Lei do Governo do Estado de São Paulo que prevê reajustes nas Escalas de Vencimentos por meio das quais são calculadas as remunerações dos integrantes do Quadro do Magistério Estadual, que inclui professores, diretores de escola, supervisores de ensino e dirigentes regionais de ensino. O projeto segue agora para sanção do governador Alberto Goldman.

A medida atende a uma antiga reivindicação de todo o professorado, expressa por entidades representativas do magistério.

O reajuste nas tabelas acabará por incorporar a GAM (Gratificação de Atividade de Magistério), que hoje é paga aos servidores apenas quando em efetivo exercício, não sendo somada aos proventos quando da aposentadoria. Assim, o benefício da incorporação da GAM à tabela de vencimentos, além de aumentar o salário-base que serve de referência para o cálculo dos vencimentos e das vantagens conquistadas pelo servidor ao longo da carreira, fará com que os que estão em atividade não sofram essa redução quando da sua aposentadoria.

“Para nós, a aprovação deste projeto é uma importante vitória. A incorporação da GAM ao vencimento dos aposentados é uma legítima reivindicação do professorado. É mais uma ação de valorização e respeito aos profissionais da educação que tanto colaboraram para a melhoria do ensino público”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O reajuste absorverá toda a GAM, que de acordo com a Lei Complementar nº 977, de 06 de outubro de 2005, corresponde a 15% da remuneração do profissional do magistério e de acordo com o calendário proposto será feito em 3 etapas anuais.

A medida beneficiará 255 mil servidores ativos, 127 mil inativos e 23 mil pensionistas, totalizando 405 mil profissionais do magistério.

O custo total com a proposta será de R$ 542 milhões, sendo R$ 80 milhões o custo para os ativos e R$ 462 milhões, para os inativos e pensionistas. Somente neste ano, o custo será de R$ 162 milhões.

Com essa incorporação da GAM, o Governo responde a um dos pontos centrais das reivindicações do magistério, extinguindo todas as gratificações específicas e reajustando as escalas de vencimentos. O professor, a partir de então, terá toda a remuneração calculada com referência no salário-base da categoria, continuando a fazer jus apenas à Gratificação Geral, pois esta é estendida também a outros funcionários públicos que não fazem parte do Quadro do Magistério.

Fonte de anexo:www.educacao.sp.gov.br

16 de abr. de 2010

ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2010

Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAPECERICA DA SERRA



Orientações sobre as sessões de atribuição de aulas durante o ano, em nível de Unidade Escolar
(RETIFICADO)

1 - As escolas deverão observar a ordem de prioridade definida pelos artigos 12, 16 e 20 da Resolução SE 98/2009.

2- A Atribuição de Classes e Aulas aos classificados nos termos do Artigo 5º da Resolução SE Nº 08/2010 só ocorrerá após esgotadas todas as possibilidades de atribuição aos aprovados.(NR)

3 - Na Unidade Escolar só poderá ocorrer atribuição de aulas:
- - a portadores de licenciatura plena na disciplina específica, não específica;
- - a portadores de licenciatura curta, na disciplina específica;
- - para alunos de último ano de curso de licenciatura plena na disciplina específica, ou
- - a portadores de diploma de bacharel ou de tecnólogo de nível superior, desde que na área da disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso.

4 - A atribuição de classes e aulas durante o ano far-se-á, em nível de Unidade Escolar, na seguinte conformidade:
I – a titulares de cargo da U.E. para:
a) completar jornada de trabalho parcialmente constituída;
b) constituição de jornada ao adido da própria U.E.;
c) constituição de jornada, que esteja sendo completada em outra U.E.;
d) constituição de jornada, ao removido “ex officio” com opção de retorno;
e) ampliação de jornada.
II – com remessa à Diretoria de Ensino, de classe e/ou aulas, livres ou em substituição, para constituição ou composição da jornada de trabalho dos titulares de cargo, que estejam com jornada parcialmente constituída ou na condição de adido e mesmo para ampliação de jornada aos inscritos que tenham efetuado essa opção.
III – a titulares de cargo da U.E. Para carga suplementar de trabalho.
IV - a titulares de cargo de outra unidade, em exercício na U.E., para carga suplementar de trabalho.
V – a ocupantes de função-atividade da U.E., para aumento de carga horária, na seguinte ordem:
a) a docentes estáveis;
b) a docentes celetistas;
c) a docentes ocupantes de função-atividade de categoria F;
d) a docentes ocupantes de função-atividade de categoria L e a docentes contratados da U.E. (categoria O).
VI – a ocupantes de função-atividade de outra unidade, em exercício na U.E., para atribuição ou aumento de carga horária, na seguinte ordem:
a) a docentes estáveis;
b) a docentes celetistas;
c) aos docentes ocupantes de função-atividade de categoria F;
d) aos docentes ocupantes de função-atividade de categoria L e a docentes contratados em exercício na U.E. (categoria O).
As aulas que remanescerem das atribuições acima serão divulgadas no site de atribuição de aulas , com no mínimo dois dias de antecedência, para atribuição na Unidade Escolar, observado o item 3 deste comunicado, na seguinte conformidade:
VII – aos docentes de outra unidade e a candidatos à contratação cadastrados, para atribuição ou aumento de carga horária, na seguinte ordem:
a) titulares de cargo, exclusivamente na carga suplementar;
b) a docentes estáveis;
c) a docentes celetistas;
d) a docentes ocupantes de função-atividade de categoria F;
e) a docentes ocupantes de função-atividade de categoria L, a docentes contratados de categoria O e a candidatos à contratação.
Em remanescendo saldo, as classes e/ou aulas poderão ser atribuídas, em nível de Unidade Escolar aos docentes e candidatos à contratação, classificados de conformidade com o disposto no artigo 5º da Resolução SE Nº 08/2010, respeitando a ordem de prioridade das faixas de situação funcional e das habilitações/qualificações docentes, bem como os distintos campos de atuação, observado o item 3 deste comunicado.(NR)
VIII - Se ainda comprovada a necessidade, poderá haver, exclusivamente em nível de Diretoria de Ensino, atribuição de aulas na seguinte conformidade:(O diretor deverá entregar as planilhas devidamente assinadas no Protocolo da Diretoria tão logo constate a necessidade de professor)
a) a portadores de diploma de licenciatura plena em disciplina diversa, desde que da área da disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;
b) a alunos de curso devidamente reconhecido de licenciatura plena, na disciplina específica da licenciatura, que já tenham cumprido, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do curso;
c) a alunos do último ano de curso devidamente reconhecido de bacharelado ou de tecnologia de nível superior, desde que da área da disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;
d) a alunos de curso devidamente reconhecido de licenciatura plena, na disciplina específica, ou de bacharelado/tecnologia de nível superior, na área da disciplina, que se encontrem cursando qualquer semestre.
IX - Em remanescendo saldo, as classes e/ou aulas poderão ser atribuídas, em nível de Diretoria de Ensino aos docentes e candidatos à contratação, classificados de conformidade com o disposto no artigo 5º da Resolução SE Nº 08/2010, respeitando a ordem de prioridade das faixas de situação funcional e das habilitações/qualificações docentes, bem como os distintos campos de atuação

5 - Disposições finais:

a) Para os docentes e candidatos cadastrados, a que se refere o inciso VII, a atribuição observará a ordem de classificação da Diretoria de Ensino, e para os docentes da unidade, nos demais incisos, a classificação incluirá o tempo de serviço prestado anteriormente na respectiva unidade escolar.
b) Os docentes que se encontrem em situação de licença ou afastamento, a qualquer título, não poderão concorrer à atribuição de classes e/ou aulas durante o ano, exceto:
- a docente em situação de licença-gestante;
- o titular de cargo, exclusivamente para constituição obrigatória de jornada;
– o titular de cargo afastado junto ao convênio de municipalização do ensino, apenas para constituição obrigatória de jornada e para carga suplementar de trabalho, desde que vá efetivamente exercê-la na escola estadual.
c) Nas sessões de atribuição que venham a ocorrer durante o ano, em nível de unidade escolar e de Diretoria de Ensino, deverá se observar a ordem de classificação dos cadastrados, por campo de atuação e por faixas de situação funcional, sempre com simultânea aplicação da ordem de prioridade dos níveis de habilitação e qualificação docentes, a serem sequencialmente esgotados, na seguinte conformidade:
- por habilitação, decorrente das respectivas licenciaturas plenas, em todas as faixas de situação funcional, de acordo com o disposto no caput dos artigos 12 e 16 desta resolução, conforme o caso;
- por níveis de qualificação, na ordem estabelecida pelo § 1º dos referidos artigos, aplicando-se cada nível, um a um, na sequência contínua das faixas de situação funcional.
d) É vedada a atribuição de aulas ao docente que tenha desistido de parte de suas aulas sem fundamento legal durante o ano de 2010, ou ainda, pedido dispensa da função.

Obrigação dos Candidatos:

1 - Apresentar, obrigatoriamente, a declaração atualizada do seu horário, se já ministra aulas, para que não ocorra atribuição de aulas em horário concomitante, e não ultrapasse o limite de oito horas diárias, incluídos os HTPCs.
2 - Os alunos de cursos de nível superior deverão comprovar, no momento da inscrição e a cada sessão de atribuição de aulas durante o ano, a matrícula no respectivo curso, bem como a efetiva frequência, no semestre correspondente, mediante documentos atualizados (atestado/declaração) expedidos pela instituição de ensino superior que esteja regularmente frequentando.
3 - Os docentes CATEGORIA “F” deverão, obrigatoriamente, participar de todas as sessões de atribuição que venham a se realizar em sua unidade escolar e na Diretoria de Ensino, a fim de assumir regularmente a regência de classe ou o magistério de aulas disponíveis conforme sua habilitação/qualificação, observado o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 33 (trinta e três) horas semanais de trabalho docente, sob pena de a atribuição ser compulsória até atingir a carga horária de 10 (dez) horas semanais de trabalho.

As orientações do presente Comunicado substituem as constantes do Comunicado publicado no site em 09/03/2010.


Itapecerica da Serra, 15 de Abril de 2010
Maria Madalena Lopes Cravo Roxo
Dirigente Regional de Ensino
Comissão de Atribuição de Aulas
Fonte de anexo:D.E. Itapecerica da Serra

13 de abr. de 2010

Programa de Bolsas de Estudos do Projeto Guri abre inscrições nesta segunda

Candidatos devem se inscrever por meio de formulário disponível na internet

O Projeto Guri abre nesta segunda-feira, 12, as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudos. A bolsa é destinada para ex-alunos com idades entre 16 e 22 anos, que participaram do projeto no período de 2005 a 2009.

O processo seletivo, que vai até as 18 horas do dia 21 de maio, conta com três etapas. A primeira é a inscrição, que deverá ser realizada somente via formulário eletrônico (www.projetoguri.org.br). Feito isso, o candidato deve entregar outros quatro documentos: Declaração de tempo de estudos no Guri (menores ou maiores de 18 anos), Programa de estudos, Planejamento orçamentário e Cronograma de atividades.

Na segunda etapa desse processo, as inscrições validadas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação formada por consultores da área musical e profissionais da AAPG, que analisarão os aspectos técnicos musicais e artísticos por meio da apreciação dos DVDs enviados. A terceira fase da seleção contará com uma entrevista pessoal e individual, onde serão observados aspectos globais do candidato.

A lista de candidatos aprovados será publicada no site do Projeto Guri a partir do dia 4 de junho e os aprovados serão comunicados por telefone e email. Além das bolsas de estudos, todos os candidatos aprovados receberão acompanhamento por um monitor escolhido pela AAPG, adequado ao seu perfil e ao curso que estará realizando, durante todo o período de vigência das bolsas.

fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.b

Parceria entre Univesp e USP lança curso inédito no País

Ter, 13/04/10 - 10h16
Parceria entre Univesp e USP lança curso inédito no País

Com início em 2011, graduação semipresencial de Ciências será oferecida em São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto

A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá a partir do ano que vem a sua primeira graduação no âmbito do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). É a licenciatura semipresencial em Ciências, curso de graduação inédito no País, que terá 360 vagas, duração de oito semestres e será oferecido em quatros polos da USP - São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

O curso capacitará profissionais para atuar na educação básica, com foco na educação científica, área em que o Brasil ainda é deficitário. O novo ensino fará uso intensivo das novas Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs), com 52% da carga horária desenvolvida por atividades a distância. Isso garante flexibilidade de horário e possibilita que quem vive longe dos grandes centros ou quem já está no mercado de trabalho - como professores em exercício - possa frequentar a graduação. É o que ocorre no curso de graduação em pedagogia semipresencial oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) no âmbito do programa Univesp desde o início do ano.

A jornada total do curso será de 2.835 horas. A parte presencial será cumprida nos polos de atendimento, com periodicidade de até duas vezes por semana. A carga horária a distância corresponde a 52% do total do curso. Serão oferecidas inicialmente 360 vagas, e os estudantes estarão divididos em turmas de 90 alunos, cada uma das quais terá três orientadores de disciplinas.

As atividades presenciais e não presenciais serão subsidiadas por material impresso, articulados com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e na programação da TV Univesp, constituída sob a coordenação de professores especialistas da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

Acesso mais fácil à educação superior

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada pelo Decreto no 53.536, de 9 de outubro de 2008, com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, Unesp e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - e com o Centro Paula Souza. Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos e pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização dos cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização e o aproveitamento dos alunos matriculados.

Fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.b

Sistema de Proteção Escolar terá professores-mediadores

Segunda- feira, 12 de abril de 2010 16h30

Sistema de Proteção Escolar terá professores-mediadores

Os docentes atuarão na mediação entre as atividades pedagógicas
e as relações interpessoais de toda a comunidade escolar;
Entra no ar hoje o Fórum de Proteção Escolar, que visa estreitar a
comunicação entre a Secretaria de Estado da Educação e
os gestores regionais do sistema



O Sistema de Proteção Escolar, implantado pela Secretaria de Estado da Educação em 2009 para proteger as escolas da rede estadual de fatores de risco e vulnerabilidade e aproximar a comunidade da escola, dá agora um passo significativo. Foi publicada, no último sábado (10/04) no Diário Oficial do Estado, a instrução normativa para a seleção de escolas e docentes para o exercício das atribuições de Professor-Mediador Escolar e Comunitário .

O Professor-Mediador Escolar e Comunitário será vinculado diretamente às unidades escolares e atuará na mediação entre as atividades pedagógicas e as relações interpessoais de toda a comunidade escolar. Constituem suas atribuições: adotar práticas restaurativas e de mediação de potenciais conflitos no ambiente escolar; realizar entrevistas com os pais ou responsáveis dos alunos; analisar os fatores de vulnerabilidade a que possa estar exposto o aluno; orientar a família ou os responsáveis a procurar serviços de proteção social, se necessário; identificar e sugerir atividades pedagógicas complementares, a serem realizadas pelos alunos fora do período letivo; e orientar e apoiar os estudantes na prática de seus estudos.

“O Sistema de Proteção Escolar é uma ferramenta essencial para melhorar a segurança nas nossas escolas e proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento intelectual e social das crianças e dos jovens paulistas. Com a atuação dos professores-mediadores certamente reduziremos os casos de violência na rede de ensino estadual”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O exercício das atribuições de Professor-Mediador Escolar e Comunitário será iniciado de forma gradual, a partir do mapeamento das escolas e regiões de maior vulnerabilidade. Nesta primeira etapa, 1.000 das 5.300 escolas da rede estadual contarão com o trabalho desses professores. Poderão ser selecionados para a função até 2.000 docentes da rede, sendo no máximo dois professores por unidade, em caso de escolas que funcionem no mínimo três turnos, com pelo menos 10 classes em cada período.

Órgãos centrais da Secretaria da Educação criaram uma lista de unidades prioritárias (publicadas no Diário Oficial do Estado do último sábado), a partir da análise das ocorrências registradas no ROE (Sistema Eletrônico de Registro de Ocorrências Escolares). Para que possam contar com os professores-mediadores as escolas definidas como prioritárias deverão efetivar sua candidatura junto à respectiva Diretoria de Ensino, por meio de simples manifestação de interesse, até o dia 23 de abril.

As escolas que não constam na lista de unidades prioritárias também poderão candidatar-se até o dia 23 de abril, encaminhado à respectiva Diretoria de Ensino uma manifestação de interesse acompanhada de uma relação de motivos que justifiquem a necessidade da atuação dos professores-mediadores (como a existência e a recorrência de situações de conflito ou grave indisciplina), além de um plano básico de trabalho a ser desenvolvido pelos docentes que exercerão as atribuições de Professor-Mediador Escolar e Comunitário, conforme as metas e os objetivos estabelecidos pela escola em sua proposta pedagógica. Estas unidades serão contempladas depois de atendidas as escolas prioritárias que efetivarem sua inscrição e em substituição das unidades prioritárias que não manifestarem interesse em ter professores-mediadores. O atendimento das escolas que não estiverem na lista de prioridades, também dependerá de avaliação realizada pelas respectivas Diretorias de Ensino e de acordo com o limite estipulado para cada DE.

As 1.000 escolas que contarão com o apoio de professores-mediadores serão definidas conforme a avaliação das Diretorias de Ensino e de acordo com a disponibilidade de docentes com o perfil necessário. As DEs divulgarão até o dia 7 de maio a lista das unidades escolhidas em cada região.

Seleção de mediadores

A seleção dos candidatos a professores-mediadores será realizada pelas Diretorias de Ensino por meio da análise de perfil do docente e posterior classificação. Os profissionais interessados em atuar como mediadores deverão inscrever-se, até o dia 23 de abril, na Diretoria de Ensino correspondente à escola a qual está vinculado.

Para efetivar sua inscrição, o candidato deverá encaminhar à DE uma carta de motivação em que apresente de forma sucinta as razões pelas quais quer ser professor-mediador, além de certificados de cursos ou comprovação prévia de participação em ações e projetos relacionados à proteção escolar, como mediação de conflitos, justiça restaurativa, bullying, articulação comunitária, entre outros.

Poderão participar do processo seletivo os titulares de cargo docente na condição de adido ou readaptado e também professores temporários titulares de cargos efetivos . A lista dos docentes selecionados será divulgada até 7 de maio pelas DEs.

Após a divulgação das escolas e dos docentes selecionados, os diretores de escola terão até o dia 14 de maio para atribuir a carga horária de 24 horas semanais aos professores-mediadores, já incluídas as duas horas de trabalho pedagógico coletivo e as outras duas horas de trabalho pedagógico em local de livre escolha, com exceção dos docentes readaptados, que manterão a sua carga horária.

Os professores-mediadores serão capacitados para a função a partir da segunda quinzena de maio.

Fórum de Proteção Escolar

A partir de hoje, entra no ar o Fórum de Proteção Escolar, mais uma importante ferramenta do sistema. “O fórum é um fundamental instrumento de comunicação da Secretaria de Estado da Educação com os gestores regionais de proteção escolar”, aponta Beatriz Graeff, supervisora de proteção escolar da Secretaria.

Podem participar do fórum dirigentes de ensino e gestores regionais do sistema.

SOBRE O SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR

Implantado no ano passado pela Secretaria de Estado da Educação em toda a rede de ensino estadual, o Sistema de Proteção Escolar articula um conjunto de ações, métodos e ferramentas que visam disseminar e articular práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.

A etapa inicial do programa, em 2009, foi focada principalmente na adoção do Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania e das Normas Gerais de Conduta Escolar, dois importantes instrumentos que servem de referência para a convivência no ambiente escolar. Os materiais trazem, de forma padronizada, normas de conduta e procedimentos que devem ser adotados pelas escolas estaduais diante de situações de conflito. São ferramentas que permitem orientar e qualificar a atuação de professores, diretores e funcionários de como proceder diante de ocorrências que oferecem risco à comunidade escolar. Todas as escolas da rede estadual receberam o material.

No ano passado foi implantado ainda o ROE (Sistema Eletrônico de Registro de Ocorrências), que permite aos gestores da rede registrar situações de risco e de indisciplina que afetam as escolas estaduais.

Fonde de anexo: Secretaria da ecucação http://www.educacao.sp.gov.br/

12 de abr. de 2010

Exames da certificação ocupacional para dirigente regional de ensino começam nesta segunda

Servidores certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado

A partir desta segunda-feira, 12, 632 servidores públicos da Secretaria da Educação realizam os exames da certificação ocupacional. O atual processo inclui a participação dos servidores designados substitutos dos ocupantes do cargo comissionado de dirigente regional de ensino. A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a entidade externa contratada para realizar o processo e emitir os certificados. O período de aplicação das provas segue até o dia 30 de abril.

A prova de Conhecimentos e Habilidades Técnicas será composta por 50 questões objetivas, de múltipla escolha, com duração de duas horas e meia. Na sequência, o candidato deverá realizar o inventário comportamental, de 20 minutos de duração e sem caráter eliminatório, que apontará as características mais marcantes da tendência de comportamento do candidato, como estilo interpessoal e estratégia de tomada de decisão.

Os exames serão realizados em sistema web em centros de testes da FGV. São 14 salas, localizadas nos municípios de São Paulo (duas salas), Santo André, Guarulhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Registro, Santos e São José dos Campos. Os centros de testes contam com monitores treinados pela FGV para monitorar a realização do exame. Além disso, as salas são equipadas com câmeras.

Será certificado o servidor que acertar 60% da prova e, no mínimo, 50% em cada um dos oito subtemas do exame de Conhecimentos e Habilidades Técnicas. O resultado será divulgado no dia 7 de maio. A certificação ocupacional do cargo de dirigente regional de ensino tem validade de três anos e será emitida pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas - EBAPE, da FGV.

Os servidores públicos certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado. A ferramenta será utilizada tanto para selecionar profissionais para cargos vagos de dirigente regional de ensino como para escalar os servidores que substituirão temporariamente os ocupantes dos cargos.

A certificação ocupacional, instituída em julho de 2008 por decreto do Governador José Serra, tem por objetivo atestar o conhecimento, habilidades e capacidade técnica dos ocupantes de cargos confiança nas áreas estratégicas de comando das secretarias e assistências das secretarias e autarquias paulistas. Na área da Educação, o Certificado Ocupacional é obrigatório para os ocupantes do cargo comissionado de dirigente regional de ensino.

Serviço
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp
Provas: 12 a 30 de abril
Resultado: a partir de 7 de maio
Fonte :
http://www.saopaulo.sp.gov.br

Inscrições para curso especial de matemática vão até dia 16

Ao final, participantes passarão por uma avaliação e os aprovados receberão certificado de conclusão

Termina nesta sexta-feira, 16, o prazo para inscrições no curso especial de matemática oferecido pela Secretaria da Educação aos professores que lecionam a disciplina na rede estadual. O curso foi estruturado a partir do levantamento das principais dificuldades apontadas pelos professores em pesquisa realizada no ano passado, assim como nos resultados observados no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2009, na prova dos temporários e no exame de promoção. As inscrições podem ser feitas nas diretorias de ensino onde atuam os professores.

Fonte:http://www.saopaulo.sp.gov
"Esse curso representará um grande avanço na qualidade do ensino. Servirá, inclusive, como preparação para os docentes que não conseguiram aprovação no exame dos temporários e terão de fazer a avaliação novamente no final do ano", afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O curso compreenderá um total de 240 horas, divididos em quatro módulos de 60 horas, sendo cada um com 24 horas presenciais, 16 horas de videoconferências e 20 horas de estudos com apoio web incluindo avaliação. A grade do curso abrangerá trigonometria, geometria, fração, função, números complexos, equações de 3º e 4º graus, probabilidade e análise combinatória. A bibliografia será a mesma utilizada nos exames realizados pela secretaria (concurso para efetivos, prova dos temporários e exame para promoção).

Os docentes poderão fazer o curso em horário de contraturno ou aos sábados. Ao final, os participantes passarão por uma avaliação e os aprovados receberão um certificado de conclusão, que será contabilizado para a evolução funcional do docente. As aulas vão acontecer nas diretorias de ensino depois de abril, à medida que as turmas forem formadas. A participação não é obrigatória. "Embora a participação não seja compulsória, acredito que tenhamos uma grande procura pelo curso porque é uma chance de aperfeiçoamento", acrescenta o secretário Paulo Renato.

No dia 16 de março, uma equipe da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria promoveu a primeira etapa do curso, ministrado por especialistas da USP, para professores-coordenadores das oficinas pedagógicas das diretorias de ensino, que atuarão como mediadores, sendo responsáveis por retransmitir o conteúdo aos professores de matemática do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br

6 de abr. de 2010

Inscrições para 7.763 vagas do programa de estágio do Governo vão até dia 16

Os interessados em concorrer a uma das 7.763 vagas do Programa de Estágios do Governo de São Paulo devem se inscrever até o dia 16 de abril. Os estudantes vão atuar em órgãos e entidades da administração pública estadual. São 5.677 vagas para estudantes de ensino superior, 1.226 para alunos de nível médio e outras 860 para estudantes de nível técnico. A prova será realizada no dia 23 de maio. O valor da bolsa auxílio varia de R$ 300 a R$ 750 por mês.

Para a Região Metropolitana de São Paulo estão disponíveis 5.343 vagas, sendo 4081 de nível superior, 784 de nível médio e 478 de nível técnico. Na capital, são 4.989 oportunidades de estágio.

A inscrição pode ser feita pelo site da Fundap - Fundação de Desenvolvimento Administrativo, órgão vinculado à secretaria de Gestão Pública. Para os candidatos sem acesso à Internet, é possível utilizar os Postos do Acessa SP, que oferecem acesso gratuito à Internet em 515 municípios do estado. A taxa de inscrição é de R$ 15.

O exame terá 30 questões de múltipla escolha e será eliminatório e classificatório. A aplicação da prova será realizada em 46 municípios paulistas: Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Dracena, Franca, Guarulhos, Guaratinguetá, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itanhaém, Jaboticabal, Jales, Jaú, Jundiaí, Lins, Marília, Miracatu, Mococa, Osasco, Ourinhos, Penápolis, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Santo André, Santos, Sorocaba, Taboão da Serra e Taquaritinga.

Além da bolsa auxílio, os estagiários aprovados no processo receberão auxílio transporte e terão direito a recesso de 30 dias - para contrato de um ano - ou proporcional ao período trabalhado, conforme a Lei Federal 11.788/08. O prazo do contrato é de um ano prorrogável pelo mesmo período.

Programa de Estágios

O Governo de São Paulo lançou o Programa de Estágios em 2007 com o objetivo de, por meio de um processo de seleção transparente, oferecer aos estudantes a oportunidade de ingressar na administração pública paulista e iniciar sua vida profissional.

Também sob a organização da Fundap, a seleção dos monitores do Programa Acessa Escola segue o mesmo padrão do Programa de estágios. "O programa oferece ao jovem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas instituições de ensino e vivenciar o cotidiano da área em que pretendem atuar. Somente no ano de 2009 mais de 17 mil estudantes estagiaram nos órgãos do governo de São Paulo", diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Fonte de anexo: www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/principal_conheca

Bolsa Universidade abre inscrições

Programa oferece bolsa integral para universitários atuarem em escolas públicas

O programa Bolsa Universidade está com inscrições abertas para universitários interessados em atuar como educadores durante os finais de semana, em escolas públicas do Estado que integram o programa Escola da Família.

Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada com o programa; não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos; e ter disponibilidade para atuar aos finais de semana.

As inscrições podem ser feitas até dia 14 de abril no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. A Secretaria da Educação arca com 50% do valor da mensalidade (com teto de R$ 267,00) e a instituição de ensino completa o restante do valor.

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola integrando estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (que são os quatro eixos do programa).

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários e promovem a inclusão social. Só em novembro de 2009, participaram do Programa 2.670 escolas em todo o Estado, sendo 2.341 da rede estadual e 329 da rede municipal. No total, foram realizadas 237.522 atividades e registradas 5.122.169 participações da comunidade.

Fonde de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

Jovens não percam esta oportunidade!

Estão abertas as inscrições para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Regular e 2º Termo EJA/EM,  interessados em cursar os idiomas de Inglês, Espanhol e Francês nas escolas credenciadas dos respectivos municípios.
O aluno interessado deverá preencher a ficha de inscrição (anexo) que deverá ser assinada por ele e pelo responsável.
A escola deverá inscrevê-lo no endereço http://escolaidioma.edunet.sp.gov.br conforme manual anexado, até 15/04/2010.
Escola credenciada do Município de Itapecerica da Serra: WIZARD, localizada a Rua XV de novembro nº 160 - centro;
Escola credenciada do Município de Embu Guaçu: SKILL, localizada a Rua Independência, nº 155- centro
Agradeço a usual atenção e remeto um forte abraço.


Fonte de anexo: D.E Itapecarica da Serra.

2 de abr. de 2010

Inscrições para programa de aperfeiçoamento em idiomas são prorrogadas

Inscrições para programa de aperfeiçoamento em idiomas são prorrogadas até 15 de abril

Além do novo prazo, programa também receberá inscrições de alunos do segundo termo do EJA

As inscrições para o programa de aperfeiçoamento em idiomas foram prorrogadas até o dia 15 de abril. Com investimentos de R$ 296 milhões, o programa oferece 362.539 vagas para cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês em 586 escolas de idiomas particulares conveniadas. Além dos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, também poderão se inscrever estudantes do segundo termo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição deve ser feita na escola estadual onde aluno está matriculado.

"Esses cursos serão oferecidos como um adicional à carga horária regular do currículo. Portanto, não irão substituir o que já é dado em sala de aula, e sim proporcionar aprofundamento nos conteúdos", explica o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Do total de vagas oferecidas, 268.484 são para o curso de inglês, 55.225 para o curso de espanhol e 38.830 para o curso de francês.

Lançado este ano pelo governo, o programa tem como proposta ampliar o ensino gratuito de língua estrangeira aos alunos matriculados no 2º e no 3º ano do Ensino Médio residentes em cidades com mais de 50 mil habitantes. A partir de 2011, serão atendidos todos os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Médio, em todos os municípios do Estado.

As vagas oferecidas pelo programa são para atender a demanda que exceder a capacidade dos Centros de Estudos de Línguas (CELs). Nesse caso, os estudantes serão atendidos em escolas de idiomas particulares credenciadas. O custo mensal do Estado por aluno será de R$ 56,90. O investimento total para o projeto em 2010 é de R$ 296 milhões.

CELs

Atualmente, a secretaria mantém 96 Centros de Estudos de Línguas no Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 60 em cidades do interior. Em 2009, mais de 52 mil alunos estudaram nos CELs de todo o Estado, em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês. Em 2010 foi inserido na grade dos CELs também o curso de inglês.

fonte: secretaria da educação

1 de abr. de 2010

Prêmio Jovem Cientista

A equipe técnica de Ciências/Biologia divulga através deste comunicado o Prêmio Jovem Cientista, iniciativa da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), cujo tema na edição XXIV - 2010 é “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”.
O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.
É atribuído a cinco categorias: Graduados, estudantes do Ensino Superior, Estudantes do Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional, onde são concedidos Menção Honrosa, premiação em dinheiro, computadores e bolsas de estudos e pesquisa, conforme regulamento que podem ser obtidos no website: www.jovemcientista.cnpq.br .
A temática apresentada, “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro” é de grande relevância pela sua transversalidade curricular, e pode complementar os trabalhos dos professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ao longo do Ensino Médio, principalmente nas primeiras séries do Ensino Médio na disciplina de Biologia, onde os conteúdos referem-se à Ecologia.
No website, está disponível para download, o kit do professor, composto pelo Caderno do Professor (07 volumes), um Caderno de Roteiros de Trabalho e um Caderno de Fichas Técnicas de Atividades.
O caderno do professor apresenta uma série de textos relacionados à temática energética, propondo leitura de mapas, esquemas, gráfico, fotos. Cada texto apresenta uma indicação de atividades, ora presente no caderno de roteiro de trabalho, ora no caderno composto por fichas técnicas, além de indicações de sites para pesquisa complementar.
Consideramos que o kit pedagógico é um item complementar ao currículo das disciplinas presentes no Estado de São Paulo na rede pública estadual, bem como a participação deste aluno no Premio Jovem Cientista trará desenvolvimento de diversas habilidades, às quais estão presentes nas situações do processo ensino e aprendizagem. A participação neste desafio proporcionará o desenvolvimento da investigação e a criatividade em propor soluções sustentáveis de geração e uso de energia.
Contamos com a participação dos Educadores de nossa rede pública a executarem este desafio junto aos seus alunos, lembrando que a inscrição é até 30 de junho de 2010, às 18 horas.

Equipe Técnica Ciências / Biologia
SEE/ CENP
De acordo,
Valéria de Souza
Coordenadora

Fonte D.E Itapecerica da Serra