31 de jan. de 2013

Centros de Línguas da região de Bauru e Itapecerica estão com matrículas abertas

 Podem se inscrever estudantes que frequentem o Ensino Fundamental ou Médio na rede estadual
Saiba Mais
Inglês, espanhol, francês e japonês. Os estudantes, do Ensino Fundamental ou Médio da rede estadual, interessados em aprender um desses idiomas devem procurar um dos quatro Centros de Estudos de Línguas (CEL) da região de Bauru. Em três das unidades o prazo para matrícula vai até quinta-feira (31).

Saiba mais aqui na fonte de anexo

Inscrições abertas para jovens e adultos que querem concluir o Ensino Fundamental

Encceja é destinado aos candidatos com 15 anos ou mais e que não concluíram seus estudos

Jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados devem se inscrever até 7 de fevereiro, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
- Acesse o site e faça sua inscrição

A prova, que garante o certificado do Ensino Fundamental, é destinada para candidatos que tenham 15 anos ou mais e não concluíram essa etapa da escolarização.
As provas do Encceja serão aplicadas no dia 14 de abril. O edital completo, publicado no Diário Oficial da União no dia 14/1, pode ser conferido aqui.

O Encceja constitui-se em uma avaliação para aferição de competências e saberes de jovens e adultos, inclusive às pessoas privadas de liberdade. No entanto, no caso dos candidatos reclusos, as informações sobre o exame serão divulgadas em outro edital, que deve ser publicado em breve.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

29 de jan. de 2013

Dilma assina acordo para criar bolsas de estudos na União Europeia

Reunida com representantes da União Europeia, a presidente Dilma Rousseff (PT) assina nesta quinta-feira (24) acordo de cooperação para criar cem bolsas de estudos no centro de pesquisa integrada do bloco europeu.
O acordo faz parte do programa Ciência Sem Fronteiras e vale apenas para alunos de doutorado e pós-doutorado. O acordo foi elaborado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
O centro de pesquisa da União Europeia tem oito unidades em cinco países diferentes (Itália, Bélgica, Espanha, Alemanha e Holanda). A prioridade são bolsas para áreas de prevenção de desastres naturais, mudanças climáticas, energia, segurança alimentar, bioeconomia, nanotecnologia e tecnologia da informação.
BEM-ESTAR ANIMAL
A presidente Dilma também assinou acordo para criar um grupo de trabalho com a Diretoria-geral de Saúde e Proteção do Consumidor da União Europeia. A ideia é criar cooperação técnica na área de bem-estar animal, em especial em relação ao gado, frango e suínos criados para abate.
Há uma preocupação cada vez maior nos países europeus em relação ao bem-estar dos animais criados para abate. A União Europeia tem tentado criar regras comerciais obrigando, por exemplo, produtores de carne a não manterem animais confinados o tempo todo e a interromperem o transporte para alimentar, dar água e banho aos animais.
As regras de bem-estar animal brasileiras não são tão rígidas quanto às da União Europeia que, em 2011, comprou o equivalente a US$ 820 milhões em frango e US$ 787 em carne bovina do Brasil. No caso da Europa, a carne brasileira é o sétimo item no ranking de exportações, perdendo para produtos como café, soja, fumo, suco de laranja e açúcar.
Dilma está reunida com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, no Palácio do Planalto. Eles chegaram na manhã desta quinta e se reúnem com diferentes ministro do governo brasileiro.


Fonte de anexo:   http://www1.folha.uol.com.br

28 de jan. de 2013


Os professores que estão ingressando na rede estadual em 2013 já podem consultar as novas listas parciais com os resultados da perícia médica. Nesta semana, foram publicadas no Diário Oficial do Estado as listas de número 10, 11 e 12. Cerca de 10 mil docentes ... Leia Mais

Escolas de Tempo Integral estão com inscrições aberta.

Estão abertas as inscrições para escolas de Tempo Integral da grande São Paulo e do interior. Como as aulas nas unidades que oferecem o novo modelo terão início em 18 de fevereiro, é preciso fazer a inscrição até o dia 15. O modelo de ensino oferece jornada am ... Leia Mais 

Fone de anexo:   http://www.educacao.sp.gov.br/noticias

Ordem de atribuição de aula






17 de jan. de 2013

Fatecs divulgam lista de convocados do Vestibular

Candidados devem fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino onde o candidato estudará
Saiu a lista de aprovados no Vestibular 2013 das Fatecs.
00:00 / 01:10
A primeira lista de convocados para a matrícula do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo já está disponível na internet. Os candidados devem fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino onde o candidato estudará, com os documentos necessários.

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Caso o aluno não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos, perderá o direito à vaga. Por isso, se vc vai ingressar em um dos cursos, anote as datas na sua agenda:

- 21 e 22 de janeiro: matrícula da 1ª lista dos convocados;
- 23 de janeiro: divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Fatecs;
- 24 de janeiro: matrícula para os candidatos da segunda lista

Mais informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site do vestibular da Fatec.

Do Portal do Governo do Estado

Projeto Guri vai abrir inscrições gratuitas para música em todo o Estado

Ao todo, serão oferecidas 47 mil vagas, sendo 34 mil no interior e no litoral
O Projeto Guri, da Secretaria de Cultura do Estado, está recebendo inscrições para cursos de música em todo o Estado. Estão disponíveis 47 mil vagas, sendo 13 mil para a capital e Grande São Paulo, e 34 mil em municípios do litoral ou do interior.

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Os cursos, destinados a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, oferecidos ensinam canto, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.

Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música. Basta estar matriculado no ensino regular, público ou privado. É preciso comparecer pessoalmente ao polo em que deseja estudar, acompanhado por um responsável legal, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula.

Na capital e na Grande São Paulo, as matrículas podem ser feitas de 21 de janeiro a 18 de fevereiro. No interior e no litoral, de 28 de janeiro a 15 de fevereiro.

SERVIÇO
Inscrições para cursos de música no Projeto Guri
Capital e Grande São Paulo
De 21 de janeiro a 18 de fevereiro
Telefone: (11) 3585-9888
Mais informações e endereços dos polos: www.gurisantamarcelina.org.br

Interior e litoral
De 28 de janeiro a 15 de fevereiro
Telefone: (11) 3874-3355
Mais informações e endereços dos polos: www.projetoguri.org.br

Do Portal do Governo do Estado
Prefeitura Municipal de São Paulo. Para quem não fez ou não passou na prova, acredito ser uma boa opção.

O Diário oficial de 15/01/2013 publicou, à página 40, o Comunicado nº 02, de 14 de janeiro de 2013, sobre o Cadastramento de candidatos a eventual contratação para a função de Professor de Ensino Fundamental II e Médio.
As inscrições estarão abertas no período de 16/01 a 23/01/2013 nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs e Escolas Municipais de Educação Bilíngüe para Surdos – EMEBs, inscrições de candidatos a eventual contratação pelo prazo máximo de 12 (doze) meses, para a função de Professor de Ensino Fundamental II e Médio, para regência de aulas nas disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física.
Se contratado, o Professor ficará submetido à Jornada Básica do Docente correspondente a 25 (vinte e cinco) horas-aula

15 de jan. de 2013

Divulgação de pericia médica dos professores ingressantes

A Secretaria da Educação divulgou, no Diário Oficial do Estado do último sábado (12), a quinta lista parcial com os resultados da perícia médica dos professores que ingressarão na rede estadual em 2013. Cerca de 10 mil docentes participaram de formação específica e começarão a lecionar nas salas de aula da rede em 2013.


É importante ressaltar que os candidatos devem consultar as decisões finais sobre o exame, inclusive retificações, que são divulgadas no Diário Oficial do Estado. Para consultar as publicações, o docente deve acessar a área “Executivo – Caderno 2”, buscar a seção “Gestão Pública”, em seguida procurar os tópicos “Unidade Central de Recursos Humanos” e “Departamento de Perícias Médicas”. O Diário Oficial do Estado pode ser visualizado aqui.
- Consulte aqui a quinta lista, publicada no DOE de 12/1
- Consulte aqui a quarta lista, publicada no DOE de 10/1
- Consulte aqui a terceira lista, publicada no DOE de 9/1
- Consulte aqui a segunda lista, publicada no DOE de 5/1
- Consulte aqui a primeira lista, publicada no DOE de 4/1

Os candidatos considerados aptos têm 30 dias, contando sequencialmente a data da publicação da nomeação no Diário Oficial, em 29 de dezembro de 2012, para tomar posse na unidade de ensino de sua escolha. Veja os procedimentos que você deve realizar para efetuar sua posse clicando aqui.


Vagas abertas para a função de Professor Coordenador em Mauá

Já os considerados “não aptos” poderão, a seu critério, protocolar junto ao Departamento de Perícias Médicas do Estado, o pedido de reconsideração no prazo de cinco dias, a contar da data da publicação do resultado da perícia médica. O modelo do requerimento encontra-se disponível no site do órgão.

Os candidatos que participaram da perícia e não constam nas listas já divulgadas, devem aguardar a publicação de mais resultados referentes aos exames.


Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

Atribuição de aula 2013 / tabele


Matrículas na rede estadual de ensino estão abertas. Saiba como efetuar o cadastro

Interessados em frequentar o ano letivo nas escolas estaduais de São Paulo podem se inscrever em uma das unidades de esino da rede estadual paulista.
Para fazer o cadastro, basta o responsável pelo estudante comparecer a uma escola pública e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.

Esse período de matrícula é destinado somente aos estudantes que estão fora da rede pública e que não se inscreveram durante a chamada escolar antecipada, realizada no segundo semestre do ano passado. Não precisam se cadastrar alunos que já estavam matriculados em escolas estaduais ou municipais em 2012. Nesse caso, a rematrícula na rede pública ocorre automaticamente.

Transferências                      
Entre os dias 8 e 29 deste mês, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço após a efetivação da inscrição para este ano deverão dirigir-se à escola mais próxima da nova residência, munidos de documento que comprove a mudança, para que seja feito o deslocamento da matrícula.

Após o início das aulas, no dia 1º de fevereiro, será aberto o processo de transferências, realizado ao longo de todo o ano. Para a transferência será dada prioridade aos alunos que comprovadamente mudaram de endereço, e para jovens que trabalham, no caso do Ensino Médio. Solicitações de transferência para escolas de preferência poderão ser atendidas caso haja disponibilidade de vaga.


Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/


13 de jan. de 2013

processo de atribuição de aulas 20013



COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Portaria CGRH 1, de 08-01-2013
Fixa datas e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos e estabelece cronograma e diretrizes para o processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2013, nos termos da Resolução SE 89, de 29-12-2011.
O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas, prazos e diretrizes para o desenvolvimento do processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2013, expede a presente Portaria.
Artigo 1º - Após a entrega de documentos e a atualização dos registros de que tratam os artigos 3º e 4º da Portaria CGRH 7, de 23-11-2012, dar-se-á a publicação da nova classificação dos docentes não efetivos e candidatos à contratação que estará disponível, em 21-01-2013, no endereço: http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet.
Parágrafo único – O docente que se encontra na condição de aluno, caso participe do processo de atribuição de classe/aulas deverá comprovar matrícula e frequência no respectivo curso no momento da atribuição.
Artigo 2º - A Diretoria de Ensino deverá adotar os procedimentos de inscrição e demais atualizações dos registros, até o dia 15-01-2013, ao docente ingressante que tomar posse do cargo até a citada data, sendo que a classificação estará disponível no endereço: http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet, em 21-01-2013.
I – Ao docente ingressante que tomar posse após 15-01-2013 a classificação para o processo de atribuição de classes/aulas deverá ser efetuada de forma manual.
II – O ingressante que tomar posse até 22-01-2013 poderá concorrer, no processo inicial, à atribuição de aulas a título de carga suplementar de trabalho docente, desde que se comprometa
a assumir o exercício no primeiro dia do ano letivo, 01-02-2013.
III – Ao docente ingressante que assumir o exercício do cargo após o início do ano letivo deverá ser observado o disposto no artigo 23 da Resolução SE 89, de 29-12-2011, que trata do atendimento à constituição de jornada de trabalho do titular de cargo no decorrer do ano.
IV – O docente de que trata o inciso anterior poderá concorrer a atribuição de carga suplementar no processo regular de atribuição de classes e aulas durante o ano.
Artigo 3º - A atribuição de classes/anos iniciais do Ensino Fundamental, aulas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e aulas das classes/salas de recurso e de Educação Especial (SAPE), na Etapa I, a docentes habilitados de que trata o § 1º do artigo 7º e o artigo 8º da Resolução SE 89, de 29-12-2011, obedecerá ao seguinte cronograma:
I - dia 23-01-2013 - MANHÃ - Fase 1- na Unidade Escolar, aos titulares de cargo, para constituição de jornada;
II – dia 23-01-2013 - TARDE - Fase 2 - Diretoria de Ensino, aos titulares de cargo, não atendidos, parcial ou integralmente em nível de Unidade Escolar, para:
a) Constituição de Jornada, na seguinte ordem:
a.1 - aos docentes não atendidos totalmente, na Fase 1;
a.2 - aos adidos em caráter obrigatório.
b) Composição de Jornada, na seguinte ordem:
b.1 - aos parcialmente atendidos na constituição;
b.2 - aos adidos, em caráter obrigatório.
III – dia 24-01-2013 - MANHÃ - Fase 1 - Unidade Escolar – aos titulares de cargo para:
a) Ampliação de Jornada;
b) Carga Suplementar de Trabalho Docente.
IV – dia 24-01-2013 – TARDE - Fase 2 - Diretoria de Ensino - aos titulares de cargo não atendidos na Unidade Escolar, para Carga Suplementar de Trabalho Docente.
V – dia 28-01-2013 – MANHÃ - Fase 2 - Diretoria de Ensino - aos titulares de cargo para designações nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 444/1985.
Artigo 4º - A atribuição de classes/anos iniciais do Ensino Fundamental, aulas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e aulas das classes/salas de recurso e de Educação Especial (SAPE), na Etapa I, a docentes e candidatos à contratação habilitados conforme trata o § 1º do artigo 7º e o artigo 8º da Resolução SE 89, de 29-12-2011, e será efetuada de acordo com o cronograma definido pela respectiva Diretoria de Ensino, com início em 28-01-2013, conforme sua especificidade, devendo ser amplamente divulgado e obedecendo à seguinte ordem:
I) Fase 1 – Unidade Escolar - de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, na seguinte conformidade:
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;
b) celetistas.
c) ocupantes de função-atividade, a que se refere o §2º do artigo 2º da Lei Complementar 1010/2007;
II) Fase 2 – Diretoria de Ensino - de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, na seguinte conformidade:
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;
b) celetistas.
c) ocupantes de função-atividade, a que se refere o § 2º do artigo 2º da Lei Complementar 1010/2007;
III) Fase 2 – Diretoria de Ensino – para atribuição da carga horária aos candidatos à contratação.
Artigo 5º - A atribuição de classes e aulas na Etapa II aos docentes de que tratam os incisos do artigo 7º e o § 1º do artigo 8º da Resolução SE 89, de 29-12-2011 (qualificados), se processará na seguinte conformidade:
I – 31-01-2013 – Unidade Escolar – MANHÃ- Fase 1 – aos docentes da unidade escolar na seguinte ordem:
a) Efetivos;
b) Declarados estáveis pela Constituição Federal de 1988;
c) Celetistas;
d) Abrangidos pelo § 2º do artigo 2º da LC. 1010/2007;
e) Candidatos à docência já atendidos na Etapa I, com aulas atribuídas na respectiva unidade escolar.
II - 31-01-2013 – Diretoria de Ensino – TARDE – Fase 2 – observada a sequência:
a) Os docentes de que trata o inciso anterior, não atendida totalmente nas unidades escolares, observada a mesma ordem;
b) Candidatos à contratação.
Artigo 6º - No caso de alguma das datas previstas nos incisos I a IV do artigo 3º desta resolução recair em feriado no município-sede da Diretoria de Ensino, o evento poderá ser adequado utilizando-se o dia 25-01-2013, desde que seja amplamente divulgado.
Artigo 7.º - A atribuição de classes e aulas de acordo com o cronograma definido conforme os artigos anteriores, envolvendo os docentes não efetivos e os candidatos à contratação, abrange apenas aos que alcançaram os índices mínimos fixados em legislação específica para a prova do processo seletivo simplificado ou os que foram dispensados de participação do referido processo conforme legislação vigente.
§ 1º – A atribuição aos docentes e candidatos que não alcançaram os índices fixados somente poderá ocorrer durante o ano letivo, para classes e aulas do ensino regular e depois de esgotadas todas as possibilidades de atribuição aos demais docentes e candidatos devidamente inscritos e/ou cadastrados.
§ 2º - Nos termos do artigo 21 da Resolução SE 89, de 29-12-2011, será aberto em todas as Diretorias de Ensino, nos dias 01 e 04-02-2013, o cadastramento de docentes e candidatos à contração.
§ 3º - A divulgação da classificação dos docentes mencionados no parágrafo anterior deverá ocorrer em 06-02-2013 e, a partir desta data, as Diretorias de Ensino poderão proceder à atribuição de classe/aulas.
Artigo 8º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

DOE de 09/01/2013 – Seção I, pag. 41

8 de jan. de 2013

Professores ingressantes podem consultar nova lista de resultados da perícia médica

Os professores que estão se preparando para ingressar na rede estadual em 2013 já podem consultar o novo resultado parcial da perícia médica. Cerca de 10 mil professores participaram de formação específica e começarão a lecionar nas salas de aula da rede em 2013.
O resultado da perícia médica para esses docentes será dividido em listas, divulgadas no Diário Oficial do Estado.
- Consulte aqui a segunda lista, publicada no DOE de 5/1
- Consulte aqui a primeira lista, publicada no DOE de 4/1
Os candidatos considerados aptos têm 30 dias, contando sequencialmente a data da publicação da nomeação no Diário Oficial, em 29 de dezembro de 2012, para tomar posse na unidade de ensino de sua escolha. Veja os procedimentos que você deve realizar para efetuar sua posse clicando aqui.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

5 de jan. de 2013

Servidores nascidos em janeiro devem se recadastrar até dia 31

Medida é válida para funcionários ativos, aposentados e pensionistas
Servidores estaduais nascidos em janeiro devem realizar o recadastramento até o dia 31 deste mês. O procedimento é feito no site da Secretaria de Gestão Pública ou por meio dos formulários disponíveis nas unidades de Recursos Humanos dos órgãos. Quem não se recadastrar pode ter o salário suspenso, só voltando a recebê-lo após a regularização da situação.

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A medida é válida para funcionários da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações ligadas ao Governo de São Paulo. Também vale para servidores militares afastados e licenciados.

Aposentados e pensionistas

Pensionistas e servidores civis e militares aposentados nascidos em janeiro também devem se recadastrar até dia 31. Neste caso, o procedimento é feito em qualquer agência do Banco do Brasil. Quem estiver impedido de se locomover por motivos de saúde pode ligar para o número 0800-7777738 sempre no mês anterior ao recadastramento e agendar uma visita em casa. É preciso ter atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção.

Do Portal do Governo do Estado

 Fonde de anexo: www.saopaulo.sp.gov.b

1 de jan. de 2013

Concurso nacional para seleção de professores terá primeira edição em 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira, 21, que a primeira edição da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será em 2013, provavelmente em setembro. A intenção do governo é aplicar uma prova única para selecionar professores para as redes de ensino de todo o País.
A partir dos resultados, os municípios e Estados que aderirem ao exame poderão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados que será criado com os resultados, sem a necessidade de organizar seus próprios concursos.
A ideia surgiu ainda em 2010. A primeira edição será voltada à seleção de professores para atuar nos primeiros anos do ensino fundamental. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, o pré-teste do exame já foi feito e o banco de itens que comporão a prova está pronto.
“Uma governadora de um Estado do Nordeste me disse que fez um concurso para selecionar 3,5 mil professores, mas, em algumas disciplinas, como física e matemática, nenhum foi selecionado. Nós vamos tentar ajudar esse quadro em rede nacional, com a prova de ingresso na carreira”, disse o ministro.
O MEC estima que os resultados serão aproveitados principalmente por municípios menores, que têm dificuldades técnicas e financeiras de realizar concursos públicos.
A matriz dos conteúdos que serão cobrados na avaliação foi publicada em março de 2011. De acordo com o documento, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.

Fonte de anexo:  http://www.estadao.com.br