24 de set. de 2012

USP oferece mestrado em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade


Primeira turma inicia as aulas em 2013; vagas são destinadas a interessados com formação em nível superior
O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP acaba de lançar o curso de mestrado em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. A primeira turma inicia as aulas em 2013. As vagas são destinadas a interessados com formação em nível superior em áreas diversificadas.

Os interessados devem se inscrever para a prova de proficiência em inglês até o dia 31 de outubro no Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Para a prova de português, as inscrições vão até 7 de novembro. E as provas do processo seletivo acontecerão nos dias 9 e 10 de novembro, das 14h30 às 16h30.


Mais informações acesse o site

Do Portal do Governo do Estado

Escola de Formação recebe inscrições para quatro cursos para professores


Adesão deve ser feita pela internet. Cursos contam com aulas a distância e presenciais
A Secretaria da Educação está recebendo inscrições para quatro novos cursos oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores - Paulo Renato Costa Souza (EFAP). Os quatro módulos terão aulas a distância e, também, presenciais. O cadastro para todos eles pode ser feito online, na página da EFAP.

Com 1.020 vagas disponíveis, o curso M@tmídias 2 é destinado para professores de matemática do Ensino Médio, além de professores-coordenadores das escolas e dos núcleos pedagógicos com formação na disciplina. Os interessados nesta atualização terão até o dia 7 de outubro para se cadastrarem. No entanto, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Saiba mais.

Já o programa Prevenção Corpo de Bombeiros nas Escolas será formatado em dois cursos, oferecidos para duas turmas distintas: os gestores e os professores coordenadores que atuam nas escolas e diretorias de ensino da capital. As inscrições para o curso seguem até o dia 30 de setembro. Saiba mais.

Por fim, a EFAP também abre o período de pré-inscrição para o curso "A criança de seis anos no Ensino Fundamental": subsídios teóricos e práticos para a ação docente. Este módulo tem 1.260 vagas disponíveis, destinadas para os professores coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e para os docentes que atuam nas salas de aula do 1º e 2º ano desta etapa escolar. Os interessados devem efetuar cadastro até o dia 1º de outubro. Saiba mais.

Professores efetivos já podem se inscrever para atribuição de aulas e classes


Inscrição deve ser efetuada até 26 de outubro. Processo de atribuição está previsto para janeiro de 2013
Educadores efetivos da rede estadual de ensino paulista já podem se inscrever para atribuição de aulas ou classes do próximo ano letivo. A adesão deve ser feita até 26 de outubro pelo Portal da Educação.
- Faça aqui seu cadastro
O cadastramento para a atribuição, prevista para acontecer em janeiro de 2013, é destinado aos docentes concursados que lecionam em escolas de Ensinos Fundamental e Médio.
Curso a distância da EFAP atrai professores da rede estadual
Professores já podem se inscrever no curso de Mediação Escolar e Comunitária
Todas as informações sobre o processo podem ser consultadas na portaria de Atribuição de Aulas e Classes. Confira e não perca o prazo!
 - Veja aqui a portaria do processo de Atribuição de Aulas e Classes

10 de set. de 2012

Matrícula para o ensino fundamental

Processo vai até 28 de setembro em todas as unidades municipais e estaduais. Inscrições é para o ano letivo de 2013
Pais ou responsáveis por crianças com mais de sete anos já podem inscrevê-las no processo de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental. A ação começa nesta terça-feira (28) e termina dia 28/9.
Para realizar o procedimento, basta procurar uma unidade de ensino municipal ou estadual mais próxima de sua residência e informar o nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de endereço.
Começa matrícula antecipada para o Ensino Fundamental na capital

Lista de livros que farão parte do currículo do Ciclo I em 2013 já pode ser consultada
Destinada aos ingressantes do Ensino Fundamental e que não frequentaram a pré-escola municipal, além de crianças a partir de sete anos, jovens e adultos afastados e que pretendem estudar em escola pública, a ação assegura o atendimento efetivo em qualquer ano/série
A antecipação de matrícula também é válida para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que em 2012 não estão matriculadas na rede pública.
Os resultados serão divulgados no período de 19 a 30 de novembro na unidade em que o cadastramento foi efetuado.