25 de jun. de 2013

Educação reabre período de pré-inscrições para processo de PROMOÇÃO do magistério
Novo prazo começa em 27 de junho. Com a medida, professores da faixa 3 também poderão concorrer
O período de pré-inscrições para o processo de promoção do quadro do magistério será reaberto. A partir da próxima quinta-feira (27), os professores, diretores de escola, assistentes de diretor, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos, efetivos ou estáveis, terão nova oportunidade para se cadastrar aqui no Portal da Educação.

A Secretaria ainda alterou as regras da pré-inscrição, que agora também serão abertas para os servidores que atualmente estão enquadrados na faixa 3 da escala de vencimentos. Com a mudança, os professores com salários maiores terão a oportunidade de melhorar ainda mais a remuneração por meio da prova de mérito.
Vale destacar que o novo período de inscrições também contempla os educadores da faixa 1 que, por algum motivo, perderam o prazo anterior. Aqueles que já realizaram o cadastro no primeiro período não precisarão realizar o procedimento novamente, pois sua pré-inscrição permanece válida.

Requisitos

As provas do processo de promoção, previstas para os meses de agosto e setembro, são destinadas aos integrantes do quadro do magistério que tenham cumprido o intervalo mínimo de quatro anos no exercício do cargo ou da função, estejam classificados em uma mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e somem, no mínimo, 2.304 pontos de assiduidade.

Por meio do processo, previsto pelo Programa de Valorização pelo Mérito da Secretaria da Educação, já foram promovidos, desde 2010, mais de 87 mil servidores da rede.
Destaque na Pagina Inicial da SEE, 25 de junho de 2013.

17 de jun. de 2013

Centros de Línguas têm 23 mil vagas em cursos de idiomas para alunos da rede


Categoria Inscrições para aulas de italiano, espanhol, mandarim e outros podem ser feitas até 28 de junho
Saiba Mais
Que tal aprender um novo idioma, como o italiano, o alemão ou o francês? Os alunos de escolas estaduais interessados podem se inscrever para as mais de 23 mil vagas oferecidas para cursos gratuitos oferecidos nos Centros de Estudo de Línguas. O cadastro para as aulas pode ser feito até de 28 de junho.
Para se cadastrar, o estudante e um responsável, no caso de alunos menores de 18 anos, deve comparecer às unidades que oferecem os cursos, levando cópia do RG. É possível localizar o Centro de Línguas mais próximo por meio de um mapa, que pode ser conferido aqui.
Ao todo, estão abertas 18.693 vagas para o curso de espanhol; 1.125 para italiano; 1.516 para francês; 1.138 para japonês; 675 para alemão; e 100 para mandarim.
Os cursos começam no próximo semestre e são ministrados por professores diplomados. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o aluno recebe o certificado de conclusão.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

10 de jun. de 2013

Etecs divulgam locais de exame


Prova será no próximo domingo, dia 16 de junho
As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) divulgaram os locais do exame para o 2º semestre de 2013. A lista está disponível no site do Vestibulinho Etec. A prova vai acontecer no próximo domingo, 16, às 13h30, e terá quatro horas de duração. Os portões vão ser abertos às 12h30 e fechados às 13h30.


Nenhum aluno poderá entrar após o fechamento dos portões. Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, vale como documento de identidade em todo o País (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro dentro da validade.

O gabarito oficial da prova vai ser divulgado no dia 16 de junho, a partir das 18 horas, nos sites do Centro Paula Souza e do Vestibulinho Etec.

Mais informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800 772 2829 (demais localidades) e pelo site do Vestibulinho Etec.

Do Portal do Governo do Estado

Inscrições para jovens interessados em atuar no Escola da Família entram na reta final


Resta apenas uma semana de inscrições para os universitários interessados em atuar como educadores, desenvolvendo atividades, aos finais de semana, nas unidades que integram o programa Escola da Família. O cadastro para concorrer às 6,7 mil vagas do projeto Bo ... Leia Mais

Estudantes podem se inscrever no Parlamento Jovem até sexta-feira (14)


Atenção, alunos! O período de inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro entrou em sua reta final. Os jovens interessados em participar da iniciativa devem se cadastrar até a próxima sexta-feira (14). Podem entrar na disputa alunos entre 16 e ... Leia Mais

Estudantes podem se inscrever no Parlamento Jovem até sexta-feira (14)



Atenção, alunos! O período de inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro entrou em sua reta final. Os jovens interessados em participar da iniciativa devem se cadastrar até a próxima sexta-feira (14).
Podem entrar na disputa alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. O evento, que acontece entre 23 e 27 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os Estados.
O objetivo do programa é possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, por meio da participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os interessados devem elaborar um projeto de lei nas áreas de educação, cultura, esporte, turismo, agricultura e meio ambiente, economia, emprego e defesa do consumidor, saúde e segurança pública.
Após a elaboração do projeto, os alunos devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da Câmara dos Deputados. O jovem deverá anexar sua proposta ao cadastro juntamente com a cópia de seus documentos pessoais e da declaração de matrícula. O estudante deve entregar o material na escola onde estuda, para que seja encaminhado à Diretoria de Ensino. Cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno.
A Secretaria da Educação selecionará 44 projetos, que serão encaminhados à Brasília, onde passarão por mais um processo seletivo que resultará na escolha de 11 iniciativas. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana na capital do País, acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários para se tornar lei.

Fonte de anexo? Secretaria da educação

7 de jun. de 2013

Atenção, universitário! Estão abertas as inscrições para o Bolsa Universidade


As inscrições para o projeto Bolsa Universidade estão abertas. Os jovens universitários interessados em atuar como educadores, aos finais de semana, em escolas que fazem parte do programa Escola da Família podem se inscrever até dia 14 de junho.
Os interessados devem se candidatar por meio do site do Escola da Família. Depois de realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer, até o dia 18 de junho, à Diretoria de Ensino da região onde pretende atuar levando documentos como RG, CPF e título de eleitor. Confira aqui a lista completa de documentos e o regulamento do programa.
Os jovens selecionados para as 6.758 vagas disponíveis receberão bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria da Educação, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de R$ 310, e pela instituição de ensino, que completa o restante da mensalidade. As atividades dos novos bolsistas terão início dia 6 de julho.
Clique aqui para conhecer as faculdades conveniadas e a quantidade de vagas por Diretoria de Ensino
Em caso de dúvida, o universitário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelo Bolsa Universidade, pelo telefone 0800 777 0333 ou pelo e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

6 de jun. de 2013

Prazo para posse dos nomeados ao cargo de agente de organização é prorrogado


O prazo para a posse dos candidatos ao cargo de agente de organização escolar, nomeados no dia 7 de maio, foi prorrogado. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 29 de maio.
Normalmente, a posse dos nomeados acontece no prazo de 30 dias, contados da data da publicação da nomeação. Nesse caso, o prazo foi prorrogação por 30 dias, o que dá ao nomeado 60 dias para tomar posse, levando em conta a nomeação publicada no dia 7 de maio.
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 36.085 agentes de organização escolar. Somente neste ano, já foram nomeados outros 9.758 servidores para o cargo.
Entre suas atribuições, o agente deverá zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade de ensino em que atua, além de auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário, hoje, é de R$ 840,00.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

Já fez sua inscrição no curso Inglês Online? Prazo para o cadastro vai até 17 de junho



Conhecer um novo idioma abre portas para aqueles que desejam conhecer outras culturas, além de criar oportunidades no mundo profissional. Aprender uma língua em um curso a distancia é uma forma de aliar estudos e praticidade. Essa é a proposta do curso Inglês Online, que está com inscrições abertas até 17 de junho.
- Faça aqui a sua pré-inscrição
Podem concorrer às cerca de 30 mil vagas, oferecidas para o segundo semestre de 2013, os alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. As aulas a distância começam no dia 1º de agosto e vão até 3 de dezembro
- Confira aqui a quantidade de vagas por região
A lista dos candidatos selecionados para participar do curso poderá ser consultada a partir das 18h do dia 18 de junho, aqui no Portal da Secretaria da Educação. Os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre 20 e 25 de junho para efetuar a matrícula.
Os alunos são selecionados com base na frequência, melhor rendimento em Língua Portuguesa e série, sendo a prioridade dos alunos da 3ª série do Ensino Médio ou 3º termo da Educação de Jovens e Adultos. Em caso de empate, será considerada a maior avaliação final em Inglês. Em casos excepcionais, na reincidência de empate, o critério é a ordem da pré-inscrição.
Assim como no primeiro semestre de 2013, os alunos matriculados contarão com encontros presenciais com tutores que têm a missão de apoiá-los no desenvolvimento das atividades. Os encontros serão marcados previamente e acontecerão em escolas com mais de 50 alunos matriculados no Inglês Online. Caso a unidade escolar tenha menos de 50 estudantes, os alunos serão direcionados para a escola mais próxima com mais de 50 alunos.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

3 de jun. de 2013

Via Rápida Emprego abre inscrições para mais de 150 cursos gratuitos

 Interessados devem ter idade mínima de 16 anos e residirem no Estado de São Paulo

O programa Via Rápida Emprego abre inscrições para 100 mil vagas e mais de 150 opções de curso gratuitos de capacitação, presenciais e à distância. O interessado deve realizar o cadastro exclusivamente pelo site do programa, ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de São Paulo.


São 60 mil vagas oferecidas para modalidades presenciais nas áreas de comércio, indústria, construção civil, agricultura e prestação de serviços e outras 40 mil para cursos à distância, de inglês e espanhol. Veja detalhes das vagas.

Os selecionados receberão material didático, subsídio de transporte no valor de R$ 150,00 e auxilio alimentação de R$100,00. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210,00 durante o período da capacitação.

Mais informações no site do Via Rápida Emprego.